quarta-feira, maio 06, 2009

CLÁUDIO HUMBERTO

“Não existe pressão”


PRESIDENTE LULA, AO NEGAR QUE O PMDB ‘PEDIU A CABEÇA’ DO MINISTRO JOSÉ MÚCIO 

SARNEY E TEMER VÃO A LULA SOBRE 3º MANDATO 
Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, José Sarney e Michel Temer, tiveram uma importante conversa a sós com o presidente Lula, consultando-o sobre eventual terceiro mandato. O presidente não respondeu diretamente, devolvendo a pergunta a eles: “O que vocês acham disso?”. A mudança significativa é que, até agora, o presidente Lula vinha negando a hipótese, em público e em conversa privadas. 
TÔ FORA
O governador paulista José Serra já avisou aos aliados mais íntimos que não trocará o Palácio dos Bandeirantes por nova disputa contra Lula. 
MOSCA AZUL 
Um ex-presidente da Câmara dos Deputados notou que o elogio de Barack Obama (“Esse é o cara!”) “reacendeu o brilho no olhar de Lula”. 
NOVA ONDA
No Senado, ontem, já se contavam votos favoráveis a eventual emenda constitucional prevendo um terceiro mandato presidencial. 
CUIDADO, MENINAS
Já no quarto filho revelado, o paraguaio Fernando Lugo, que parece não distinguir motel de sacristia, visita o Brasil às vésperas do Dia das Mães. 
STF ‘SEGURA’ PROCESSO HÁ MAIS DE 3 ANOS
Há três anos repousa numa das gavetas do ministro Joaquim Barbosa, no Supremo Tribunal Federal, sem nem merecer qualquer despacho, um processo transitado em julgado movido pelo Sinprofaz, o sindicato dos procuradores da Fazenda Nacional, reconhecendo o direito a férias de 60 dias para a categoria, a exemplo de juízes e Ministério Público. Foram extintas por FHC, no pacote de maldades contra servidores, em 1996. 
CASTRAÇÃO 
Parecer do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) apoia o projeto de Gerson Camata (PMDB-ES) que prevê a castração química de pedófilos. 
MÃO BOBA NA POUPANÇA
Para o bem ou para o mal, vão mexer no índice de remuneração da poupança antes da próxima reunião do Copom, do Banco Central. 
GRANDE ALÍVIO 
O adiamento da visita do tresloucado Mahmoud Ahmadinejad provocou indisfarçável alívio na diplomacia do Chile, que também estava no roteiro. 
RIO 2016 ESTÁ EM 2º
O Rio está atrás apenas de Tóquio, na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016, e à frente de Chicago e Madri. O que está pegando não é a criminalidade, mas a rede hoteleira considerada insuficiente pelo COI. 
EM CAMPANHA 
O brasileiro João Havelange, 93, decano com direito a voto no Comitê Olímpico Internacional, escreve – uma a uma – 108 cartas carinhosas aos demais membros do COI pedindo votos para Rio 2016. Está confiante. 
NEM PENSAR
A ala gaúcha do governo Lula pressiona o governo do DF a doar uma área de 10,8 mil m² – do Arquivo Público de Brasília – para construir um memorial para o ex-presidente João Goulart. Os brasilienses resistem. 
ARCO-ÍRIS NA ESPLANADA
Mesmo sem o inacreditável presidente do Irã, Mahamud Abadinejad, ativistas de direitos dos homossexuais hastearão bandeira gigante do arco-íris, hoje às 12 horas, na Esplanada dos Ministérios. Ele teria um troço. 
BOLAS TROCADAS
Durante reunião para discutir gripe suína, Elcione Barbalho (PMDB-PA) chamou o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, de “José Dirceu”. A ex de Jader pediu desculpas e Raposo a “perdoou” com um sorriso amarelo. 
LISTA TRÍPLICE
Até o dia 21 fica pronta a lista tríplice na qual o presidente Lula escolherá o substituto do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. Estão no páreo Wagner Gonçalves, Ela Wieko e Roberto Gurgel. 
CLUBE NAVAL
A chapa Renovação, liderada pelo almirante Oscar Moreira da Silva, largou na frente na eleição para o Clube Naval. Ele quer a entidade trabalhando na defesa dos associados, oficiais da ativa e da reserva da Marinha. 
MAIS UMA 
O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) pintou um quadro sombrio da seca, que atinge mais de 150 municípios gaúchos, do Rio Grande do Sul, e propõe uma “Bolsa Estiagem” de ajuda aos produtores endividados. 
BICHO-PIRATA
No horóscopo chinês, este é o Ano do Boi, mas deu porco na cabeça. 

PODER SEM PUDOR
MAGRO E FORMOSO
Lula nunca esteve tão feliz com a própria sorte, logo após ser eleito. Na viagem de volta da posse do ex-presidente da Argentina, ele comemorou no Boeing presidencial a nova silhueta, menos roliça, e a comparação que ele mesmo fez, observando os colegas presentes na solenidade. Citou os olhos tortos e esbugalhados do anfitrião, Nestor Kirchner, e concluiu, orgulhoso:
– Eu sou o presidente mais bonito da América Latina!
Até o cordão de puxa-sacos caiu na gargalhada. 

Nenhum comentário: