quinta-feira, janeiro 06, 2011

MÍRIAM LEITÃO

O bom do abacaxi
MIRIAM LEITÃO
O GLOBO - 06/01/11


Como sabem apreciadores dessa fruta da América do Sul, o abacaxi é difícil de descascar. Vencida essa etapa, pode ser um grande prazer. O ministro Garibaldi Alves admitiu não ter currículo para cuidar da Previdência e ter sido avisado que lá tem problemas, um "abacaxi". Louve-se sua sinceridade. Outros, sem currículo, fingem de sabidos. Saber que não sabe é um bom primeiro passo.

Jornalistas perguntam a quem sabe. O ministro poderia seguir essa receita inicial simples. Lá no Bom Dia Brasil convidamos ontem um dos especialistas em previdência, Paulo Tafner. Ele vem estudando o tema há anos, e escreveu recentemente, com Fábio Giambiagi, um livro sobre esse dilema que o Brasil se recusa a encarar. Deu alguns dados interessantes.

A Previdência custa ao Brasil R$ 300 bilhões por ano. Tudo com nossos impostos. Isso é 12% do PIB. E aí, a primeira contradição. Como o Brasil é um país ainda jovem, não faz sentido gastar o mesmo percentual do PIB, ou até mais, que países que têm uma população mais velha. Outra constatação: vamos envelhecer. Isso é bom, já que estamos aumentando a expectativa de vida. Mas temos sido imprevidentes - desculpe o trocadilho óbvio - ao não fazer as reformas incontornáveis que temos pela frente. São todas espinhentas e por isso os políticos vão deixando para depois, sabotando as propostas que o governo envia, ouvindo mais os lobbies.

O ministro deveria olhar o longo prazo. Ministros da Previdência que não descascaram esse abacaxi há muitos na História. O que conseguir levar o país a provar o melhor do abacaxi pode enfeitar seu currículo: a fruta é meio flor, da família das bromélias.

Previdência não é apenas custo. Pode ser poupança, renda, garantia de um futuro de maior estabilidade, gás para investimento. Isso se ficar bem equacionada a questão fiscal e houver incentivo para que as pessoas se preparem para a maturidade.

Hoje, o Brasil é um dos poucos países do mundo sem idade mínima de aposentadoria. Uma insensatez. Países ricos estão elevando a idade mínima, e nós nos damos ao luxo de sequer estabelecer esse limite. Resultado: os brasileiros ainda se aposentam cedo demais. O pior é que o pobre demora mais a se aposentar porque não consegue provar tempo de contribuição. É um direito inversamente proporcional à renda.

O partido do ministro, PMDB, está rebelado e ameaça elevar o salário mínimo. Esse amor súbito aos aposentados eclodiu na briga por cargos em várias áreas. Cada ponto percentual a mais do salário mínimo significa meio ponto a mais no custo da Previdência. É por isso que o assunto não deveria ser forma de barganhar cargos. E por falar nisso: os cargos da Previdência não deveriam ser moeda de troca. Técnicos sem ambições políticas podem ter mais destreza - e objetividade - na tarefa de descascar o abacaxi.

Alguns supostos entendidos de previdência dirão que não existe déficit no sistema brasileiro. Isso é tão verdadeiro quanto dizer que a casca do abacaxi não espeta. Para chegar nesse resultado sem déficit, a proposta que fazem é que se retire da conta os que recebem aposentadoria rural, porque eles não recolheram. Ora, a aposentadoria dos trabalhadores do setor rural é obviamente parte sistema do previdenciário, tenham eles no passado contribuído ou não. Não há mágica: a Previdência tem déficit em torno de R$ 45 bilhões só no INSS.

O ministro também deveria conversar com o IBGE, nosso excelente instituto de estatística, para conferir os dados do novo censo. Eles surpreenderam porque a queda do número de filhos por mulher foi mais rápida do que o previsto. Menos de dois filhos, em média, o que nem repõe a população. Nisso, a nossa presidente é uma mulher à frente do seu tempo. Teve apenas a Paula. Pois bem, essa é uma tendência irreversível. Em breve, a população brasileira vai parar de crescer. Haverá menos jovens entrando no mercado de trabalho dentro de vinte anos. Junte-se a isso o fato de que os brasileiros viverão mais e está feita a confusão: menos gente pagando, mais gente recebendo por mais tempo. A conta não fecha, ministro. Pode conversar também com demógrafos da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Ence, do IBGE. Vá também ao Ipea, mas cuidado para falar com as pessoas certas. O instituto já não é o que foi.

Tafner, que é do Ipea, apesar de estar agora trabalhando na secretaria de Fazenda do Rio, tem dados sempre impressionantes. Seu novo estudo com Giambiagi - outro brasileiro devotado à espinhosa causa de descascar esse abacaxi - mostra que para que a conta da previdência fique estável, como proporção do PIB, o país terá de crescer em média 4,7% ao ano por 30 anos. Difícil, ministro. Nos últimos 20, mesmo contando o PIBão do ano passado, foi metade disso.

Uma lasca da casca pode ser tirada com facilidade. O governo Lula aprovou a reforma da previdência do setor público. E não regulamentou. Com isso, o país perdeu oito anos. Quando a reforma for regulamentada, pode ajudar a construir mecanismos de poupança de longo prazo.

Os casamentos intergeracionais - ou seja, pessoa mais velha casando com outra bem mais nova - têm se tornado mais frequentes. Não, não falo de certo casal conhecido. Falo em geral. Esses casos estão elevando custos previdenciários porque as pensões são pagas por mais tempo. Outros países já desenvolveram soluções para que a conta não acabe nos cofres públicos.

Como integrante de uma família longeva na política, o ministro da Previdência há de saber que só há uma forma de saborear o abacaxi: descascando-o. É isso, ou fingir que não há déficit, distribuir cargos e benefícios para amigos e aliados. Pode dar ganhos de curto prazo ao ministro. Para o país, será mais um passo na marcha da insensatez.

75 comentários:

heretiano henrique pereira disse...

A Previdencia Social é um órgão que precisa ser bem gerenciado, quanto ao custo que fala os empresários, esse fator é preço de venda de produtos, mercadorias e serviços. Portanto a Previdência o que se precisa é de gerenciamento. Quanto aos aposentados, devemos observar o princípio da mutação, sempre terá ingresso pessoas no mercado de trabalho

heretiano henrique pereira disse...

Taxa de Cambio - Esses encargos, podem ser resultados positivos ou negativos. Portanto, quando na elaboração do preço de venda, se leva em conta tal encargo, onde esses itens também são chamado de variações cambiais ativas e passivas

heretiano henrique pereira disse...

Custo Financeiro - Para os contribuintes, pessoa jurídica, não se trata de prejuizo, porque, quando na elaboração do preço de venda de produtos, mercadoras e serviços, este está incluso, sendo que logo em seguida, produzirá lucratividade para o empresariado.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Dos aposentados, atinge praticamente 13,00% (doze por cento),da população. Portanto, precisamos analisar com muita atenção suas aposentadorias, pessoas que contribuíram o tempo todo para manter a máquina dos governos. Queiram por gentileza aprofundar as análises de tudo que vem ocorrendo na Previdencia, principalmente o desvio de recursos etc.etc...

Heretiano Henrique Pereira disse...

Para entendimento da Sociedade - É de fundamental importância que a sociedade faça estudos sobre as entidades instaladas nas nações, onde estas estão embasadas nos seguintes tópicos: Ordens Primitivas; Medievais; Cosmopolita e fundamentalistas. Tudo isso, para que possamos entender melhor o desempenho da sociedade. Portanto, não deixa de ser matéria ligado a história nacional e internacional. Sem outro particular, sou,

Heretiano Henrique Pereira disse...

Congresso Nacional - Devemos urgentemente,providenciar estatística sobre religiosidade e organizações, inseridas nas duas casas. Portanto, baseado nesta informações, com certeza iremos apresentar nosso ponto de vista.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Homem-nação - Ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pessoa que se distingue pelo seu QI, onde este está sendo homenageado com Diploma de Graduação, pela Universidade de Coimbra-Portugal. Assim sendo deixamos os nossos parabéns. O nóbre merece de coração, até porque, é pessoa de origem do nordeste do Brasil.

Heretiano Henrique Pereira disse...

SELC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia, houve uma queda, porém este encargo dar-se o nome de custo financeiro, para as pessoas jurídicas. Entretanto, não houve nem siquer queda de preços de venda. Portanto, é de fundamental importância que as empresas de modo geral, façam suas ánalises desse custo em relação ao custo de produção, traduzido em taxa%

Heretiano Henrique Pereira disse...

Balanço de Pagamento - Sugerimos ao BC, que seja desmembrado a dívida interna, separando, estado e município, isso nos iria proporcionar melhores condições para fazermos determinadas análises.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Divida interna - Esta obrigação deveria ser desmembrada de forma regionalizada, além de proceder outros informes, como: PIB por segmento; população;arrecadação junto a UNIÃO; IDH e outros de interesse da sociedade

Heretiano Henrique Pereira disse...

Transferencias de recursos - O governo fedral, deveria informar para a sociedade, qual foi a transf. de recursos para os estados e municípios de forma regionalizado. Este informe, faria com que, pudessemos elaborar determinados cálculos.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Demonstrações Financeiras - estas podem apresentar dois aspectos, um sendo patrimonial, e outro econômico, o primeiro informa a posição financeira e patrimonial da entidade, o outro apenas, resultados, que envolvem receitas, custos e despesas, e que utiliza o regime, tanto de caixa, quanto de competência, e em função destas terminologias, é que muitas das vezes apresenta prejuízo, e mesmo apresentando tal situaçao, muitas das vezes ainda se paga imposto, pelo efeito fiscal aprsentado.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Inflação - BC reprime com aumento de encargo financeiro, ISOF, isso significa, mais aumento nos preços de venda de: produtos, mercadorias e serviços. Por outro lado, reduz o aumento do PIB e consumo, nosso ponto de vista, é que se existe caixa, há condição de compra e venda. Portanto, precisamos mudar essa filosofia econômica, que muitas das vezes atrapalha o desenpenho da economia.

Heretiano Henrique Pereira disse...

ISOF - Imposto sobre operações financeiras - A aplicabilidade deste encargo financeiro,significa aumento de preço de venda, traduzindo como ganho de capital para a classe empresarial. O BC poderia aplicar outro método para reprimir o consumo, como por exemplo: diminuir parcelas de compras a prazo, onde com certeza os preços ficariam em equilibrio.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Caro leitor, queira por gentileza ter acesso ao endereço: www.heretianopereira.blogspot.com
Com certeza, lhe ajudará a entender métodos de gerenciamento na área empresarial.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Petrobrás - Seria muito interessante que fosse analisado, durante os últimos (5)cinco anos, como se comportou o LOB-LOL e LL, desta empresa. É, nuito bom falar para a sociedade, onde em sua maioria não entendem de economia. Por tanto, acima de tudo, precisamos dar melhores esclarecimentos para nossa sociedade.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Senado Federal - O senador Mozarildo Cavalcanti no dia 03 do corrente, em seu pronunciamento, destacou o reflexo da corrupção no país, que atinge aproximadamente um valor, na ordem de 69 Bi. a cada exercício. Precisamos por o país nos trilhos da seriedade eco-financeira. Portanto, lamento profundamente a falta de eficiencia no gerenciamento do estado nação.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Portal da Transparência - Cabedelo se destaca no lançamento das contas píblicas do município, o evento aconteceu no dia 5/5. Consideredo um dia histórico a nível nacional. És o endereço:
www.cabedelo.pb.gov.br
Sem outro particular, sou,

Heretiano Henrique Pereira disse...

Ponto de vista - Parlamentar que não tem visão empresarial, está perdido no tempo e espaço, o que se observa é uma multidão de pessoas querendo gerenciar o estado nação, além do mais, ainda existem aqueles que dizem que de nada sabem, e é por isso que o nosso país está do jeito que está, de cima para baixo é realmente um desastre no gerenciamento.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Telhado de Vidro - Lembramos que se tivessemos acesso ao levantamento de contas patrimoniais de pessoas fisicas, nas duas casas do Congresso Nacional, junto aos parlamentares sobre o crescimento patrimonial, com certeza apresentaria um desastre em seus bens e direitos dos parlamentares, onde encontrariamos o funcionamento do Cx-2, em todos os segmentos. Portanto, não é bom jogar pedra no telhado dos outros.

Heretiano Henrique Pereira disse...

CX-2 - Seria muito interessante que o BC divulgasse qual a taxa de seus valores em circulação, em relação ao PIB e arrecadação. este cálculo deve ser acompanhado pelo referido órgão. Tudo isso, se traduz com o efeito da corrupção. Portanto, lamentamos profundamente a falta de mensuração desses resultados, que a sociedade deveria obter conhecimento.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Paradigma empresarial - As empreas que apresentam situações de indícios de fraudes, desvios de recursos etc., e que estas em seus quadros societários são parlamentares, não importa sua esfera, o órgão deveria automaticamente solicitar Parecer de auditoria, sobre suas operações, economico financeiras. Esta seria a peça fundamental para constatação de suas operações.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Atualmente o município de cabedelo-PB, conta com uma população na ordem de 57.770, sendo que seus eleitores está atingindo 32.025. Onde significa que compromete a população em 55,43% (cinquenta e cinco vírgula, quarenta e três por cento). Portanto, apresentou uma redução expressiva, tendo em vista a implantação de Biometria, ou seja voto eletrônico.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Audiência Pública em cabedelo para apreciação da LDO para o exercício de 2012, onde esta traduz metas para gastos e investimentos.Por outro lado, lamentamos a ausência da sociedade cívil, para tal entendimento, é isto que acontece praticamente em todo o território brasileiro, onde as pessoas não portam conhecimentos adequados para opinar sobre a matéria.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Balancete contábil- as empresas que registram seus fatos contábeis, se faz necessário que seja inserido ao lado da coluna que constam saldos atuais, um item Av. para que possamos atribuir condições de análises automaticas, quando na sua elaboração, isso facilita a emissão de relatórios comentados, atraves de indicadores, tanto nas contas patrimoniais quanto nas de resultados de ativo e passivo. Portanto, precisamos de eficiencia no gerenciamento de contas.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Constituíção federal/88- Deputados Federais, não levam a sério a carta Magna da nação, e atropelam o Direito constitucional, aprovando diretrizes sobre licitações públicas, esses sujeitos precisam analisar e respeitar tudo que está escrito, não queiram chamar toda sociedade de pessoas leigas do conhecimento. Portanto, deixo meu repúdio sobre essas decisões primárias.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Produção de grãos no Brasil - Os relatórios elaborados precisam serem mais dinâmicos, onde pelo menos, informar monetariamente o valor previsto e realizado da colheta, onde com isso, teremos uma idéia de valores, e não deixar somente traduzido em indicadores. Pense nisso !!

Heretiano Henrique Pereira disse...

Transferências de recursos, tanto do governo federal quanto estadual. Mensalmente a União transfere recursos monetários para 5.564 municípios, sendo que os estados procedem da mesma forma. Portanto, cada município conta com três receitas, que são: governo federal, governo estadual e governo municipal, traduzido como recursos próprios, para que seja feito as aplicações de interesse da sociedade,como: Investimentos Públicos e Gastos Públicos. Portanto, é necessário que a sociedade acompanhe essas aplicações.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Informe especial - Estamos disponibilizando parte de meu trabalho em arquivo PDF, onde acompanha vários temas, para seu entendimento. Eis o endereço: WWW. SCRIBD.COM
Portanto, faça uma boa leitura, adicionando outros conhecimentos. Sem outro particular,sou,

Heretiano Henrique Pereira disse...

Academia Brasileira de Letras - Nos impressiona, decisões tomada pelo colégio, que outorga comenda Machado de Assis, a jogador de futebol, que não porta intelectualidade a nível deste órgão, o que me parece, é que está havendo inversão de valores. Pense nisso!!!. Por outro lado, parabenizo,com destaque o jornalista do SBT.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Estatistica - Sócio econômico e financeiro de cada município brasileiro - Estamos na elaboração de mapeamento, a título de sugestão, para que a sociedade organizada, faça saber seu desempenho.Portanto, esperamos que na próxima semana possamos disponibilizar vários itens. Sem outro particular, sou,

Heretiano Henrique Pereira disse...

Informação Pública CF/88 - Está disponibilizado os orçamentos publico do município de Cabedelo, dos exercícios de 2010 e 2009, com suas respectivas análises de desempenhos. Por outro lado, observe que a realização de resultados do passivo, não alcançou os 100%, até porque previsão, sempre irá apresenta variações, tanto para cima quanto para baixo. Pense nisso!!!

Heretiano Henrique Pereira disse...

Trabalho de cidadania - Queiram por gentileza ter acesso ao endereço: heretianopereira.blogspot.com
Temos a satisfação de deixar vcs. bem informados diante desta sociedade. Sem outro particular, sou, fraternalmente,

Heretiano Henrique Pereira disse...

Demonstrações Financeiras - Lei 11.638/07, meu ponto vista, é que não se deveria excluir o regime de competência nos registros dos fatos, onde esta torna relevante apenas o regime de caixa,que mensura a entradas e saídas de recursos, e com isso abandona a real situação da empresa. Pense nisso!.Por outro lado, é bom dar uma olhada no C/C 10.406/02

Heretiano Henrique Pereira disse...

BCB, reduz taxa de juros (custo financeiro), precisamos observar qual o impacto nos custos diretos e indiretos, onde ficamos apreensivos sobre o preço de venda no mercado,esperamos que haja queda em sua comercialização.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Matéria publicada no blog., através de tópico sobre Propriedade Intelectual, onde este envolvem uma série de fatores,e se distinguem com reconhecimento,da ONU, tanto a nível nacional quanto internacional, além de está entrelaçado os Direitos Humanos.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Relatórios alaborados por contadores, estão aparecendo com nomencltura de auditor independente, portanto, estes devem apresentar registro junto a CVM,e BC, caso, contrário, se trata de fraude, e o CFC, deve ficar atento com esses pareceres. Pense nisso!!!

Heretiano Henrique Pereira disse...

Condominio - Os relatórios financeiros devem ser elaborados baseado nos regimes de caixa e competência, para que possamos avaliar a administração, por outro lado, lembramos que quando no planejamento, insira os seguintes itens: Investimentos; gastos gerais e reserva pretendida, expresso em valor monetário e depois transformar em indicadores.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Valor do preço do condominio - Para determinar esse encargo, aplique a matodologia do MARK-UP, que são fatores baseado em indicadores, porém poderá apresentar uma variação muito pequena, tanto, para cima, quanto para baixo. Assim sendo, teremos ótimos resultados na sua administração. Pensem nisso !!!

Heretiano Henrique Pereira disse...

Relatórios Financeiros - Quando na elaboração desta peça, não deixe de comentar todos os procedimentos de sua metodologia, para que haja boa transparência nos resultados. Seja de empresas ou entidades etc.

Heretiano Henrique Pereira disse...

ONGS - Estas entidades, mesmo tendo formação legal, e que porta registro na RFB, mesmo sendo isenta de tributação, é de fundamental importância que a RFB, fisclize suas operações, até porque, muitas das vezes existe até lavagem de recursos monetários, sem contar com as fraudes praticadas, e baseado em auditorias, lá com certeza encontrará uma série de documentos fiscais, que irá produzir contrapartida, para capitação de recursos em outras empresas. Assim sendo, esperamos que o governo seja mais vigilante, nessas operações. Além do mais, a entidade ficará na obrigação de apresentar demostrações financeiras.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Por que o denuncismo?, porque acreditamos que tudo funciona erradamente nos departamento de finanças, e ministérios, onde sempre algué, quer levar vantagem com o dinheiro público, o que observamos é que realmente falta responsabilidade com a sociedade como um todo. Pense nisso !!!

Heretiano Henrique Pereira disse...

ONGs - Lembramos aos nossos leitores, que essa terminologia, nasceu no ano de 1940, nos EUA, e aproventando a oportunidade, o pres. Getulio Dorneles Vargas, criou as instituições isentas de tributações, aqui no Brasil. Pense nisso !!!

Heretiano Henrique Pereira disse...

Contabilidade pública - Governo precisa criar mecanismo, para alto controle no remanejamento de verbas, junto o orçamento público. Por outro lado, ficamos na expectativa de tais procedimentos,porque mesmo o orçamento este de bom padrão, os prefeitos de modo geral, fazem o que querem, sempre alegando, necessidade de tais procedimentos. Pense nissso !!!

Heretiano Henrique Pereira disse...

Pensamentos coletivos inconsequentes - Tenha cuidado para não fazer parte de determinadas organizações que apresenam essas metodologias. Porque entendo que o que é certo não é errado.

Heretiano Henrique Pereira disse...

SCORECARD - Esta metodologia deve ser utilizada nas empresas privadas, onde converte valores em indicadores, e que sem sombra de dúvida possibilita elaboração de relatórios comentados, produzindo eficiencia para o desempenho operacional.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Macroeconomia - A Riqueza das Nações, do Prof. Dr. Adam Smith, este deixou um expressivo legado para o mundo economico financeiro, tanto a nivel nacional quanto internacional, e que sem sombra de dúvida perdura até os dias atuais. Portanto, não deixem de estudar suas Teorias.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Continente Africano - Vc. sabia que este concentra 80 ( oitenta por cento), de pedras preciosas produzida no mundo. Portanto, consideramos um verdadeiro monopolio do assunto em pauta. Assim sendo, não há cabimento do governo brasileiro, procurar ajudar com contribuíções a classe menos favorecida. Pense nisso !!!

Heretiano Henrique Pereira disse...

Mao de obra direta, está ligada diretamente ao Custo de Produção, construindo assim o estoque ( Bens e direitos), definido como investimento, e quando na sua comercialização, representa ganho de capital (lucro), com o seu retorno do investimento

Heretiano Henrique Pereira disse...

Sistema hospitar - Governo federal, através da RFB, sugerimos q baixar IN, para que os hospitais, de modo geral, implantem Custo por atividade (ABC), isso facilita maior desempenho nas suas analises de seus resultados, além de fornecer maior eficiencia em seus controles internos.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Rússia, país que parte incorpora o continente asiatico, foi uma nação que por várias décadas, sua arrecadação tributária era baseado na comercialização de bebidas, se distinguindo a VODKA.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Contabilidade - Método das partidas dobradas, este foi criado pelo frei Pacioly (italiano), e que de forma expressiva contribuiu para os registros dos fatos contábeis. e que perdura até os dias atuais. Portanto, para cada débito existirá um crédito e vice verso.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Extinção da Antiga correção monetaria legal - Lei n 9.249 de 26 de dezembro de 1995. Portanto, considerado período inflacionário.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Entidades x Seguradoras - Essas devem quando na contratação de apólice de seguro para cobertura de futuros sinistros, não contabilizar o pagamento que ficará distribuido para 12 meses. Portanto, deve-se levar em consideração o regime de competencia, caso contrario o fisco glosará do reflexo fiscal, caso seja utilizado o pagamento integral em custos ou despesas.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Conta de fornecedores sem liquidação, pago em cx. 2, queira por gentileza elaborar planilha o nome de cada fornecedor, com seus respectivos valores, e providencia sua baixa, logo em seguida oferecer a tributação, porque se trata de desvio de recursos. Assim sendo vc. regulariza seu passivo.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Provisão para Devedores Duvidosos- As duplicatas devem serem baixadas quando esgotado todos os meis de cobrança de forma legal. Veja o lançamento: debite Provisão e credite duplicatas a receber ou clientes.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Imobilizado - Quando vendido, deve ser dado baixa na empresa, utilizando o procedimento de apuração de resultado, para que seja observado se houve ganho de capital ou prejuízo. Não deixe de ajustar suas contas patrimoniais e resultados, para que possamos ter uma boa Demonstração Financeira. Pensem nisso.!!!

Heretiano Henrique Pereira disse...

Conciliação Patrimoniais - Quando na elaboração do levantamento do Balanço, não deixe de proceder suas conciliação, porque precisamos de exatidão de seus valores, tanto do ativo quanto do passivo.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Bancos conta corrente com saldo credor - Quando no levanamento de seu balancete, não deixe de transferir para obrigação, lançamento baseado no extrato de conta bancária, porque se trata de utilização de cheque especial ou outros procedimentos acatado pelo balnco.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Analise de Blanço - Um dos maiores instrumentos criado, para mensurar a capacidade de pagamento da entidade, sem essa metodologia, não se sabe se a empresa está em boa situação, lembrar que envolve contas patrimoniais de ativo e passivo. Quanto aos resultados, são outros cálculos, para observar Rédito positivo ou negativo, e outros itens de iteresse

Heretiano Henrique Pereira disse...

Inventário Teorico x Inventario Fisico - Quando no termino do exercício, esses dois itens devem bater, nos valores registrados, caso aconteça alguma variação queira por gentileza corrigir, reconhecendo o fato contábil, além do mais averiguar a questão. Por outro lado, seus registros devem ser considerado o valor do custo.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Leitura especial - Estimados leitores, cumprimentos ! queiram por gentileza acessar o endereço WWW.heretianopereira.blogspot.com
lá vc. vai encontrar muitas informações na área empresarial, onde com certeza irá lhe proporcionar grandes resultados, para sua aplicabilidade, principalmente quanto no levantamento de suas Demonstrações Financeiras. Boa leitura !!!

Heretiano Henrique Pereira disse...

Ponto de Equilibrio - Quando no levantamento de suas Demonstrações Financeiras, não deixem de calcular o resultados, onde este é demonstrado pela fórmula: Despesas Operacionais, sobre Vendas (-) Custos Variáveis, onde poderar ser em valores ou em indicadores, definindo assim o respectivo ponto de equilíbrio. esta metodologia, envolve apenas contas de resultados de ativo e passivo

Heretiano Henrique Pereira disse...

Entidades isentas, inclusive igrejas, estas devem apresentar suas Demonstrações Financeiras, junto a RFB, onde este órgão fará o acompnhamento da evolução patrimonial e fluxo financeiro das respectivas entidades. Pensem nisso !!!

Heretiano Henrique Pereira disse...

Encargo Social FGTS, governo deveria revisar a taxa, que por muito tempo nunca sofreu alteração. Por outro lado, lembramos que este item faz parte do preço de venda, atualmente é 8%(oito por cento), sugerimos que pelo menos determinasse 10 (dez por cento), sobre a respectiva folha bruta de pagamento

Heretiano Henrique Pereira disse...

Comércio - Qual o custo médio aritmetico, pago pelos empresários a nível nacional, depois se calcular de forma regionalizado, isso faz com que façamos outras analises, a nível de Demnstrações Financeiras.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Estoque para Revenda - As compras de mercadorias para suas comercializações, faz com que produza lucratividade e Retorno de Investimento, porém quando se trata de empresas de médio porte, o imposto da aquisição é expurgado, considerado nos estoques, apenas a mercadoria liquida para as operações.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Descontos em Folha de Pagamento - Todos esses itens geralmente serão contabilizados em contas patrimoniais do passivo. Portanto, não se trata nem de receita nem custo para o empresário.

Heretiano Henrique Pereira disse...

PREÇO DE CUSTO DE FUNCIONÁRIO - Não custa nada vc. calcular qual o custo de cada pessoa, de preferencia levar em consideração a parte analitica e por atividade. Assim teremos um panorama da mão de obra. Por outro lado, lembramos que faz parte do preço de venda e produtos e mercadoras

Heretiano Henrique Pereira disse...

RETORNO E INVESTIMENTO - Lembramos que existem dois cálculos a serem feitos, um sobre o ativo patrimonial total, e outro sobre o Patrimonio Liquido. De preferencia que seja feito ambos, para que seja observado seu desempenho.

Heretiano Henrique Pereira disse...

DOS RESULTADOS - Em hipotese alguma se deve avaliar empresas pelo desempenho de seus resultados, um dos fatores interessante é que se faça o cálculo para que seja observado quantas vezes houve giro do ativo, e não esquecer de observar suas liquidez.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Desemprego - Empresas reduzem mão de obra para obeterem maior lucratividade, e com isso quem paga a conta é a sociedade.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Industria famaceutica - Governo federal e estadual, devem analisar sua carga tributaria, e viabilizar sua redução, para que haja velocidade nos estoques e beneficio da sociedade como um todo. Portanto, é de fundamental importancia que seja feito ánalises com profundidade.

Heretiano Henrique Pereira disse...

Arrecadação de tributos sobre a industria famaceutica, analisar quanto representa % em relação ao total da arrecadação do país, incçisove p reséctovp`PIB

Heretiano Henrique Pereira disse...

RECEITA FINANCEIRA NAS EMPRESAS PRIVADAS - Não deixem de calcular, qual sua taxa em relação a comercialização das vendas, com certeza teremos valores relevantes em função das operações, lembrar que esta é aplicada quando na venda a prazo, ou liquidação fora de vencimento.