terça-feira, julho 21, 2009

BRASÍLIA - DF

Subiu no telhado


Correio Braziliense - 21/07/2009


Por onde anda, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB-PE), é cumprimentado como o mais novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), cargo que almeja para encerrar a carreira política. Menos por colegas do Palácio do Planalto, que aguardam uma decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o assunto. Aliás, o presidente da República é o único que nunca comentou a indicação ao TCU com o político pernambucano.

» » »
Empenhado em derrotar o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), e o ex-vice-presidente da República Marco Maciel (DEM) — ambos concorrerão à reeleição para o Senado —, Lula arma a chapa para enfrentar a dupla oposicionista nas eleições pernambucanas e Múcio é uma das opções. A propósito, no momento, Lula tem duas obsessões eleitorais: fazer da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a sua sucessora e eleger a maioria dos senadores da safra de 2010.


Lacônico// Não passou de seis linhas a nota do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sobre o falecimento do ex-senador Gilberto Mestrinho, que por três vezes governou o Amazonas. Ele foi um dos protagonistas do populismo pós-Vargas, ao lado do ex-presidente João Goulart e dos ex-governadores Leonel Brizola e Miguel Arraes.


Prudência/ O governo delegou aos presidentes das agências reguladoras a responsabilidade de definir o limite de gastos com saques na boca do caixa com os cartões corporativos em seus órgãos. Até ontem, quem respondia pelo teto de despesas com os chamados fundos de suprimentos era o ministro da pasta à qual a agência é vinculada.

No rastro/ O governador José Serra (PSDB) corre atrás dos investimentos do governo federal na área do ensino profissionalizante. Depois de implantar uma escola técnica em Heliópolis, com cinco cursos e 520 vagas, Serra pretende implantar outra unidade, em Paraisópolis, até 2010, com 400 vagas em quatro cursos técnicos. Apesar do nome, o bairro é um inferno, com a maior taxa de analfabetismo acima de 25 anos de São Paulo.

Interino/ O Diário Oficial da União não deixa dúvida de que a nomeação do novo chefe da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, não encerra a luta pela sucessão de Lina Maria Vieira. Interino, o novo xerife da órgão tem apoio na corporação, mas adversários poderosos perante o presidente Lula querem um nome ligado ao ex-secretário Jorge Rachid. Um deles é o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci (PT-SP).

Ficam


Paulo Duque (PMDB-RJ), octogenário presidente do Conselho de Ética do Senado, continua firme no cargo, apesar das pressões para que o titular de sua vaga, o secretário-chefe da Casa Civil do Rio, Regis Fitchner, assuma o mandato. A troca dependeria do governador Sérgio Cabral, que é aliado do presidente do Senado, José Sarney, e do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). Duque virou uma espécie de para-choque da dupla de caciques no conselho.

Voo 3054


A Força Aérea Brasileira (FAB) já enviou a minuta do relatório final das investigações sobre as causas do acidente com o Airbus A320 da Tam que saiu da pista e explodiu ao aterrissar em Congonhas, em 17 de julho de 2007, para a Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci), autoridade máxima da aviação comercial, ligada às Nações Unidas. O relatório faz 61 recomendações de segurança para a aviação brasileira.

Caneta


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), continua pavimentando sua candidatura ao governo da Bahia. Ontem, liberou
R$ 6,6 milhões para a realização de obras emergenciais de recuperação de estradas e pontes nos municípios baianos.

Estranho


O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), andou falando a correligionários de Carapicuíba, na Grande São Paulo, que ainda não tem plena certeza de sua candidatura à reeleição, apesar dos bons resultados nas pesquisas de opinião. O PT não tem um candidato competitivo ao governo de São Paulo. Tanto Mercadante quanto a ex-prefeita Marta Suplicy, candidata a deputada federal, já avisaram à cúpula da legenda que não querem concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Excomunhão



Os pastores da Assembleia de Deus - Ministério de Madureira, reunidos no fim de semana em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, decidiram retirar o apoio à reeleição do senador Marcelo Crivella (foto), do PRB-RJ, ligado à Igreja Universal. Sob comando do pastor e deputado federal Manoel Ferreira(PTB-RJ), fecharam com a candidatura ao Senado do presidente da Assembleia Legislativa fluminense, Jorge Picciani (PMDB).

Um comentário:

Unknown disse...

Agora que a Receita Federal está entrando de vez nos trilhos enquanto órgão de Estado, é triste saber da possibilidade da colocação de uma marionete política em seu comando, que pratique política fiscal de achaque à classe média e vistas grossas aos grandes contribuintes... tudo pelas doações de campanha - vendam a alma ao diabo, que tá tudo certo :( pelo menos sabemos que muitos boatos estão sendo plantados por quem não deixou saudades - e não estou falando nem do Palocci, nem do Rachid.