terça-feira, julho 21, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Corte de 50%

Ilimar Franco
O Globo - 21/07/2009


As relações entre o governo Lula e o Congresso vão ser ainda mais tumultuadas na volta do recesso. Por causa da crise, o
Ministério do Planejamento só pretende autorizar o empenho de 50% das emendas individuais dos parlamentares. No ano passado, foram pagas 100% para governistas e oposicionistas. Mas agora, dos R$5,94 bi aprovados, apenas R$2,97 bi ainda poderão ser liberados.

Medo da força dos ruralistas


O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) desistiu de editar uma nova medida provisória fazendo alterações no Código Florestal, que pretendiam dar tratamento diferenciado para os pequenos produtores rurais e a agricultura familiar. Aconselhado por ONGs e pelo ex-ministro e deputado Sarney Filho (PV-MA), Minc chegou à conclusão que o envio dessa MP poderia abrir as portas para que a articulada bancada ruralista aprovasse outras mudanças no Código Florestal. As medidas em favor dos pequenos produtores, que são considerados aliados estratégicos dos ambientalistas, serão adotadas por resoluções do Conama.

O presidente Lula já disse que no Congresso havia 300 picaretas, agora diz que os senadores são pizzaiolos" - Cristovam Buarque, senador (PDT-DF)


QUEDA-DE-BRAÇO. O ministro Edson Santos (Igualdade Racial) esteve quinta e sexta-feira em Alcântara (MA) para acalmar os quilombolas. O ministro Nelson Jobim (Defesa) tem afirmado que vai removê-los do local, onde fica uma base da Aeronáutica. O Ministério da Defesa recorreu à Advocacia Geral da União contra a demarcação das terras, e a titulação ainda não saiu. O presidente Lula deve bater o martelo no próximo mês.

E se for o contrário

Aliados do governador Aécio Neves (MG) na disputa pela candidatura presidencial do PSDB cobram reciprocidade. Caso o mineiro esteja em melhores condições, querem que o governador José Serra (SP) concorde em ser o vice.

Sem espaço para um terceiro palanque


O presidente Lula teve ontem à noite mais uma conversa para compatibilizar o palanque de Dilma Rousseff com as candidaturas aos governos estaduais. Foi com o governador Jaques Wagner. Na Bahia, a avaliação do petista é que, mais uma vez, ele polarizará as eleições contra o representante do carlismo, Paulo Souto (DEM). A avaliação de Wagner é que não há espaço para uma terceira via.

Dinheiro mais fácil


No lançamento do Plano Safra para a agricultura familiar amanhã, o presidente Lula e o ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) apresentarão a Lei Geral de Assistência Técnica e Extensão Rural, que facilitará o repasse de dinheiro para as entidades estaduais de assistência técnica. Não será mais necessária a realização de convênios. Ainda não está definido se o governo enviará um projeto de lei ao Congresso ou se editará uma medida provisória.

O EX-SECRETÁRIO de Formação Política do PT Joaquim Soriano foi nomeado coordenador-geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A SENADORA Marina Silva (PT-AC) escreve dizendo que "sempre apoiou a ideia da fábrica de preservativo", tanto que foi em sua inauguração, em abril de 2008, em Xapuri.

ALIADOS do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), colocaram um site no ar, o "fica Sarney", que tem como função destratar seus adversários.

Nenhum comentário: