sábado, dezembro 04, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

De bom tamanho 
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 04/12/10

Apesar de o PMDB insistir no discurso de que sua participação no ministério de Dilma Rousseff ainda está em negociação, a cúpula da transição dá como encerradas as tratativas do pacote que caberá ao partido de Michel Temer - além de Agricultura e Minas e Energia, os peemedebistas terão o direito de indicar os titulares de Previdência e Turismo.
O QG dilmista também frisa que a "cota pessoal" do vice não ultrapassará a oferecida no passado a José Alencar. Este indicou um secretário de Assuntos Estratégicos, opção agora oferecida a Moreira Franco. Se não aceitar a SAE, o braço-direito de Temer irá no máximo para uma estatal, dizem dirigentes da transição.

Cubo mágico Dilma estuda deslocar para a SAE o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, hoje ligado à Secretaria de Relações Institucionais.

Leia-se Diferentemente do que circulou ontem entre os aliados, Dilma não arquivou a ideia de criar a Secretaria de Aeroportos, retirando a área do guarda-chuva da Defesa. A ideia, na verdade, é proteger a possível futura pasta da cobiça geral.

Todos os homens... A dupla Wagner Rossi e Moreira Franco, que Temer gostaria de emplacar no ministério, passou a manhã de ontem grudada no presidente do PMDB. Dos dois, até agora apenas o primeiro está garantido, para Agricultura.

...do vice Quem viu brincou: "É marcação cerrada, pra ver quem se segura".

Que tal? Até vaga no Parlasul foi posta como opção para atender o PMDB. Se Mendes Ribeiro (RS) não virar ministro, dando vaga a Eliseu Padilha (RS) na Câmara, o destino do gaúcho, amicíssimo de Temer, pode ser o Parlamento do Mercosul.

Vale tudo Está em curso no Congresso uma negociação que permitiria a candidatos não-eleitos integrar o Parlasul. Pela regra em vigor, apenas quem tem mandato pode ser indicado.

Tesoura 1 Além da Secretaria de Ensino Superior, Geraldo Alckmin decidiu extinguir a pasta das Relações Institucionais. Os conselhos do Idoso, Criança e Adolescente, Condição Feminina, Juventude e Comunidade Nordestina ficarão sob responsabilidade da Justiça e Cidadania. As coordenadorias irão para a Casa Civil.

Tesoura 2 Alckmin ainda não decidiu se rebaixará a Secretaria de Comunicação ao formato de coordenadoria, subordinada ao Gabinete ou à Casa Civil. Se for mantido o atual status, o favorito para a pasta é Andrea Matarazzo, hoje na Cultura.

Tente outra vez O governador eleito de SP continua empenhado em convencer Emanuel Fernandes a participar de sua administração. Inicialmente cotado para Transportes e Gestão Metropolitana, desta vez o deputado federal recebeu convite para o Planejamento.

E chega A indicação do vice eleito Guilherme Afif para a Secretaria de Desenvolvimento, que abriga a estrutura de ensino técnico, vitrine do governo, encerra a cota do DEM no primeiro escalão.

Trinca A despeito de ainda sondar outros nomes para as três pastas de mais visibilidade ainda indefinidas, Alckmin está inclinado a manter Mauro Ricardo (Fazenda), Paulo Renato Souza (Educação) e Antonio Ferreira Pinto (Segurança Pública).
Essas mulheres Em acordo que obedece ao rodízio entre as principais centrais sindicais, a CUT escalou a diretora da Apeoesp Zenaide Onório para comandar o Dieese no biênio 2011-12.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Nosso acordo não será apenas com o PMDB. Será com todos os partidos aliados do governo de Dilma Rousseff."DO DEPUTADO JOÃO PAULO CUNHA (PT-SP), comentando a participação das legendas governistas na futura divisão dos cargos da Mesa Diretora da Câmara a partir do início da próxima legislatura, em de fevereiro de 2011.

Contraponto

Não me comprometa


Ao anunciar, anteontem, mais três integrantes de seu secretariado, Geraldo Alckmin resumiu a missão de Guilherme Afif, indicado para a pasta de Desenvolvimento, com o bordão utilizado pelo hoje pelo vice-governador eleito na campanha presidencial de 1989:
-O desafio é grande, mas juntos chegaremos lá!
Um jornalista aproveitou a deixa:
-Isso já é um ensaio de seu lema para 2014?
O tucano desconversou:
-Uma coisa de cada vez...

Nenhum comentário: