quarta-feira, maio 06, 2009

INFORME JB

Indicações sobem no telhado

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 06/05/09

A decisão do presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio, de limpar a folha salarial "política" da estatal, abriu ontem guerra nos bastidores do Senado – Casa que, sabe-se há muito, controla cargos da empresa. O PMDB foi o que mais baixas sofreu. Romero Jucá (D) gritou e conseguiu reaver dois cargos. A gritaria continua para converter exonerações em admissões, mas a preocupação daqui para a frente, com o novo estatuto da empresa – que restringe indicações políticas para a cúpula – é saber como encaixar nas cinco diretorias os pretendentes do PT, PMDB e PTB cujos currículos já são analisados. O líder do PTB, senador Gim Argello (E), tem na cota do partido o futuro diretor comercial. Um nome já foi até levado ao Planalto. O PMDB quer ficar com a presidência e abocanhar mais duas diretorias, entre elas a Financeira, claro.

Eu, tu, eles Joaquim, o retorno

Da turma que está saindo da Infraero, a gritaria é grande. A maior contestação é que, dos militares que estão lá, todos entraram também sem concurso – o que só começou a partir de 1989.

O ministro Joaquim Barbosa, do STF, em sua volta ao batente, negou ontem o pedido de arquivamento de uma ação penal formulado pelo ex-diretor financeiro da Bombril S/A Joamir Alves, acusado de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.

É campeão

Joamir teria remetido para o exterior nada menos que R$ 2,223 bilhões, quantia considerada pelo Ministério Público Federal "a maior lavagem de dinheiro operada no Brasil a partir de uma única empresa".

Mexe-mexe

Com a ida do deputado do PP Waldir Maranhão para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo de Roseana Sarney, no Maranhão, quem assume a vaga na Câmara dos Deputados é Washington Oliveira, ex-presidente do PT de lá.

Bênção, padim

Maranhão e Oliveira tiveram as bênçãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu ontem, com ambos, no Palácio dos Leões, em visita ao estado.

Bolsa Seca

Vem aí, pelo menos no papel, com autoria do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), o Bolsa Estiagem, para os municípios que sofrem com a seca no Sul. A ideia será levada hoje ao presidente da Câmara, Michel Temer.

Painho

O nascimento do quinto filho, um menino, levou Michel Temer a voar para São Paulo depois da reunião com o presidente Lula, na segunda. Abençoou e voltou.

Longe de casa

Com o PT pegando fogo em Brasília, o ex-deputado candango Sigmaringa Seixas foi visto passeando no Rio.

Mundo dá voltas

Marcio Fortes, ministro das Cidades, participa hoje das comemorações dos 120 anos do Colégio Militar do Rio, onde foi colega de turma, há 50 anos, do... hoje comandante do Exército, general Enzo Peri.

IPTU na linha

A Prefeitura de Belo Horizonte contratou empresa especializada para fazer cobrança pré-judicial aos devedores de IPTU. Já entram em renegociação nada menos que R$ 600 milhões diretamente com a secretaria de Fazenda.

Bem na fita

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, foi muito aplaudido em sua palestra na ONU – no mesmo dia em que o presidente do Irã, Ahmadinejad, provocou uma debandada durante seu discurso.

Bem na fita 2

Santos lembrou, aliás, que o Brasil lá na ONU é visto como referência quando se trata do enfrentamento da crise, pela estabilidade da economia.

O menino Fidel

Castro já era um líder na escola. A revelação está no livro Os meninos do Dolores (Record, 420 págs.), de Patrik Symmes, no qual mostra Fidel adolescente exercendo a liderança no colégio Dolores.

Nenhum comentário: