quinta-feira, junho 04, 2009

INFORME JB

Câmara quer evitar ser refém do STF

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 04/06/09

Na terça-feira, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP) (D), antes da conclusão da reunião de líderes, convocou o grupo para comparecer amanhã, às 8h30, a fim de tratar de assuntos ligados a projetos de reforma política. Mas adiantou a pauta. No encontro de hoje, vai discutir com os líderes maneira de a Câmara tomar a frente no assunto antes que os pontos polêmicos – todos ainda longe do consenso – acabem nas mãos dos ministros do Supremo Tribunal Federal, como, recentemente, o caso da fidelidade partidária. Seria uma vergonha para o Legislativo, pensam todos. A estratégia é tratar logo do assunto, chegar a um pacote para colocar em votação e evitar que algum deputado leve a questão ao presidente do STF, ministro Gilmar Mendes (E).

Notívagos Reformas

Uma reunião acalorada entre poucos, consumiu o tempo que restou de uma cansativa quarta, dia 27, no gabinete de Michel Temer, na Câmara, depois das 22h.

O encontro de Temer com Cândido Vaccarezza (PT-SP), Edinho Bez (PMDB-SC) e Sandro Mabel (PR-GO), sobre reformas estruturantes, acabou sem solução. Edinho, pela Política, e Mabel, PELA pró-tributária, estão cobrando a pauta.

Maldade pura

Funcionários brasileiros e franceses da Air France no Rio estão horrorizados. A maioria das ligações para o serviço telefônico 0800 que lançaram para atendimento sobre o desastre aéreo é de piadistas anônimos e trotes.

PDT 2010

Um encontro ontem do ministro Carlos Lupi, do Trabalho – presidente licenciado do PDT – com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) delineou o que pode vir por aí em 2010.

Cristovam...

Sobressaiu-se nas entrelinhas que: José Serra (PSDB) não está nos planos do partido. E a candidatura própria é outra alternativa. O PDT pretende lançar novamente Cristovam, depois do aval do Planalto, claro.

...o retorno

O PDT vai pedir aos institutos que incluam o nome do senador nas sondagens para 2010. Em 2006, Cristovam teve 2,5% dos votos

Celular-pop

Quem adorou a ideia do celular-popular de Marcio Fortes (Cidades) foi o cacique do PP, senador Francisco Dornelles.

Dr., a pressão

Ontem o senador Paulo Duque (PMDB-RJ), cotado para relator da CPI da Petrobras, não aguentou o assédio de jornalistas e colegas em cima dele. Por volta das 16h15, entrou muito discretamente no serviço médico do Senado. E lá ficou um bom tempo.

Precedente

Certa vez no Rio, em tumultuada reunião do PMDB, Duque não aguentou ficar de pé durante 15 minutos de discurso de Anthony Garotinho, e desabou em desmaio, atrás da mesa diretora.

Óleo estatal

O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) protocolou a PEC da Petrobras, com 224 assinaturas. Quer incluir cláusula clara: "A estatal não pode ser privatizada".

É guerra

O deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) recolhe assinaturas para moção de repúdio ao juiz da 16ª Vara Federal que determinou o retorno do menino Sean Goldeman aos Estados Unidos.

Na UTI

A Câmara vai encaminhar ao ministro da Saúde, José Temporão, relatório de vistoria feita por comissão de deputados que visitou hospitais estaduais e municipais do Pará. "A população está sofrendo descaso", diz o documento.

Sr. Fome Zero

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, comandou um workshop em países da América Central sobre o Bolsa Família, que estão adotando o programa. Volta animado.

Prato feito

Na Guatemala, o famoso Restaurante Popular aqui lá é chamado de Almoço Econômico.

Nenhum comentário: