quarta-feira, agosto 19, 2009

PANORAMA POLÍTICO

O candidato

Ilimar Franco
O Globo - 19/08/2009

Vários partidos estão procurando o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, mas sua preferência é pela filiação ao PMDB. Seus planos não incluem concorrer a um cargo parlamentar. Ele quer o Executivo e tem pesquisa na qual 48% dos entrevistados responderam que poderiam votar nele para governador de São Paulo. Skaf acredita que pode constituir uma terceira via na eleição paulista e pretende anunciar sua filiação até o fim deste mês.

Crise do Senado: a ressaca

A oposição esperava mais do depoimento da ex-secretária da Receita Lina Vieira. Ela reafirmou o que dissera, mas não apresentou provas nem maiores detalhes. Os governistas não gostaram da agressividade do líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), e da senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Como Lina havia recuado de sua afirmação inicial, sobre o suposto pedido para encerrar uma investigação contra o empresário Fernando Sarney, não era necessário tentar tripudiar.

Mas a sessão da Comissão de Constituição e Justiça serviu para a oposição colocar um tijolinho na imagem que está tentando moldar para a ministra: a de mentirosa.

Nós estamos destruindo a imagem do presidente José Sarney, e nós estamos nos destruindo também.

Estamos nos afundando progressivamente” — Sérgio Guerra, senador e presidente do PSDB (PE)

ECONOMIA CARIMBADA. O ministro Fernando Haddad (Educação) vai receber um presente hoje da Câmara dos Deputados. Num ato no gabinete do presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), receberá uma doação de R$ 80 milhões para serem investidos em educação básica. Esse foi o montante economizado até agora com as medidas de racionalização de gastos adotadas no início do ano pela gestão de Temer.

Saturação

Desencantado com o Conselho de Ética, o líder do DEM, José Agripino (RN), defende: “Denúncias ou acusações contra parlamentares não podem continuar sendo apreciadas por parlamentares; têm que ser apreciadas pela Justiça”.

Abreu e Lima

A próxima etapa da CPI da Petrobras é investigar os indícios de superfaturamento das obras da refinaria Abreu e Lima (PE). O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), vai ouvir na semana que vem técnicos da refinaria e do TCU.

O PV conversa com o PSC

Na investida para aumentar seu tempo de TV, o PV está conversando com o PSC. O primeiro tem dois minutos e o segundo, um minuto e meio. Quem está conduzindo as negociações é o deputado Edson Duarte (PV-BA). O vicepresidente do partido, vereador Alfredo Sirkis (RJ), reage ao deputado Chico Alencar (PSOL-RJ): “Ao difamar o PV, Chico se rebaixa, pois o PSOL coligou-se conosco em Porto Alegre. Então tudo não passou de uma mera locação?”

As tropas do Congresso

Ontem no Senado, Flecha Lima (PSDB-PA) criou as Fard (Forças Armadas da Dilma).

Aloizio Mercadante (PT-SP) inventou o GAS (Grupo de Assalto do Serra). Almeida Lima (PMDB-SE), dizendo-se da tropa de choque do governo, acusou a oposição de ser “trombadinha do poder”. À tarde, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) marchou para a CPI da Petrobras, onde estava depondo o presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima.

Mas negou ser da tropa de choque do partido. Aldo respondeu: “Sou tropa de elite”.

O LÍDER do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN) , conversa com o presidente Lula sobre 2010 na quintafeira.

Eles viajam juntos para o Rio Grande do Norte.

ENQUANTO Marina Silva (PT-AC) está de mudança para o PV, o presidente Lula passará pelo Acre a caminho da Bolívia, na sexta-feira. Quer agradar ao governador Binho Marques e ao senador Tião Viana (PT-AC).

SOBRE O DEPOIMENTO da ex-secretária da Receita Lina Vieira no Senado, fala o presidente do PTB, Roberto Jefferson: “Sem nenhuma prova (...) A exleoa até agora não rugiu, e não acredito que o faça”.

Nenhum comentário: