quinta-feira, abril 25, 2013

O Haiti é aqui - SONIA RACY

O ESTADÃO - 25/04

O governo discute a possibilidade de aumentar de 100 para 400 os vistos mensais concedidos a haitianos que queiram trabalhar no Brasil.

Para coibir a ação de “coiotes”, que os trazem – de forma ilegal e via terrestre – até a fronteira brasileira.

Equilibrando
A desoneração do setor sucroalcooleiro promovida pelo governo não reduzirá preços. Mas evitará aumento no caso do álcool, segundo Rubens Ometto, da Cosan. “Permite melhorar a remuneração, o que possibilita capitalização do setor e, consequentemente, novos investimentos”.

Equilibrando 2
A medida é suficiente? “Não veio tudo que queríamos, mas é um movimento na direção certa. Agora, cabe a nós, com o governo, desenhar passos futuros”, resume o empresário.

No fundo
Aliada aos ruralistas, a Petrobrás tentou, ontem, ir contra projeto que tramita na Comissão de Meio Ambiente da Câmara. “Ela sequer paga os passivos ambientais e agora quer enterrar a ideia da criação de um fundo para recuperação de danos à natureza”, desabafa Ricardo Tripoli.

A estatal não teve sucesso. Por enquanto.

Novo front
Marin agora mira o comando da Conmebol – após a renúncia, anteontem, de Nicolás Leoz. A coluna apurou que ele já iniciou movimentação junto a aliados na região, porque estaria convencido de que o desgaste à frente da CBF não tem mais conserto.

Para concorrer em 2015, terá de convencer os… argentinos, que veem com reservas um brasileiro no posto mais alto do futebol sul-americano.


Na festa da Time em NY, Alex Atala convidou Joaquim Barbosa para conhecer seu restaurante D.O.M.

E se disse admirador do presidente do Supremo.

Transparência
Caio Barsotti, do Conselho Executivo das Normas-Padrão, levará a Brasília, semana que vem, pelo menos seis opções de novas empresas que prestam o mesmo serviço do IVC, mas a custos menores.

Defende que, assim, o governo federal poderá cobrar dos pequenos veículos de comunicação que auditem sua tiragem, distribuição e circulação.

Pela ordem
Surge mais um candidato a candidato ao STF: Herman Benjamin, do STJ. O paraibano contaria com o apoio de Marta Suplicy. Já Gleisi Hoffmann insiste em Luiz Edson Fachin.

Em tempo: consta que Dilma só vai preencher as cadeiras vazias do STJ após definir o sucessor de Ayres Britto no Supremo.

Surprise
Danilo Miranda, do Sesc, ganhou pocket show de Criolo como presente por seus 70 anos. Funcionários da unidade Belenzinho tiveram de “esconder” o cantor para não estragar a surpresa.

Crescendo
E a Daslu anuncia a inauguração de sua primeira loja no Nordeste – com 510 m². Dia 2 de maio, no Shopping RioMar, em Recife.

Literatura
A Editora Sextante aumentou a tiragem inicial de Inferno, novo livro de Dan Brown, que chega às prateleiras dia 24 de maio.

A primeira fornada passou de 300 mil a meio milhão de exemplares. Para entender o tamanho da aposta: uma tiragem inicial no Brasil não costuma passar das 3 mil cópias.

Literatura e moda
A Prada inova. Lançou concurso de… contos – cujas histórias não podem ter mais de 20 páginas. A grife premiará o vencedor com 5 mil euros.

Tema escolhido? Visões de mundo. Assuntos proibidos? Pornografia, drogas e armas.

Nenhum comentário: