quinta-feira, junho 04, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Porteira aberta

Ilimar Franco
O Globo - 04/06/2009
 

Numa reunião com senadores do PDT, ontem, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) repetiu que não há alinhamento automático com o PT na eleição presidencial. No dia anterior, dissera que os trabalhistas estariam abertos a uma candidatura de Aécio Neves. Cristovam Buarque (DF) manifestou simpatia pelo nome de José Serra: "Ele fez campanha para mim (para governador)". Já Osmar Dias (PR), candidato ao governo, cobrou uma definição rápida para que ele possa montar seu palanque. 

O barraco entre os senadores do PMDB 

O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), e o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), tiveram um bate-boca anteontem. Tudo começou quando a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), disse: "Então, o João Pedro (PT-AM) será o presidente da CPI da Petrobras". Jucá emendou: "E eu fico de relator". Levantando a voz, Renan atalhou: "Espera aí. É você quem escolhe ou eu? Quem indica sou eu". Jucá reagiu no mesmo tom: "Tem problema? Você está me vetando?". Renan deu a palavra final: "Os líderes já têm lugar na CPI. Essa questão do relator vou submeter a uma decisão da bancada". Constrangimento geral. 

Estou cuidando disso como quem carrega ovos" - José Múcio, ministro das Relações Institucionais, sobre as divergências entre os aliados na CPI da Petrobras 

CANTE LÁ, QUE EU CANTO CÁ. Enquanto os líderes dos partidos negociavam um acordo para instalar a CPI da Petrobras, o Senado realizou uma sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do poeta popular cearense Patativa do Assaré. Da tribuna, Raimundo Fagner cantou "Festa da natureza" e "Vaca Estrela e boi Fubá", além de cobrar o reconhecimento da obra de Patativa pela Academia Brasileira de Letras. 

Antieconômico 

O governo Lula está pasmo com a postura da Federação Única dos Petroleiros no debate do pré-sal. Ela defende uma Petrobras 100% estatal. O custo seria alto, pois 63% de seu capital são privados e 80% negociados na bolsa de Nova York.

 

Copa do Mundo 

Para garantir a Copa de 2014 no Brasil, o governo vai criar um Comitê de Gestão e apresentar um Plano de Investimentos. Para tal, vai pedir à Fifa uma lista de prioridades. No Plano de Ação, capítulo especial para a promoção do Brasil. 


Corte nas verbas do Arco Rodoviário do Rio 

Apesar do selo de "adequado" no relatório do PAC, o 
Ministério do Planejamento cortou R$86 milhões dos R$166 milhões previstos para os quatro trechos das obras do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro. A ligação do Corredor Via Light/RJ-081 com a BR-116 e com o Corredor T5, em Madureira, ficou com dotação zero. O Ministério dos Transportes explica: "O Dnit aguarda a conclusão dos estudos que subsidiarão a execução do projeto, incluído o seu licenciamento ambiental". 

"É dengo, é dengo, é dengo..." 

Tucano próximo ao governador José Serra (SP) garante que não há hipótese de ele desistir de concorrer à Presidência da República em 2010. Explica que o próprio Serra, às vezes, fala que tem como opção a reeleição em São Paulo, mas que seu objetivo com isso é pressionar o PSDB. Aliado, o ex-senador Jorge Bornhausen, falando desta especulação, garantiu à direção do DEM: "Isso não existe, porque 2010 será a última oportunidade de o Serra chegar à Presidência". 

CANDIDATO ao governo do Rio, o prefeito Lindberg Farias (Nova Iguaçu) fará ato conjunto PT-PDT no sábado, com a presença dos ministros Carlos Lupi (Trabalho) e Edson Santos (Igualdade Racial). 

O MOVIMENTO PT vai lançar candidato à presidência do partido. As alternativas são Maria do Rosário (RS), Virgílio Guimarães (MG) e Geraldo Magela (DF). O candidato da Democracia Socialista será o secretário-geral, José Eduardo Cardozo (SP). 

O PRESIDENTE Lula vai criar as reservas extrativistas de Cassurubá (BA) e Prainha do Canto Verde (CE). 

Nenhum comentário: