quinta-feira, abril 25, 2013

Reviravolta no PMDB gaúcho - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 25/04

Aliado histórico do PSDB, o PMDB gaúcho caminha para apoiar a presidente Dilma. Ex-ministro no governo Fernando Henrique, o deputado Eliseu Padilha diz que "não há justificativa para não apoiar o vice Michel Temer". Em maio, os 135 prefeitos do Sul vão jantar com Temer no Jaburu. Pelo acordo, em negociação, PMDB e PT terão candidatos ao governo e ambos pedirão votos para Dilma.

Troco no PSD prejudica Marina
Os governistas estão votando no Senado um projeto que dificulta a criação de novos partidos, como o Rede de Marina Silva. Mas uma emenda apresentada pelo líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), e apoiada na Câmara pelo PSDB alvejou ainda mais a candidatura de Marina ao Planalto. A emenda redistribuiu o tempo de TV, permitindo que o DEM recuperasse o que perdeu com a criação do PSD. O DEM voltará a ter cerca de três minutos. Isso só foi possível porque a emenda reduziu de 33 segundos para 11 segundos a parcela do tempo que é dividida igualmente para cada um dos 30 partidos do país. O PT, o PMDB, o PSB e o PSDB também aumentaram seus tempos.



"O PT e o PMDB ficaram muito gulosos, nós estamos vivendo das sobras e dos restos" 

Paulo Foletto Deputado federal (PSB-ES), ao defender a candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República 

Cargos na mesa
Para pressionar o ministro César Borges (Transportes) por nomeações no ministério, os deputados do PR organizam um jantar, no dia 7 de maio, para tentar convencê-lo a mexer, pelo menos, nas direções do Dnit nos estados.

Fim da boquinha
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), esteve ontem com o presidente do STJ, Félix Fischer. Foi comunicar que, a partir de maio, os ministros que ocupam apartamentos funcionais do Senado passarão a pagar aluguel de R$ 8,8 mil. Hoje, eles não pagam nada e, ainda, têm direito a internet, água, luz e segurança.

Na gaveta
A Ministra Cármen Lúcia (STF) está há dois meses segurando o último embargo feito pelo deputado Natan Donadon (PMDB-RR). Somente por isso ele está em liberdade. Ele foi condenado há 13 anos de prisão pelo crime de peculato.

Quem fala demais dá bom dia a...
Após levar um puxão de orelhas do presidente do PT, Rui Falcão, o vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), mandou uma carta e telefonou pedindo "desculpas" ao líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), e ao senador Jorge Viana (PT-AC). Anteontem, falando do projeto que prejudica os novos partidos, Vargas afirmara: "Tem que expulsar o Jorge Viana e trocar o líder".

Azeitando a máquina
A Aeronáutica, a Secretaria de Aviação Civil, a Infraero e a Anac usaram o jogo de ontem, entre Brasil e Chile, em Belo Horizonte, para testar um Plano Operacional modelo para a chegada e saída das seleções nos aeroportos durante a Copa.

Um lugar ao sol
Arrependido de ter ficado sem mandato depois de deixar o governo do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) está se preparando para concorrer ao Senado. Hoje, ele integraria a chapa do governador Renato Casagrande (PSB).

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) está atrás na corrida para o Senado (SC). O deputado Vignatti tem maioria na convenção do PT.

Nenhum comentário: