quarta-feira, abril 15, 2009

INFORME JB

Presidente cedeu ao lobby do vice


Jornal do Brasil - 15/04/2009
 

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de estender a municípios pequenos – com população até de 5 mil habitantes – o novo plano habitacional, segundo decreto publicado ontem, teve forte participação do vice José Alencar (foto). Aconteceu que, pressionado por prefeitos do interior e deputados federais, principalmente de Minas, Alencar foi a Lula e lembrou que os pequenos municípios correspondem a nada menos que 46% da população nacional. Fatores sociais pesaram, como a lembrança de que os bolsões de pobreza nas capitais são fomentados por gente que abandona as essas cidades – muitas delas não são contempladas com programas federais. Quem comemorou foi o deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG), de Santos Dumont. Esteve com Alencar semana passada para cobrar isso. E não só ele.

Anúncio

Na segunda-feira à noite, o anúncio da contemplação maior do programa habitacional foi feito pelo ministro das Cidades, Marcio Fortes. Onde estava? Em Minas, claro. Em Ipatinga.

País mineiro

Não por acaso, o lobby da bancada mineira tem lógica. O estado tem o maior número de cidades do país. E muitas bem pequenas.

Conselhão

Foi criado um Comitê de Acompanhamento do programa Minha Casa, Minha Vida, que prestará contas periodicamente ao Conselho das Cidades, onde os movimentos sociais têm forte representação.

No show

Decepção na Câmara dos Deputados. Convidados, Joelma e Chimbinha, da banda Calypso, não compareceram à audiência da Comissão Especial de Fonogramas e Videogramas Musicais para debater a pirataria. Provavelmente a pauta mais importante do dia...

Tietes

A comissão ficou lotada de servidores, com seus filhos, e deputados que nunca foram lá.

Guerra...

A Câmara Empresarial Israel-América Latina convidou governadores e secretários de segurança para irem ao Oriente Médio conhecer as novas tecnologias de ponta de combate ao crime. Alguns já confirmaram presença.

...e paz

A viagem será na 1ª quinzena de maio e coincide com a visita do papa Bento XVI a Israel.

Alô, doutor

A E-Pharma, com 9 mil drogarias credenciadas em 900 cidades, que tem convênio com o governo federal para a farmácia popular, vai lançar um um serviço on-line.

Alô, doutor 2

É o balcão de atendimento de múltiplas assistências – uma consulta por telefone. O cidadão cadastra-se no serviço e liga. Do outro lado da linha, nutricionistas, psicólogos e orientação médica para uma terceira opinião.

O alvo

O ministro Guido Mantega será sabatinado hoje na Comissão de Desenvolvimento da Câmara. Esperto, pediu ajuda: a presença do presidente da Casa, deputado Michel Temer.

Pré-campanha

Geraldo Magela, do PT de Brasília, convocou a turma para encontro no sábado a fim de debater a melhor forma de levar o "PT à vitória em 2010 para a Presidência e o GDF".

Sem cheque

Justiça seja feita: Waldir Pires, nomeado para o Conselho de Transparência e Combate à Corrupção da CGU, não terá remuneração. Só ganha as passagens.

Nenhum comentário: