terça-feira, agosto 18, 2009

ANCELMO GÓIS

QUEDA NO DUOPÓLIO

O GLOBO - 18/08/09

De janeiro a julho, TAM e Gol perderam, juntas, quase cinco pontos percentuais do mercado doméstico – a parte das duas no bolo caiu de 90,6% para 86%.
Desde o chamado apagão aéreo, o ministro Nelson Jobim procurou estimular a entrada de novas empresas no setor ou mesmo o fortalecimento das miúdas existentes.
COMENDO POEIRA...
Só que as concorrentes de TAM e Gol ainda estão longe de ameaçar a liderança das duas. Em julho, a Azul ficou com 4,7% do mercado, e a Webjet, com 4,5%.
BANDIDO FRANCÊS
A revista Madame Figaro, do jornalão francês Le Figaro, publicou reportagem de quatro páginas em que celebra nosso Ivo Pitanguy. Nela, Pitanguy conta que, em 1980, operou um dos maiores criminosos da França, que queria mudar de rosto:
– Só anos mais tarde, descobri. Era o assaltante de bancos Albert Spaggiari...
LULA E AS PALAVRAS
Lula, como se sabe, estudou pouco. Mas tem vocabulário de umas 11 mil palavras, superior ao de alguém com curso superior (entre 9 mil e 10 mil).
Foi o que mostrou análise de mais de 1.500 falas do presidente feita pelo coleguinha Ali Kamel para seu livro Dicionário Lula, lançado pela Nova Fronteira.
SORVETE DE PINGA
No almoço que Lula ofereceu ao colega do México, Felipe Calderón, fez sucesso a sobremesa, um sorvete de... cachaça.
ZÉ ARIGÓ NO CINEMA
Os dois mais famosos médiuns brasileiros vão ganhar as telas. A vida de Chico Xavier será, como se sabe, contada num filme de Daniel Filho.
Agora, é o americano Alan Arkin que se prepara para dirigir um filme sobre Zé Arigó.
MISS SUNSHINE...
Arkin, Oscar de ator coadjuvante por Pequena Miss Sunshine, alimenta este projeto desde 1997, quando atuou aqui em O Que É Isso, Companheiro? No filme de Bruno Barreto, fez o embaixador Charles Elbrick, cujo sequestro completa 40 anos dia 4 de setembro agora.
ENXUGANDO GELO
Veja só a quantidade de ações nos tribunais superiores: no fim de semana, o ministro Luis Felipe Salomão fez um mutirão em seu gabinete no STJ e conseguiu despachar 300 processos. Só que recebe uns 30 por dia.
PERDA PARA O RIO
O preço do barril de petróleo no primeiro semestre deste ano ficou, na média, em US$ 43,62, menos da metade dos US$ 89,64 do mesmo período de 2008.
Isto provocou uma queda de 31% na arrecadação de royalties e de 44% nas participações especiais no semestre.
QUESQUECÉ?
Sexta, no voo 443 da Air France (Rio-Paris), acabou o frango servido no jantar e, nos banheiros, o sabonete, de tão diluído em água, nem espuma fazia.
Deve ser terrível viver num país com uma companhia aérea tão pobrezinha.
MÃE ÁFRICA
Seguem a todo vapor as relações do Brasil com a África. O Itamaraty negocia a vinda, ainda em 2009, dos chefes de governo da África do Sul, de Serra Leoa, Malawi, Zâmbia e Camarões.

Nenhum comentário: