quarta-feira, abril 17, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 17/04

PROMINP VAI ESTIMULAR ARRANJOS PRODUTIVOS
Programa para fornecedores de óleo e gás vai privilegiar entorno de projetos da Petrobras em 5 estados, Rio entre eles
Petrobras e Ministério do Desenvolvimento (Mdic) preparam uma nova etapa para o Prominp, programa federal de ampliação da cadeia de fornecedores do setor de petróleo e gás. A ideia, agora, é desenvolver arranjos produtivos locais no entorno dos grandes projetos da estatal. De cara, cinco estados brasileiros foram selecionados: Pernambuco, por causa do complexo de Suape (porto, refinaria e estaleiro); Bahia, com o Estaleiro Enseada do Paraguaçu; Minas Gerais, com o polo metalomecânico de Ipatinga; Rio de Janeiro, com o Comperj; e Rio Grande do Sul, com o estaleiro Ecovix. A meta é ter, até o fim de 2014, pelo menos seis fornecedores-âncoras em cada região. "Uma base de fornecedores no entorno dos conglomerados industriais da Petrobras vai atrair outras empresas e serviços. Alimentação e hotelaria, por exemplo", explica Paulo Afonso dos Santos, coordenador-executivo do Prominp e assessor da presidência da Petrobras para conteúdo local. Os técnicos do programa já fizeram reuniões com empresas e autoridades de três estados. Faltam Rio e Minas. O planejamento está pronto, diz Paulo Afonso. "A fase atual é de elaboração do orçamento", avisa.

Nota alta
A Standard & Poor’s, agência de risco, deu nota “brAA” à Cedae. É o 1º ratingda companhia de água e esgoto do Estado do Rio, conta o presidente Wagner Victer.

A empresa foi classificada como grau de investimento. Ou seja, tem alta capacidade de honrar suas dívidas.

Profissional
Joaquim Barbosa, presidente do STF, quer buscar no mercado os gestores do Funpresp-Jud. O ministro lançou a ideia ontem, em reunião com presidentes de tribunais superiores. O conselho do fundo dos servidores do Judiciário será orientado a contratar uma agência de head hunter.

A caminho
Terá 323 integrantes a delegação brasileira do Departamento de Comércio dos EUA à OTC 2013, feira de óleo e gás, mês que vem, no Texas. O número é recorde, diz o Consulado do Rio. Ano passado, 230 embarcaram.

Inflação
O custo da construção civil no Rio disparou em março. Houve alta de 5,67%, diz o Sinduscon Rio. Foi efeito do acordo coletivo, que corrigiu os salários do setor em 9%. E dos 25 insumos pesquisados, 16 subiram de preço.

Carnaval
A Abrinq vai apoiar a União da Ilha no carnaval 2014. Faz o anúncio semana que vem, no encontro da indústria de brinquedos, tema da escola.

DE CARA NOVA
Monica Rosenzweig, designer de acessórios, lança amanhã a campanha da coleção de inverno. Será veiculada na web. A modelo Tays Casanova posou para a fotógrafa Gilza Velloso. Em maio, a marca vai repaginar o ateliê em Ipanema. E assinará linha de luxo da grife Melon. Vai investir R$ 250 mil. Prevê duplicar as vendas. 

Cabo Frio
As redes Leader, Riachuelo, Checklist e Bagaggio chegarão a Cabo Frio com a abertura do Park Lagos, em fase final de construção. O shopping também terá unidade da C&C, com 4.500 m2. A Shopinvest já negociou 90% da área locável, de 27 mil m2. É investimento de R$ 180 milhões.

Distribuição
A alemã Merck, indústria química e farmacêutica, abre centro de distribuição em Jacarepaguá, amanhã. Investiu R$ 21 milhões no galpão de 5.762 m2. Vai aumentar em 60% a capacidade de armazenagem. A fábrica brasileira passará a exportar para América Latina.

SEGUNDA VIAGEM
A Leader estreia hoje a campanha de Dia das Mães na TV. Grávida do segundo filho, a atriz Juliana Paes estrela o comercial, que a Artplan criou, e a Conspiração Filmes produziu. A rede espera alta de 29% nas vendas na temporada. Só no domingo, 12 de maio, a previsão é faturar 36% a mais. 

JOIA DE MAE
A joalheria Lisht lança, amanhã, a campanha para o Dia das Mães. Uma das novidades é a linha Fingerprints, inspirada em
impressões digitais, com pulseira e anéis em ouro e brilhantes. As vendas para a data representam 13% do faturamento anual da marca. A expectativa é vender 15% a mais do que em 2012. Com fotos de Marcos Vianna, a campanha estará em impressos e outdoors.

20 mil FORNECEDORES
Em dez anos, a cadeia de fornecedores nos cadastros locais de unidades da Petrobras saiu de 12 mil para 20 mil. Uma das metas do Prominp foi descentralizar base de suprimentos do país.

CORRIDA MALUCA
A Peugeot põe na rua hoje a campanha de lançamento do Peugeot 208. Personagens do desenho animado “Corrida malucá estarão no filme para TV e internet; e nos anúncios para revistas ejornais. A Y&R assina. O carro é produzido na fábrica de Porto Real, no Estado do Rio.

Perfume
A Jequiti Cosméticos vai vender, com exclusividade, no Brasil a linha de perfumes Playboy Vip. Investiu R$ 10 milhões. As colônias chegam ao mercado em 12 de junho.

De pé
A Schutz, de calçados e acessórios, chega a Niterói (RJ) em maio. Investimento de R$ 1 milhão, será a 51ª unidade da rede no país.

A filial, em Icaraí, seguirá o novo padrão visual da marca. Terá parede com nove telas de 40” para exibir vídeos e campanhas.

Desconto
O site Discount 102 fechou parceria com a Mastercard. Vai ofertar cartões de débito com carga mínima de
U$ 9,99. Quer emitir mil plásticos em três meses. 

Identidade musical
O Grupo Rádio Ibiza faturou R$ 1,2 milhão no 1º tri deste ano, alta de 43% sobre 2012. A rádio ganhou 48 clientes; o braço de filmes, 15.

Livre Mercado
A vinícola Dal Pizzol lança, em maio, o Gamay Beaujolais. É o primeiro vinho da safra 2013. Prevê vender as seis mil garrafas até o fim do ano.

Chega às lojas no sábado a edição limitada do vinho Qu4tro 2009, da Perini. Serão quatro mil garrafas à venda. Prevê faturar R$ 400 mil.

A Apae-SP realiza, dia 21, o 6° Leilão de Vinhos. Prevê bater arrecadação de 2012, de R$1,244 milhão.

O azeite Andorinha elevou em 65% as vendas no Rio no 1° trimestre de 2013 sobre um ano antes.

A grife Limits abre hoje no Ilha Plaza Shopping. É aporte de R$ 400 mil. Deve vender R$100 mil por mês.

A Lunetterie será revendedora exclusiva dos óculos da americana Tumi no Rio. Comprou 150 peças. Espera faturar 8% mais.
Philippe Bhering, advogado, fala 2ª na Câmara Brasil-Alemanha (SP) sobre marketing de emboscada e os grandes eventos esportivos.

Nenhum comentário: