terça-feira, maio 28, 2019

Das ruas, Bolsonaro só ouve a voz que lhe convém - RANIER BRAGON

FOLHA DE SP - 28/05

Para presidente, povo se resume a quem vestiu verde e amarelo no domingo


Ao se fiar nas manifestações de Jair Bolsonaro durante e após os atos de domingo (26), o presidente acredita que o povo brasileiro se resume aos que saíram a público com a camisa da seleção. Das ruas, Bolsonaro só escuta o que lhe convém.

O mar de gente que entupiu espaços públicos em 15 de maio nos protestos pela educação —em mais cidades e, na maioria delas, em número superior ao deste domingo— não é povo, mas idiotas, imbecis, inocentes nas mãos da corja do apagador e giz.

É melhor nem discutir o que pensam os que ficaram em casa ou foram ao Maracanã ver o Flamengo, por exemplo. Por 28 anos deputado, Bolsonaro age como se ainda fosse um deles, a representar um segmento muito específico da população.

Afinal de contas, o que quer o povo brasileiro? Qual é a voz das ruas?

Certamente não é uma só, nem duas, nem três. E nem de longe se resume aos verde e amarelo de domingo —os quais, tirante uma ala sequiosa por quarteladas e outras delícias vindas das trevas, têm o direito de serem ouvidos e representados.

Curiosamente, até em relação a esses Bolsonaro pratica audição seletiva. A tarefa de manter o Coaf com Sergio Moro, por exemplo, foi abandonada pelo governo há tempos, posição reiterada nesta segunda (27).

Os atos de domingo não espelham de forma fiel nem mesmo os 57,8 milhões que votaram em Bolsonaro no segundo turno. Ele foi eleito por pessoas movidas por uma miríade de sentimentos, muitas já decepcionadas com o que estão vendo.

Isso sem falar nos 47 milhões que votaram no PT e nos 11 milhões que rejeitaram tanto um quanto outro —contingente maior do que os que elegeram o presidente. Não são povo?

Mesmo o ato governista não tendo superado o da educação —e isso na “lua de mel” da gestão—, Bolsonaro escora-se nele para, malandramente e com falso ar contrito, propor um “pacto” com os outros Poderes.

Quer que todos eles ouçam a mesma “voz das ruas” que ele diz escutar. Resta saber quem está disposto a cair em mais esse conto do vigário.

Ranier Bragon
Repórter especial em Brasília, está na Folha desde 1998. Foi correspondente em Belo Horizonte e São Luís e editor-adjunto de Poder.

Nenhum comentário: