quarta-feira, maio 06, 2009

MÓNICA BÉRGAMO

Salsicha financeira

FOLHA DE SÃO PAULO - 06/05/09

Foi proposta ontem a primeira ação penal de que se tem notícia no país por uso de informações privilegiadas na negociação com ações de companhias abertas, conhecido como "insider trading". Vão responder a processo dois ex-executivos da Sadia (Luiz Gonzaga Murat Jr. e Romano Ancelmo Fontana) e um ex-funcionário do banco ABN Amro Real (Alexandre Ponzio de Azevedo). Eles são acusados de transacionar ações de uma das empresas no mercado americano quando a Sadia tentava comprar a Perdigão, fazendo uma oferta hostil pela companhia, em 2006.

SALSICHA 2
O caso, que tomou ares de escândalo no mercado quando veio a público, foi analisado também pela SEC (Securities and Exchange Commission), órgão regulador americano, que anunciou em 2007 a punição dos executivos, com suspensão de sua atuação no mercado dos EUA. Sem admitir nem negar culpa, eles aceitaram também pagar multas de até US$ 364 mil.

SALSICHA 3
A investigação do MP, comandada pelo procurador Rodrigo de Grandis, começou depois de um procedimento aberto pela CVM, a Comissão de Valores Mobiliários, que regula o mercado brasileiro. Nela, a defesa dos acusados alega que eles achavam que a restrição de negociação das ações só valesse para o mercado brasileiro.

TESTE
E o ministro Gilmar Mendes saiu para um passeio em São João del Rey, em Minas, depois de uma palestra. "Olha, o Gilmar Mendes. O outro lá [ministro Joaquim Barbosa] mandou ele ir às ruas e ele foi!", gritou um homem. Que depois o cumprimentou normalmente.

SUSPENSE
Convidado para um café da manhã com clientes do escritório de advocacia Demarest e Almeida, o cônsul-geral dos EUA em São Paulo, Thomas J. White, surpreendeu a plateia ao dizer que Barack Obama pode vir ao país em julho. Quando se encontrou com Lula, o presidente americano manifestou interesse em visitar o país, mas até agora não marcou data.

OLHARES
Quatro alegorias e uma estátua do italiano Galileo Emendabili que faziam parte da coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira serão instaladas no novo parque Mario Covas, também chamado de Villa Fortunata, na avenida Paulista. Quem determinou que as obras sejam colocadas no parque foi o juiz Fausto De Sanctis. O terreno do parque de 5.300 m2, na esquina com a alameda Ministro Rocha Azevedo, era do governo do Rio e foi desapropriado em 2008. No local nasceu Burle Marx e viveu René Thiollier, organizador da Semana de Arte Moderna de 1922.

FUMAÇA ADIADA
Depois de ver seu evento proibido às vésperas da realização, no domingo, pelo segundo ano consecutivo, a organização da Marcha da Maconha de São Paulo vai entrar com novo pedido de habeas corpus, na tentativa de promovê-la no próximo dia 31. O evento foi proibido em outras quatro cidades. Um habeas corpus preventivo só foi aceito no Rio de Janeiro, onde a caminhada deve acontecer no próximo domingo.

HAJA CAIPIRA!
O artista plástico Gustavo Rosa está tentando pintar com a mão esquerda. É que ele quebrou a clavícula direita em um acidente com a Mercedes blindada da empresária Lucilia Diniz. "Fui abrir a porta, ela voltou pesada e, quando tentei empurrar de volta, já ouvi o "plec!'", conta.


"A Lucilia disse que devia ser só um mau jeito. Me aconselhou a tomar uma caipira [caipirinha] que passaria. Tomei dez e continuou doendo!" Rosa decidiu então procurar um hospital.

PEÇA POR PEÇA 
Devagar e sempre: a "Playboy" continua tentando convencer a ex-miss Pernambuco Meyrielle Abrantes, namorada do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), a tirar a roupa na publicação.

Depois de ter dado uma foto dela em abril, a revista fez um ensaio da moça em SP, com roupa (mas pouca), para um perfil que será publicado na edição do mês de junho.

Nenhum comentário: