quinta-feira, junho 04, 2009

CORRUPÇÃO


Freire: Há tanta corrupção no governo que base de Lula não consegue mais esconder malfeitos







Foto: Tuca Pinheiro
Freire: Há tanta corrupção no governo que base de Lula não consegue mais esconder malfeitos 
Freire critica manobras do governo para barrar investigações.


Por: Valéria de Oliveira 

PORTAL DO PPS


O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, disse nesta quarta-feira que há tanta corrupção no governo Lula que sua base no Congresso não consegue mais encobrir os malfeitos e muito menos abafar CPIs."Infelizmente, os malfeitos desse governo não estão apenas na Petrobras; então seus aliados ficam tentando encobrir uma investigação e descobrem outra".


A situação ficou tão evidente, ressalta Friere, que falta de "gente competente" do governo para impedir investigações de desvio de recursos públicos e superfaturamento, fato que ficou claro no Senado, onde a base governista está em situação delicada para defender o Planalto em duas CPIs. Numa trapalhada da base aliada e do governo, a oposição assumiu a relatoria da CPI das ONGs, a qual ela já presidia. Os governistas, por causa do episódio, querem inviabilizar outra CPI, a da Petrobras, que deveria ter sido instalada ontem, terça-feira.


"Parece evidente que o governo tem poucos 'homens de confiança' para impedir investigações, porque foi necessário transferir um deles (Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará) da CPI dos Ongs, onde ele estava exercendo com proficiência seu papel de embargar toda e qualquer investigação, para a CPI da Petrobras. Se descuidaram do regimento, da ação da oposição e agora estão com uma batata quente na mão", ironizou o presidente do PPS, ao se referir ao fato de o cochilo do Planalto ter jogado o comando completo da CPI das Ongs no colo da oposição.


Para Freire, o problema do governo é ter de enfrentar duas CPIs importantes, que apuram denúncias muito graves, embasadas em laudo do TCU, da Polícia Federal e do Ministério Público. Freire lembra que governo vinha conseguindo inviabilizar as investigações na CPI das ONGs. "Mas quando surgiu a CPI da Petrobras, a base aliada teve de deslocar dela um parlamentar e acabou em palpos de aranha".


Segundo o presidente do PPS, não há como fugir da instalação da CPI da Petrobras, cujo funcionamento vem sendo usado pelos governistas para chantagear a oposição. "Não tem como fugir da instalação. É um direito de minoria, não é nem de oposição". Entretanto, analisa, o governo está querendo "ganhar tempo para ver se resolve o problema que ele próprio criou".


Disputa


Quando à disputa de poder entre PT e PMDB para obter o comando da CPI da Petrobras, Freire acredita que ela se deve a uma briga "entre áulicos do governo para ver quem é mais áulico que o outro, quem pode desempenhar melhor o papel e se credenciar junto ao Planalto".


O ex-senador lamenta que o Parlamento deixe "de exercer um papel importante e se afirmar como um poder sério perante a nação" para se dedicar a "relações promíscuas com o Poder o Executivo". Para Freire, esses parlamentares perderam a capacidade de representar um Poder. Se dedicam a representar seus próprios interesses.

Nenhum comentário: