terça-feira, agosto 18, 2009

BRASÍLIA - DF

A volta de Palocci


Correio Braziliense - 18/08/2009




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conta os dias para o julgamento do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci Filho pelo Supremo Tribunal Federal (STF), previsto para 26 de agosto, no caso da quebra do sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa. Caso seja absolvido, como é a expectativa do advogado de defesa, José Roberto Batochio, Lula pretende convocar o petista para o ocupar o lugar do ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB), que deve ser indicado para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).

***
Palocci manteve intacto o prestígio com o presidente Lula, mas nem por isso tem o seu apoio para ser candidato ao governo de São Paulo, como gostaria e já revelou aos aliados. A resistência ao seu nome na máquina partidária é grande. Lula prefere Palocci no Palácio do Planalto por dois motivos: primeiro, com amplo trânsito na Câmara, facilitaria a vida do atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, que coleciona derrotas no Congresso; segundo, seria um grande articulador da candidatura da ministra Dilma Rousseff perante o mundo empresarial, sobretudo o paulista. Ou seja, quer Palocci ao seu lado até o fim do governo.

Troca


O governador Jaques Wagner confirmou ontem a indicação do engenheiro James Correia, ligado ao PT, para a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração; e do deputado federal João Leão (PP) para a Secretaria de Infraestrutura. O nome do novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação ainda não foi definido, mas deve ser indicado pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT). Três secretários ligados ao PMDB deixaram o governo após o rompimento entre o governador petista e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Contrabando// Relator da MP 462, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) tenta ressuscitar seis propostas que já foram vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no bojo de medidas provisórias anteriores. Entre elas, isenção de PIS/PASEP e da Cofins para fabricantes de biodiesel e revisão da dívida previdenciária dos municípios.

Combinado



O ex-governador Germano Rigotto (foto), do PMDB, avisa que pretende definir sua candidatura ao governo do Rio Grande do Sul até dezembro, independentemente dos rumos da crise no governo da tucana Yeda Crusius. O peemedebista avalia que não haverá aliança do PMDB com o PT na disputa pelo governo estadual e garante que entrará em acordo com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, para que um apoie o outro quando o PMDB escolher seu candidato. “Será aquele que estiver em melhores condições para a disputa.”

Pilatos


O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), pretende manter os senadores petistas Delcídio Amaral (MS) e Ideli Salvatti (SC) como suplentes do Conselho de Ética, sem nomear os titulares. Alinhados com o presidente Lula, juntamente com o senador João Pedro (PT-AM), votarão pelo arquivamento dos processos contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), apesar de a maioria da bancada defender o afastamento do cacique maranhense.

Rebelde



O governador Sérgio Cabral (PMDB) teme levar uma vaia, hoje, na inauguração das obras do PAC no bairro do Cabuçu, em Nova Iguaçu, cidade administrada pelo petista Lindberg Farias (foto). Os dois estarão no mesmo palanque, ao lado do presidente Lula, mas vivem momentos de tensão. Cabral é candidato à reeleição, mas o ex-presidente da UNE se lançou ao Palácio Guanabara. Porém, quem promete estragar a festa é a turma do ex-governador Anthony Garotinho (PR), desafeto de Lula e do governador fluminense.

Pimenta/ Depende do Ministério do Exército a liberação da venda de spray de pimenta para uso da população civil como arma de autodefesa. O produto já é fabricado no Brasil pela Condor Tecnologias e será lançado na ExpoBrasília, de 25 a 27 de agosto. Nos Estados e Unidos e na França, sprays de pimenta são vendidos em farmácias. As mulheres são as principais compradoras.

Pressão/ Relator do PL do Cade, que discute os limites da atuação das agências reguladoras, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) pressiona a Anatel para avaliar o plano de estabilidade que a Telefonica elaborou e executou após a suspensão das vendas do Speedy, em junho. Segundo o parlamentar, o atraso já causa desemprego no setor em São Paulo.

Estrada/ Atenção, ecologistas: a Câmara realiza audiência pública, hoje, sobre a construção da polêmica BR-156, no Amapá. Participam dos debates os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e do Meio Ambiente, Carlos Minc; o presidente do Ibama, Roberto Franco; e o diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot.

Devassa


O Tribunal de Contas da União (TCU) sorteou mais 60 municípios que serão incluídos no programa de controle dos gastos de recursos federais. Desde 2003, o órgão já fiscalizou a aplicação de
R$ 17,2 bilhões transferidos pela União às prefeituras.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito facil falar, quando não se faz nada para ajudar...
O fato é: cada pessoa tem seu parecer sobre determinado assunto !!!

repeito o seu;agora já que só vejo criticas ao governador me mostre
algo que possa fazer acontecer ajudar a fazer um "Rio melhor" para
todos nós.
Por isso que eu tenho mudado minhas opniões e tenho pensado em apoiar
cada vez mais o Governador Sérgio Cabral...