quarta-feira, maio 06, 2009

PANORAMA POLÍTICO

De olho no Senado

Ilimar Franco
O Globo - 06/05/2009
 

A conquista de maioria no Senado pelo PT e seus aliados, em 2010, é considerado mais importante, pelo presidente Lula do que a eleição de governadores.

Lula tem defendido, junto a ministros e dirigentes petistas, que os governadores têm obrigação institucional de manter uma boa relação com o governo federal. E que o fundamental “amanhã, com a Dilma (Rousseff) sendo candidata a presidente”, é ter uma maioria sólida no Senado.

 

Os erros políticos de Moreno no BID

 

O atual presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o colombiano Luis Alberto Moreno, não será reconduzido, se depender do Brasil e dos Estados Unidos.

Ele caiu em desgraça com o governo Lula em abril de 2006. O BID organizou reunião em Belo Horizonte e Moreno, na suposição de que Lula não seria reeleito, ficou paparicando os governadores José Serra e Aécio Neves.

Com os EUA, pesa sua ligação com os republicanos. Ele sempre esnobou Daniel Zelikow, americano e vice-presidente executivo do banco.

Ocorre que ele é democrata e amigo do secretário do Tesouro, Timothy Geithner.

 

“Estou seguro de que, independentemente de quem ganhe (em 2010), as questões fundamentais e cruciais (na economia) não estarão em risco” — Aécio Neves, governador (MG), para a imprensa espanhola

 

O DEM NÃO É SOLIDÁRIO NEM NA GRIPE. O deputado Eleuses Paiva (DEM-SP) dava palestra ontem, para a bancada do DEM, sobre a gripe suína, quando ACM Neto (DEM) brincou: “O Aleluia acaba de chegar do México”. Onyx Lorenzoni (RS) pulou uma cadeira para o lado, e Índio da Costa (RJ), uma fileira para a frente. José Aleluia (BA), que na verdade estava na Polônia, comentou a reação: “Está todo mundo assustado”.

 

Olho neles

 

A Câmara está trocando todos os computadores dos gabinetes de deputados, lideranças e comissões. Os antigos serão doados pelos próprios deputados para entidades filantrópicas.

Cada gabinete tem cerca de seis micros.

 

Canto da sereia A bancada do PR está sendo cortejada pelo PSDB. O governador Aécio Neves está convidando os 42 deputados para um almoço, em Belo Horizonte, no Palácio das Mangabeiras.

O mineiro Lincoln Portela é o portador dos convites.

 

Área econômica vai endurecer

 

O PMDB não terá sucesso, junto aos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo(Planejamento), hoje, em reunião, para tratar da substituição da Selic pela TJLP, no novo Refis e na renegociação das dívidas dos municípios com o INSS. Os técnicos da Fazenda afirmam que o Tesouro paga taxa Selic e que é insustentável supor que quem deve pague pela TJLP. Dizem ainda que é indecente conceder juros subsidiados para quem não paga suas dívidas.

 

Bateu, levou

 

Num debate ontem, na Câmara, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) criticou a indicação de políticos, em especial ex-parlamentares, para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O petista disse que há interferência política nas decisões do tribunal.

Presente, o ex-deputado do PSDB e presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, rebateu: “Ué, mas quem escolhe os ministros do tribunal e os sabatina é o Congresso. E a lei não obriga que o indicado seja político”.

O PRESIDENTE do PT, Ricardo Berzoini (SP), sobre as eleições de 2010: “O projeto nacional é o centro da estratégia. Não há regra geral (para os estados), mas também não tem autonomismo”.

O DEPUTADO Antonio Biscaia (PT-RJ) desarticulou um voo da alegria para visitar Israel que estava sendo armado na Comissão de Segurança Pública.

PINTADOS para a guerra. A Sociedade dos Índios Unidos de Roraima e o Conselho Indígena de Roraima estão disputando palmo a palmo os bens deixados pelos brancos na reserva Raposa Serra do Sol.

Nenhum comentário: