quarta-feira, agosto 19, 2009

PAINEL DA FOLHA

Vento em popa

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/08/09

A Holdenn, cujo proprietário, Rogério Frota de Araújo, bancou apartamentos para a família Sarney em SP, tem como parceira em negócios no setor elétrico a Servtec, que também orbita em torno do grupo político do presidente do Senado. Em 2007, a Servtec se desdobrou na Bons Ventos S.A. Recebeu recursos do Proinfa (Eletrobras) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para erguer usinas de energia eólica em Aracati (CE), cidade natal de Frota.
O presidente da Servtec, Lauro Fiuza Jr., comanda a Associação Brasileira de Energia Eólica. A entidade tem como consultor Silas Rondeau, que perdeu o Ministério das Minas e Energia na Operação Navalha e, como o filho de Sarney, está enrolado na Boi Barrica.

Tranca - A Polícia Legislativa, que tem sido chamada a debelar sucessivos protestos ‘Fora Sarney’, está autorizada, desde sexta-feira passada, a algemar manifestantes.

Todo cuidado... - Presente ao depoimento de ontem, o marido de Lina Vieira explicou a um senador que a ex-secretária da Receita queria evitar qualquer afirmação que permitisse aos governistas acusá-la de prevaricação: ‘Vamos pelas reticências’, disse.

...é pouco - Sobre o fato de Lina não ter revelado a data da reunião que afirma ter mantido com Dilma Rousseff, ele disse: ‘Ela não tem certeza. Não quer se confundir’.

Vespeiro - Sarney assinou circular anteontem, véspera da apresentação da proposta da FGV para reforma administrativa do Senado, na qual promete que ‘cada categoria’ dos funcionários será ouvida na elaboração do novo plano de cargos e salários.

Choque - O litígio entre Renan Calheiros e Aloizio Mercadante se reproduziu no depoimento. O líder do PMDB ficou irritado com a linha de questionamento do petista a Lina, a seu ver ineficiente.

YouTube - Renan tentou aplicar uma vacina contra a principal arma a que a oposição tenta recorrer: disse que, se Lina foi várias vezes ao Planalto, o eventual aparecimento de imagens da ex-secretária ‘não prova nada’.

Manada - Depois de comandar a ofensiva contra Lina na CCJ, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), retirou-se, mas não sem antes orientar um assessor: ‘Vigie a base e não deixe ninguém sair, senão alguém aprova acareação aqui’.

Demarcação - Lula irá ao Acre na sexta visitar projeto habitacional de Binho Marques (PT). Marina Silva, que está para anunciar o ingresso no PV, declinou de convite feito pelo governador para estar no palanque do presidente. Alegou compromisso previamente assumido no Pará.

Encolheu - Ao deixar a sede da Fazenda, Guido Mantega afirmou que o país fechará o ano gerando 700 mil novos empregos com carteira. Cinco minutos e poucos quilômetros depois, em evento pelos 30 anos da ANJ, prometeu ‘de 500 a 600 mil’.

Tratamento - Projeto de Rui Falcão, líder do PT na Assembleia paulista, dispensa o uso do adjetivo ‘nobre’ antes de ‘deputada ou deputado’. Também propõe descartar o ‘excelência’. ‘Não é a obrigatoriedade de seu uso que vai garantir a urbanidade entre os membros do Legislativo.’ O Senado que o diga.

Tiroteio

Isso não tem pé nem cabeça. A documentação relativa ao mestrado obtido pelo Serra na Universidade do Chile e ao doutorado em Cornell está na Unicamp para quem quiser ver. E Mercadante sabe disso porque foi nosso aluno.
Do economista LUIZ GONZAGA BELLUZZO, que considera um ‘desatino’ a acusação, feita ontem pelo senador petista, de que o governador tucano teria fraudado seu currículo acadêmico.

Contraponto

Perna curta

Na primeira eleição 100% eletrônica na Bahia, em 2002, o PSDB montou um QG para acompanhar a apuração. Computadas as primeiras urnas, o deputado estadual Marcelo Nilo começou a ficar preocupado.
- Acho que meu número deu pau...
Para tirar a prova, certificou-se com um correligionário, Edmar Chaves, que havia lhe prometido apoio, se aquela era a sua seção eleitoral. Como não obteve teve nenhum voto ali, começou a vociferar contra a urna eletrônica.
- Marcelo, a urna não falha.._ atalhou Jutahy Júnior.
Diante da perplexidade do amigo, Jutahy abriu o jogo:
- Quem falhou foi Edmar. Como eu sabia que você estava eleito, pedi a ele para votar em outro...

Nenhum comentário: