quarta-feira, abril 15, 2009

ILIMAR FRANCO

O enigma Serra

Panorama Político
O Globo - 15/04/2009
 

O que se diz é que o governador José Serra está obcecado para concorrer à Presidência da República e que não aceita prévias no PSDB para escolher o candidato. O que ele afirmou à coluna é o contrário: 1. “Você pode não acreditar. Mas para mim não há uma decisão 100% tomada de ser candidato à Presidência.

 

Tem um ano pela frente”; 2.“Nunca houve de minha parte nenhum problema em relação à prévia. Se for necessário, se for o caso, se não houver consenso, se faz a consulta. Mas isso é coisa para bem mais adiante”.

 

Ele pode optar pela reeleição

 

Determinado a deixar portas abertas, Serra também fez questão de elogiar seu adversário no PSDB, o governador Aécio Neves: "O Aécio tem todos os títulos para ser candidato, alta aprovação, experiência, oito anos de mandato".

 

Serra aposta moderadamente nos dividendos eleitorais da crise: "Neste ano a contração já está dada. O crescimento real será negativo.

 

Mas não acho que no ano da eleição vamos estar no pior momento". Serra afirma que o Brasil vive uma crise de crédito e não poupa o Banco Central: "O nosso calcanhar de aquiles é a política monetária".

 

Sobre o futuro, Serra avalia que tudo depende "da medida em que a economia americana vai reagir".

 

Não tenho nenhuma saudade do Congresso. É um escândalo atrás do outro” — Sebastião Madeira, exdeputado federal (PSDB) e prefeito de Imperatriz (MA)

 

OS RADICAIS DO CAMPO. Em maio de 1998, o dirigente do MST, João Pedro Stédile, chocou o país ao declarar num seminário na Áustria: “Não venham para o Brasil, porque vocês vão perder dinheiro”. Dez anos depois, numa entrevista à “Folha de S.Paulo”, a ex-dirigente da UDR e presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), disse que tem orientado seus associados a investirem menos na produção. Katia afirmou: “Não quero pregar o terror, mas é preciso cautela”. Será que eles são iguais?

 

Vulnerável Como a capacidade de armazenar dados do e-mail da Câmara é pequena, a Consultoria de Orçamento guarda planilhas e documentos sigilosos em caixas de correio pessoais, de provedores gratuitos, que não são tão seguros.

 

Céu de brigadeiro O secretário da Fazenda do Rio, Joaquim Levy, anda se gabando. O governo federal segurando o orçamento e o Rio descontingenciou R$ 500 milhões. “Fizemos uma espécie de Fundo Soberano e a Cedae arrecadou mais”, explica.

 

O partido do povão O diretório municipal do PSDB de São Paulo fez um recadastramento e chegou à conclusão que possui 14.947 filiados. Desses, 30% concluíram o ensino médio; 27% não informaram o grau de instrução; 24% têm o ensino superior; 14%, o ensino fundamental; 3% sabem ler e escrever e 0,34% é analfabeta. De acordo com o presidente do diretório, José Henrique Reis Lobo, isso desmente a imagem de que o PSDB é um partido elitista.

 

Dinheiro para fiscalização

 

O Ministério do Desenvolvimento Social vai liberar, nesta semana, R$ 19,9 milhões para 5.021 municípios.

 

O dinheiro é para ser usado na administração do Bolsa Família, garantindo a gestão do cadastro dos beneficiários do programa e a fiscalização da frequência escolar das crianças. Dos 5.564 municípios, apenas 543 municípios nada receberão por falta de prestação de contas.

TRABALHAR no CCBB, sede provisória da Presidência, virou uma aventura. O local tem sido alvo de ataques de abelhas. Bombeiros foram chamados e retiraram uma colmeia de lá. Três pessoas já foram atacadas.

A CGU ressalta que a participação no Conselho de Transparência Pública, para o qual o ex-ministro Waldir Pires foi indicado, não é remunerada.

O MINISTRO José Múcio (Relações Institucionais) diz que os estados foram indiretamente atendidos com a compensação do FPM. O pacote deles será acanhado.

Nenhum comentário: