quarta-feira, abril 15, 2009

PAINEL

Plataforma 2010


RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 15/04/09

Com a mesma desenvoltura exibida ao negociar patrocínio da Petrobras à festa de São João em municípios baianos, Rosemberg Pinto, assessor do presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, atuou intensamente em campanhas petistas no Estado. Em 2008, seu apoio foi decisivo para eleger prefeitos em cidades como Itapetinga e São Francisco do Conde. A maioria dos municípios do circuito de Rosemberg recebe royalties por abrigar unidades da Petrobras. 
Amigo do governador Jaques Wagner, que o chama de ‘Berg’ desde os tempos de sindicalismo, o assessor pretende disputar vaga de deputado estadual em 2010, além de trabalhar pela candidatura de Gabrielli ao Senado e, claro, pela reeleição de Wagner.

Bala - De Michel Hagge (PMDB), prefeito de Itapetinga derrotado pelo candidato de Rosemberg no ano passado: ‘Ele trouxe e gastou muito dinheiro na campanha’.

Outro lado - A Petrobras diz que, ‘desde julho de 2008, Rosemberg Pinto não atua na área de patrocínios e não exerce suas atividades profissionais na Bahia’, ao contrário do que afirmam prefeitos do Estado. A empresa acrescenta que, neste ano, bancará o São João também em Pernambuco, Sergipe e Paraíba.

Terceiros - Apontada por prefeitos como uma das empresas escolhidas por Rosemberg para montar o São João baiano, a ST Estruturas alega que atuou nas festas de ‘apenas quatro municípios do interior baiano em 2008’. A ST é do grupo da Camarote Marketing, que recebeu R$ 200 mil da Petrobras, sem licitação, para organizar em Salvador o ‘Arraiá da Capitá’.

Classificados - José Dirceu procurou conhecidos no setor de mineração em busca de vaga para Walter Cover, que foi seu assessor na Casa Civil e acaba de espirrar da Vale.

É show! - Do presidente José Carlos Araújo (PR-BA), sobre a possibilidade de ir parar no Conselho de Ética o caso de Fábio Faria (PMN-RN), que ofereceu passagens aéreas da Câmara à então namorada famosa: ‘Eu mesmo quero ser o relator. Convoco a Adriane Galisteu em primeiro lugar’.

Conta outra 1 - Das nove modalidades de empréstimos monitoradas pelo BC, oito tiveram os juros reduzidos pelo Banco do Brasil desde janeiro. A queda média foi de 18%. Na maior parte dos rankings, as taxas do BB estão bem abaixo das de outras instituições.

Conta outra 2 - Os dados constam de boletim do Instituto Teotônio Vilela. Para os tucanos, os números desmontam o discurso de que a ‘obsessão’ de Lula pela queda do spread bancário foi o motivo da degola de Lima Neto do BB.

Pedágio - Sindicatos do setor de caminhões foram à Casa Civil se queixar. Estimam queda de até 50% nos fretes.

Menos - Os presidentes do Supremo, do STJ e do TST enviarão ao Congresso um projeto de lei para reduzir o número de feriados específicos do Judiciário. Devem desaparecer as folgas nos dias do Advogado (11 de agosto) e da Justiça (8 de dezembro), além da Semana Santa ‘diferenciada’ (começa na quarta-feira).

Tiroteio

O governo Lula passou os últimos seis anos consertando rombos deixados pelo ex-ministro Paulo Renato. Portanto, antes de falar qualquer coisa ele deveria cuidar melhor de seu quintal.

Do deputado JILMAR TATTO (PT-SP), sobre as críticas do novo secretário da Educação de São Paulo ao desempenho do governo federal na área.

Contraponto

Presente de grego

Os deputados Antonio Palocci (PT-SP) e Paulo Bornhausen (DEM-SC) conversavam sobre a crise econômica no fundo do plenário da Câmara. O petista comentou que acabara de ser designado para relatar mais uma medida provisória. Ele é um dos campeões de relatorias da Casa. 
-Acho que o governo sabe que só dá para confiar em você-, brincou o colega ‘demo’. 
Palocci riu, e Bornhausen aproveitou para provocá-lo sobre possível mudança na remuneração da poupança: 
-Tome cuidado! Desse jeito ainda vão colocar você para relatar a MP da tunga na caderneta! 
-Muito meu amigo, você...- reagiu o ex-ministro.

Nenhum comentário: