quarta-feira, abril 15, 2009

BRASÍLIA- DF

Usineiros pedem socorro


Correio Braziliense - 15/04/2009
 

Os usineiros de Pernambuco e de Alagoas fizeram chegar à mesa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, esta semana um pedido para criação de uma linha de crédito R$ 600 milhões. Para sensibilizar a ministra e o presidente Lula, a solicitação traz como justificativa a manutenção dos empregos até novembro, quando termina a entressafra. 

*
Para driblar as pendências que impedem os usineiros de pegar empréstimo do governo, eles propõem que o dinheiro seja depositado diretamente na conta dos empregados, com base nos valores da folha de pagamento de 2008. E o pedido tem costa quente. Estão nessa onda os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), ministros e parlamentares. Depois do prefeitos, será um dos maiores lobbies pró-socorro.


Cássio de saída

O ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB) estuda seriamente uma mudança de partido. Seus maiores aliados avaliam que o ninho tucano não foi tão solidário quanto deveria no processo que tramitou na Justiça Eleitoral e que terminou lhe custando o mandato de governador. A conversa está quente com o PTB que, por ironia do destino, não descarta seguir em 2010 ao lado do PSDB de Aécio Neves ou José Serra. 

Por pouco

O governo manobrou ontem de todo o jeito para tentar segurar a convocação do delegado Paulo Lacerda, que deporia amanha na CPI das Escutas Telefônicas. Enviou até o seu vice-líder, Ricardo Barros (PP-PR), só para cuidar dessa missão. A convocação só prosperou no Congresso porque, com a hora da votação no plenário da Câmara, o presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), suspendeu rapidamente a sessão e não houve tempo de votar os pedidos dos governistas. A convocação acabou caindo na Justiça. 

Os três tempos

Antes mesmo da reunião de ontem à noite da ministra Dilma Rousseff com a bancada do PT, um ilustre militante do partido definia assim a situação dela em relação aos petistas: “Ela já conquistou a cabeça do PT, falta o coração e as alianças. Se chegar ao coração, o partido vai para a rua com paixão. Se fizer as alianças, terá, além da paixão, outros partidos à volta”. Em tempo: o PT acredita que a bancada será esse elo. Daí, o encontro de ontem. 

 Foi como matar a fome do leão com alface. E uma folhinha de cada vez 

Do presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES), referindo-se à ajuda de R$ 1 bilhão do governo aos municípios


Dormindo com o inimigo

Líderes governistas fazem malabarismos para evitar que a cobiçada relatoria setorial de infraestrutura na Comissão Mista de Orçamento acabe nas mãos do DEM. Os democratas querem emplacar o senador Efraim Morais (PB), que perdeu a liderança da Maioria no Congresso, no posto responsável por definir a destinação dos recursos das principais obras do PAC. 

No cafezinho

 
 

Na fila/ As excelências já estão preocupadas e dizem que terão que pensar duas vezes antes de cometer alguma irregularidade nas eleições do ano que vem. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já não dá colher de chá para ninguém, será presidido pelo ministro Joaquim Barbosa (foto) em 2010. 

Excelências FC/ A turma de deputados peladeiros da Câmara viaja na sexta-feira para Maceió, onde fará uma exibição de seus dons futebolísticos. Os 31 parlamentares do escrete enfrentarão um combinado de jornalistas da capital alagoana num amistoso na abertura da partida entre o CRB e o Corinthians de Alagoas, no domingo. 

Libera geral, Sarney!/ Calma pessoal, não é passagem aérea... É que os secretários estaduais de Administração têm reunião com o presidente do Senado, José Sarney, para pedir mudanças na Lei de Licitações. Eles querem a ampliação do pregão eletrônico. 

De volta às campanhas/ O ex-secretário-geral do DEM, Saulo Queiroz, será candidato a deputado federal por São Paulo. Vai disputar uma vaga na Câmara pela sua terra natal, Guaíra (SP), depois de ter feito política em Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: