domingo, fevereiro 09, 2014

Últimas dúvidas - TOSTÃO

FOLHA DE SP - 09/02

As decisões intuitivas, repentinas, às vezes, dão mais certo que as planejadas, ensaiadas


Felipão e todos os treinadores de seleções que estarão na Copa fazem suas últimas escolhas. Apenas os medíocres e os onipotentes não têm dúvidas. Todos devem ter visto a vitória do Chelsea sobre o Manchester City, por 1 a 0. Pena que Fernandinho, contundido, não atuou. Ele estaria em minha lista de convocados, mesmo se todos da posição estiverem bem, no lugar de Lucas Leiva ou de Hernanes.

Interessante que Mourinho, ao escalar mais um marcador no meio-campo, tirou Oscar, e não Willian. Oscar é titular da Seleção. Willian merece também estar no Mundial. Ramires atuou pela direita, marcando e atacando. Se não for titular na Copa, poderá ser o primeiro reserva em mais de uma posição.

Ramires foi um dos jogadores que mais evoluíram nos últimos anos. Deixou de ser um armador confuso, que errava muitos passes, sem perder a velocidade para marcar e chegar à frente. Pena que ainda finaliza mal.

David Luiz jogou de volante. Nesta função, prefiro outros jogadores do Chelsea e da Seleção. Felipão não deu também nenhum sinal de que poderá escalar três zagueiros, como fez em muitos momentos na Copa de 2002, apesar de ser, às vezes, surpreendente.

Planejar é essencial, mas, em qualquer atividade, muitas decisões intuitivas, repentinas, são as mais brilhantes e eficientes, quando feitas por um bom observador, que não seja refém do que foi ensaiado.

O título da Copa das Confederações não pode ser o único critério para a escolha de titulares e reservas. Este foi um dos erros de Parreira e Dunga, nas Copas de 2006 e 2010. Muitas coisas mudam. Além disso, se o Brasil tivesse escalado alguns outros jogadores, no ano passado, teria também sucesso. As circunstâncias, dentro e fora de campo, eram favoráveis. Não há nenhuma certeza de que tudo se repetirá no Mundial.

Luiz Gustavo atuou bem na Copa das Confederações porque, além de marcar, mostrou que tem um bom passe na saída de bola da defesa. Fred, além de fazer gols, evoluiu, quando passou a se movimentar mais. Os dois estarão bem na Copa?

Há outras possibilidades. Volantes que chegam bem ao ataque, como Ramires e Fernandinho, podem se adaptar muito bem a uma posição mais recuada, sem perderem o talento ofensivo. Meias que entram muito na área e finalizam bem, como Oscar, Neymar e Hulk, também se adaptariam bem a uma função mais à frente. Só não entendo a opção de Robinho para uma eventual ausência de Fred. Robinho não está bem no Milan e finaliza mal.

Os treinadores de todo o mundo gostam de contrariar a preferência da imprensa. Muitas vezes, com razão. Basta um brilhareco para pedir fulano na Seleção. Quem influencia Felipão em suas decisões? Murtosa? Parreira? Não parece. Imagino que sejam seus companheiros de infância, reunidos para tomar chimarrão.

Nenhum comentário: