quarta-feira, agosto 19, 2009

BRASÍLIA - DF

Acordo fechado


Correio Braziliense - 19/08/2009


O presidente Luiz Lula da Silva bateu o martelo em relação à polêmica compra de 41 helicópteros de transporte para o Exército e quatro submarinos Scorpène, de tecnologia francesa. Os veículos serão fabricados no Brasil, respectivamente, pela Helibras e um estaleiro a ser construído pela Odebrecht, com uma nova base naval na baía de Mangaratiba (RJ). O pacote prevê a construção de um submarino nuclear pela Marinha, com tecnologia de propulsão nacional e os demais equipamentos franceses. O acordo militar do Brasil com a França será assinado no próximo 7 de setembro, por Lula e pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou a compra ontem, durante gravação de entrevista para a TV Brasil, que vai ao ar hoje, às 22h. A compra de 36 caças Rafale, que o governo francês queria incluir no pacote, está fora do acordo. Segundo Jobim, o governo ainda analisa a oferta francesa, ao lado das propostas dos caças norte-americanos F/A18 e dos suecos Gripen. “A melhor opção será em função da transferência de tecnologia. Queremos construir os aviões no Brasil”, garante Jobim.

Escorregões// Petistas começam a questionar a falta de um estado-maior para a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que começa a escorregar em cascas de bananas. Como o presidente Lula centraliza todas as decisões, a ministra comete erros típicos de quem nunca disputou eleições.

Mudança

Na sexta-feira, em reunião com os comandantes militares, Lula baterá o martelo em relação à proposta de reestruturação das Forças Armadas. Segundo Jobim, haverá alteração na estrutura militar de guerra que, segundo ele, está intocada desde 1980; na organização, no preparo e no emprego das Forças; na estrutura do Ministério da Defesa; e na articulação e equipamento das Forças Armadas. Há divergências entre Jobim e os comandantes das Forças quanto ao status de seu chefe de estado-maior, que hoje tem papel secundário, e o papel da Comissão de Compras do Ministério da Defesa a ser criada.

Carangos

A venda de carros caiu 11,82% na primeira quinzena de agosto, o que mostra as dificuldades de recuperação da indústria, mesmo com a isenção de IPI. Foram emplacados 116.262 automóveis.

Precursora

O governador Sérgio Cabral (PMDB) foi mesmo vaiado ontem, em Nova Iguaçu (RJ), como temia, durante a cerimônia de inauguração das obras do PAC, para constrangimento do presidente Lula. O prefeito Lindberg Farias (PT), responsabilizado pelo incidente, também levou uma vaia dos correligionários de Cabral. Quem se divertiu foi Anthony Garotinho (PR), que não estava no palanque, mas armou a arapuca. A aliança entre o PMDB e o PT no Rio de Janeiro está em frangalhos.

Fita/ O DEM ameaçou jogar o regimento sobre o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), caso ele encaminhasse o pedido de acesso às fitas do circuito de segurança do Palácio do Planalto, tarefa cumprida ontem. O líder Ronaldo Caiado (DEM-GO) quer obter provas do suposto encontro entre a ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.


Cabresto/ Na contramão da garantia dada pelo presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (SP), diretórios estaduais do partido têm ameaçado quadros infiéis com a perda do mandato caso deixem a legenda. O recado foi dado ao senador Mão Santa (PMDB-PI) e a outros quatro deputados que tentam negociar a saída pacífica da atual legenda.

Barraco/ Durante o lançamento da carteira de identidade digital, no Instituto de Identificação da DPE, o deputado federal Laerte Bessa (PMDB-DF), muito nervoso, quebrou o protocolo e criticou o Correio por publicar reportagem que o deixou contrariado. Levou um puxão de orelhas do cerimonial do governador José Roberto Arruda (DEM), que ficou constrangido e lamentou a atitude do ex-chefe da Polícia Civil do GDF.

Retorno/ Petistas da Construindo uma Nova Brasília, ala vinculada à corrente nacional Construindo um Novo Brasil (CNB), lançaram o ex-presidente da legenda Wilmar Lacerda para disputar o controle do diretório regional do PT, em novembro. O deputado distrital Cabo Patrício é o fiador da candidatura, que tem outros três pretendentes inscritos.

Pessoal!



Com forte sotaque nordestino, começavam assim os discursos de Vladimir Palmeira (foto), que liderou as manifestações estudantis de 1968 no Rio de Janeiro — como a famosa Passeata dos 100 Mil —, ao lado do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, e do vice-prefeito do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz. Vladimir é protagonista de documentário dirigido por Roberto Stefanelli, que a TV Câmara lança hoje, às 20h, no seu auditório. Será exibido nos dias 22 (sábado), às 21h, e 23 (domingo), às 8h, 13h30 e 20h.





Palanque



A cúpula dos partidos de oposição — PSDB, DEM e PPS — aumenta a pressão para que o senador Jarbas Vasconcelos (foto), do PMDB, se candidate ao governo de Pernambuco. Se o ex-governador ficar fora da disputa, teme um desastre eleitoral sem precedentes, que pode inviabilizar a reeleição dos senadores Sérgio Guerra (PSDB) e Marco Maciel (DEM) e ainda reduzir pela metade a bancada de oposição na Câmara. Candidato à reeleição, o governador Eduardo Campos (PSB) costura uma coligação com o ex-prefeito de Recife João Paulo (PT) e o deputado Armando Monteiro (PTB), presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Um comentário:

Eloísa disse...

Algumas pessoas não perdem tempo em alfinetar.
Vamos apoiar mais o nosso Estado e aplaudir as coisas boas feitas por Cabral. Afinal, ele está no governo pq o povo assim o quis.