domingo, abril 17, 2011

ANCELMO GÓIS - Baixou a bola


Baixou a bola
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 17/04/11

Gente que acompanha a política externa está convencida de que, com Dilma lá, não só o Itamaraty faz menos algazarra. Também Marco Aurélio Garcia, mantido como assessor internacional da Presidência, parece mais diplomata. 

Rádio corredor 

O que se diz no mundo da malhação é que André Esteves, do BTG Pactual, pode comprar uma fatia de uns 30% da A!BodyTech, a rede de academias do empresário Alexandre Accioly. A conferir. 

Fogueira das vaidades 
Há quem ache que, além dos músicos demitidos, mais gente tem atuado contra o maestro Roberto Minczuk, da OSB. Um deles seria John Neschling, que foi diretor artístico da Sinfônica de São Paulo. Os dois já trabalharam juntos na orquestra paulista. 

Avanço das cotas
A luta por cotas para negros, que tem em frei David seu timoneiro, segue com vitórias, e não é só nas universidades. A Procuradoria Geral da República reservou 10% das vagas de estágio para afrodescendentes, a exemplo da Procuradoria estadual do Rio, que já havia fixado em 20% este percentual. 

Encrenca no STJ

A sede do STJ, projetada por Niemeyer, teve, sem autorização do arquiteto, o que é ilegal, a fachada alterada com a construção da Praça dos Anjos logo na entrada principal do edifício. A denúncia é da diretora da Fundação Oscar Niemeyer, Ana Lúcia Niemeyer.

Roberta ou Luís?
Cabral assina em maio decreto para permitir que o nome de guerra dos travestis seja aceito na administração pública. Para tirar carteira no Detran, Roberta Close, por exemplo, não precisaria usar seu nome de batismo, Luís Roberto Moreira.

Cinema sem imposto

O ministro Guido Mantega prometeu que o governo vai mandar uma nova medida provisória para desonerar de impostos federais a construção e a reforma de cinemas. A decisão baratearia os investimentos em uns 30%.

Clube do milhão

Num encontro de distribuidores e exibidores, em Campos do Jordão, SP, o povo do cinema apostou que o clube do milhão de espectadores terá, em breve, três novos sócios nacionais. A saber: “Cilada.com”, de José Alvarenga, longa baseado no que Bruno Mazzeo faz na TV; “O homem do futuro”, de Cláudio Torres, estrelado por Wagner Moura; e “Xingu”, de Cao Hamburger, sobre os irmãos Villas-Bôas. 

É grave a crise
A loja da bijuteria Francesca Romana em Paris passou a aceitar cheque pré-datado.

Picanha sem sushi
A rede de churrascarias Fogo de Chão desembarca no Rio, em junho, sem ter em seu cardápio comida japonesa e frutos do mar, como fazem os principais concorrentes da cidade. 
— Nosso negócio é carne de boa qualidade — diz Arri Coser, 48 anos, diretor da rede paulista que tem 16 filiais nos EUA. 

Picanha com cocada...

Ainda assim, a filial carioca da churrascaria, que ficará na sede do Botafogo, no Mourisco, admite, se for o caso, pequenas concessões:
— Na Bahia, incluímos cocada na sobremesa. Ah, bom!

Viva Marisa!
Discretamente, depois de seis anos, Marisa Monte está em estúdio, gravando um novo disco. Que bom. 

Cordas de aço 
Billy Blanco, o querido compositor de 87 anos, internado há cinco meses com um AVC no Hospital Pan-Americano, na Tijuca, no Rio, deixou o CTI e foi para quarto. Semana que vem, deve ter alta e voltar para casa. 

Nilo na OAB 

Há uma articulação para fazer de Nilo Batista candidato a presidente da OAB-RJ na eleição do ano que vem. 

Turma da bala
Uma pistola foi furtada de um estande da feira Armamento Laad Defense, a maior da América Latina, no Riocentro, no Rio.

ZONA FRANCA

 Terça, Oscar Niemeyer lança a edição no- 9 da revista “Nosso Caminho”, em Copacabana. 
 Dr. José de Gervais reinaugura centro cirúrgico na Santa Casa para tratar das seqüelas das vítimas de Realengo.
 Hoje, o psicanalista Antonio Quinet e a diretora Regina Miranda debatem o teatro do inconsciente, na Casa de Cultura Laura Alvim.
 O procurador Márcio Mothé foi homenageado na Câmara, em Brasília.
 O professor Fábio Miranda é o diretor do Hospital dos Servidores Federais.
 Luiz Eduardo, chef pâtissier do Windsor Barra, faz oficina de chocolates para crianças dia 24.
● Amanhã, Martinho da Vila vai falar sobre Noel Rosa na Academia Carioca de Letras.

Nenhum comentário: