quarta-feira, setembro 12, 2012

De volta para o futuro - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 12/09


Empurrado pelo ingresso de Lula, Dilma Rousseff e Marta Suplicy na campanha, Fernando Haddad abandonou o ar "blasé" e vestiu o figurino de candidato do PT. Em marco da nova fase, dirigiu-se ontem a sindicalistas, fazendo, segundo aliados, sua primeira fala com "sangue nos olhos", voltada sobretudo para a população de baixa renda e eivada de ataques ao PSDB. Ao criticar FHC, o petista tenta "colar" a candidatura de José Serra ao ex-presidente, que levou o mensalão à TV.

Tricô 1 Quem acompanhou o acordo para levar Marta ao Ministério da Cultura garante que o convite de Dilma foi feito dias antes do anúncio de que ela entraria na campanha de Haddad.

Tricô 2 As tratativas entre a senadora e a presidente foram amarradas em três conversas no Palácio da Alvorada nas últimas semanas, mas a escolha só seria anunciada após a eleição municipal. O embate entre Ana de Hollanda e o Planejamento precipitou a troca de comando.

Plano de voo Senadores do PT afirmam que Marta só aceitou entrar na campanha de Haddad após o convite. "Ela deixou claro mais de uma vez que estava feliz fora da campanha e viajaria para a Europa", lembra um colega.

#ficaadica Nas conversas com Dilma, Marta se queixou do Senado e repetiu que tem perfil mais "executivo".

Cadê? Puxador de votos da coligação de José Serra, o futuro senador Antonio Carlos Rodrigues (PR) omite o nome do candidato a prefeito na sua propaganda em panfletos, placas, cavaletes e banners. Na TV, pediu para veicular inserções de produção própria, escapando à padronização do QG serrista.

Tá combinado Aos tucanos, Rodrigues diz que está cumprindo estritamente seu compromisso com Serra, firmado no anúncio da aliança com o PR: levá-lo a atividades em seus redutos na periferia.

Dois coelhos De um membro do QG de Celso Russomanno (PRB), sobre a ida de Marta para a Cultura: "De uma vez Dilma tira dois problemas do horizonte do PT num eventual segundo turno: garante a ministra no palanque e atrai o PR para Haddad, caso Serra fique fora".

Três coelhos Já um petista paulista observa que, para limpar o caminho para Haddad, Dilma congestionou seu ministério de candidatos ao governo de São Paulo em 2014: Marta se juntará a Aloizio Mercadante (MEC) e Alexandre Padilha (Saúde).

Torniquete Um dado do Datafolha pode tranquilizar os tucanos: o percentual de eleitores de Serra que se dizem totalmente decididos pulou de 59% para 70% em uma semana, o que pode indicar que a hemorragia de votos está controlada.

SOS 1 Aliados de Humberto Costa lembram a fala de Lula em vídeo quando o petista anunciou sua candidatura para pressionar o ex-presidente a ir ao Recife ajudar o aliado, em franco declínio segundo as pesquisas.

SOS 2 Na gravação, Lula dizia aos "compatriotas de Recife" que estava curado do câncer e emendava: "Em setembro estarei aí para trabalhar a candidatura do Humberto Costa para prefeito''.

Tô fora O novo ministro do STF, Teori Zavascki, deverá dizer aos senadores na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça que, mesmo se chegar a tempo à corte, não votará no mensalão.

Visita à Folha Nino Oliveira Toldo, presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Samuel Figueiredo, assessor de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"A tal cartilha não pode ser obra do PSDB. Ela é um artifício próprio de delinquentes morais e políticos."

DO DEPUTADO CAMPOS MACHADO (PTB), sobre a cartilha distribuída para eleitores na capital paulista que tenta desqualificar Celso Russumanno (PRB).

contraponto

Portas em automático

Em campanha para destravar projetos de interesse da classe estudantil no Congresso, Daniel Iliescu, presidente nacional da UNE, e Manuela Prado, dirigente da Ubes, abordaram o líder da base do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), num voo para Brasília ontem.

-Queremos que libere para votação o projeto do pré-sal, que o senhor retirou para vistas -, pediu Iliescu.

O texto em questão destina 50% do fundo do pré-sal para investimento em educação, ciência e tecnologia. Surpreso, o senador peemedebista reagiu:

-Assim tenho de atendê-lo. Quer reunião quando?

Nenhum comentário: