terça-feira, setembro 29, 2009

TODA MÍDIA

Estado de sítio no "El País"

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 29/09/09


Na manchete do UOL à tarde e até o início da noite, "Governo golpista fecha rádio e TV". Também no francês "Le Monde" e outros, "Golpistas suspendem as liberdades públicas".
Já no G1, da Globo, "Zelaya foi irresponsável, diz americano na OEA". Foi também a manchete, depois, no "Jornal Nacional". E no hondurenho "El Heraldo", "EUA acusam Zelaya de agravar crise".

Mais um pouco e o UOL deu que o Congresso reage e "pede o fim do estado de sítio".

BARRICADA
Na home do "New York Times" e hoje em papel, "Honduras fecha dois órgãos de notícias", em reportagem da enviada Elisabeth Malkin. Abrindo o texto, "agentes policiais mascarados se empoleiraram nas janelas de uma estação de TV e soldados formaram uma barricada em torno do escritório de uma estação de rádio depois que o governo fechou ambas por tempo indefinido". O jornal americano voltou a descrever a derrubada de Zelaya como "o golpe de 28 de junho".

SERRA & SARNEY
Na manchete do Globo Online, à tarde, o governador de São Paulo, José Serra, diz que o governo "se meteu em trapalhada", aliás, "tremenda trapalhada", e "até o aliado José Sarney criticou".

TESTE PARA TODOS
Sob o título acima, a coluna de política externa do "Valor" descreveu como "diplomatas estrangeiros assustaram-se que, entre os críticos, algumas vozes chegam ao ponto de defender o golpe".

O FAVORITO
Abrindo o noticiário internacional do "NYT" de ontem (àcima), "Para o Brasil, candidatura olímpica é sobre seu papel global". O correspondente no Rio diz que, para os líderes do país, "vencer a disputa pelos Jogos seria momento de transformação para o Brasil, uma afirmação de sua importância global ascendente e uma injeção na autoestima dos cariocas, 85% dos quais apoiam a candidatura, segundo uma pesquisa recente do Comitê Olímpico Internacional".
O site da "Economist" anota que "para muitos o Brasil é o favorito" e, "se o Rio vencer as três cidades do mundo rico, Lula verá como um reconhecimento".

ANTICAMPANHA
De domingo até o fim da tarde de ontem, a home page de Matt Drudge destacou suposta censura à Fox de Chicago, que ouviu moradores que rejeitam os Jogos na cidade e, como na foto do site, preferem a escolha do Rio

POR OUTRO LADO
Jon Lee Anderson, sob o título "Gangland", terra de gangues, descreve na "New Yorker" o domínio do Rio pelo tráfico, que emprega "cem mil em estrutura que mimetiza o mundo corporativo" ou coisa pior. "O Estado é ausente, as gangues impõem o sistema de justiça." O site Globo Esporte postou que "a revista americana faz campanha negativa na semana" decisiva. Até o blog Radar falou em "guerrilha americana".

A MÍDIA DE OPINIÃO VENCEU
Após deixar passar um escândalo na organização liberal Acorn, noticiado pelo conservador Andrew Breibart e ecoado por Drudge, Rush Limbaugh e a Fox News, o "NYT" anuncia a nomeação de um "editor para monitorar a mídia de opinião". Em suma, "ficar ligado nas questões que dominam Fox News, radialistas" etc.

Nenhum comentário: