terça-feira, setembro 29, 2009

PAINEL DA FOLHA

No shopping

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 29/09/09


O périplo de Paulo Skaf em busca de um partido que lhe permita concorrer ao governo paulista deverá terminar nesta semana com seu ingresso no PR. O presidente da Fiesp ainda teve um encontro ontem com o presidente do PMDB, mas Michel Temer deixou claro que não poderia lhe garantir a candidatura, dada a oposição de Orestes Quércia à ideia.
Temer, que já enfrenta a resistência de Quércia ao projeto de fechar pré-aliança com Dilma Rousseff (PT), segura outra batata quente: o Planalto gostaria de ver no PMDB o prefeito de Campinas, Dr. Hélio (PDT), mas também a ele Quércia se opõe. Um potencial candidato ao governo afetaria seu plano de disputar o Senado com o apoio do consórcio DEM-PSDB.

Por exclusão - Antes de se fixar no PR, Skaf tentou, além do PMDB, PSB e PV.

Com quem será? - Em rota oposta à do primo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que negocia o noivado Dilma-Temer, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) foi cortejado pelos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) durante evento tucano no fim de semana em Natal. “Eu me sinto uma perfeita noiva!”, comentou, todo animado.

Guru - Fornecedor de pesquisas para candidatos ‘demos’ e tucanos, o cientista político Antonio Lavareda filiou-se ao PSDB. Duas opções estão em estudo: a) o partido indicá-lo para o Parlamento do Mercosul, a ser instalado em 2012; b) ser primeiro suplente do presidente da sigla, Sérgio Guerra (PE), que tentará se reeleger senador.

Memória - A mais recente aparição de Lavareda no noticiário se deu com a pesquisa usada pelo PV para impulsionar a candidatura presidencial de Marina Silva (AC).

Na tela - O ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que ganhou fama de incendiário na CPI dos Bingos, estreou programa na TV Cuiabá, afiliada da Rede TV. Seu primeiro convidado foi o presidenciável Ciro Gomes (PSB-CE). A produção diz já ter entrevistas gravadas com Marina e José Serra.

Contramão - A Procuradoria da República em Rondônia entrou com ação contra a pavimentação da BR-429, rodovia que liga o Brasil à Bolívia e tem recursos do PAC. Alega que a obra não cumpriu etapas do licenciamento ambiental e que favorecerá o acesso clandestino a garimpeiros e madeireiros.

Varal - De Lula, discursando ontem durante rápida passagem por Brasília: “Vou falar mais um pouco para esperar a roupa secar, porque amanhã eu já vou viajar outra vez”.

Pano rápido - Lula contraiu o rosto na cerimônia de posse de seu novo ministro, Alexandre Padilha, todas as vezes em que este citou os “momentos difíceis” do governo. Depois, deu uma bronca meio brincando, meio a sério, por Padilha não ter citado Dilma Rousseff no discurso.

Citações - Em seu longo discurso, Padilha fez um elogio a Antonio Palocci, mas não citou José Dirceu, a quem é muito ligado na lógica das correntes internas do PT.

Missão - Se havia dúvida sobre a intenção de Lula ao nomear alguém da cozinha do governo para o TCU, o presidente foi explícito ao dizer a José Múcio que é preciso fazer “as coisas andarem lá”.

Resgate - A comissão governamental que busca ossadas de integrantes da guerrilha do Araguaia espera encontrar, no domingo, os restos mortais de Osvaldo Orlando Costa, o Osvaldão, um dos principais líderes do foco criado no sul do Pará para combater a ditadura. A dica partiu de um ex-guerrilheiro que diz ter enterrado o colega. Os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) chegam à região na sexta.

Tiroteio

No Brasil, critica-se Chávez quando ele veta algum meio de comunicação. Agora os golpistas de Honduras fecham rádio e televisão, e o que se vê por aqui é um completo silêncio.

Do deputado DOUTOR ROSINHA (PT-PR), sobre o fechamento da rádio Globo de Tegucigalpa.

Contraponto

Seca ou a vapor?

Em seu discurso de posse ontem como ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha brincou com o colega Paulo Bernardo, presente na plateia:
- Vejo muita gente com o celular. Você que é o ministro do Twitter, acho que eles estão ‘tuitando’...
De fato, o próprio Paulo Bernardo registrou em seu microblog, ao sair do calor do auditório:
- De volta ao Ministério do Planejamento. A posse do Padilha valeu por uma sauna!
O presidente do PT, Ricardo Berzoini, que também prestigiara o evento, emendou em seu Twitter:
- Você gostou porque a sauna foi grátis, não entrou no Orçamento Geral da União...

Nenhum comentário: