quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Quem quer dinheiro? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 21/02

Dois dias depois de Dilma Rousseff ampliar o Bolsa Família e algumas horas após a festa de dez anos do PT no poder, o governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB) reúne hoje em Gravatá os 186 prefeitos de Pernambuco para anunciar aporte direto de R$ 220 milhões para investimentos nos municípios. O repasse será rápido: 30% serão liberados no ato, e o restante à medida que as obras avancem. O cálculo do rateio segue as cotas do Fundo de Participação dos Municípios.

Festa... O Planalto se mobilizou na véspera para reagir ao discurso de Aécio Neves no Senado. Foi combinado que o Executivo não responderia diretamente ao tucano, para não "vitaminar" sua fala, segundo um governista.

... surpresa Municiado pela Secretaria de Relações Institucionais, o líder no Senado, Wellington Dias (PI), ficou encarregado de fazer um discurso listando "45 sucessos" do PT. Lindbergh Faria (RJ) foi designado para o ataque mais duro ao mineiro.

Baile De Aécio, após a fala, sobre os apartes e réplicas dos senadores petistas: "Fico feliz que o PT tenha me tirado para dançar. Mas não quero dançar o bolero do passado, e sim um techno futurista''.

Olho no olho Dilma recebe hoje Fernando Bezerra para uma conversa. Na semana passada, ministros com acesso à presidente chegaram a defender a saída do titular da Integração, para emparedar Eduardo Campos e tirar seu espaço no governo.

Diz aí A petista não topou o confronto aberto. Mas espera ouvir de Bezerra que ele é hoje o maior defensor do apoio do PSB à sua reeleição.

Ninho O PSDB-MG pretende fazer do evento de segunda-feira, em Belo Horizonte, um desagravo a FHC. Tucanos vão rebater a cartilha distribuída na festa petista. A ideia é enfatizar o controle da inflação e seu impacto na economia popular.

Ribalta 1 Discretos no evento festivo de ontem, petistas condenados no mensalão terão protagonismo em novas atividades alusivas aos dez anos do PT no governo.

Ribalta 2 José Dirceu deve ser destaque no primeiro seminário da caravana nacional, dia 28, em Fortaleza. O ex-ministro integra o Diretório Nacional, que se reúne na véspera na capital cearense.

Ponte aérea Guido Mantega (Fazenda) decidiu encurtar sua participação no road-show internacional para vender o pacote de concessões. Depois de Nova York, na próxima terça, ele retorna ao Brasil. Só Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Luciano Coutinho (BNDES) vão a Londres.

In loco Mantega avalia que emendou muitas viagens internacionais e quer acompanhar de Brasília a divulgação de dados importantes da economia nos próximos dias.

Boca de urna Dilma vai aproveitar a reunião de amanhã na Guiné Equatorial, com quatro presidentes sul-americanos e 13 africanos, para pedir votos para o candidato brasileiro para a OMC (Organização Mundial de Comércio), Roberto Azevedo.

Excel 1 Embora vá evitar embate direto com o sucessor, Gilberto Kassab responderá a cada crítica de Fernando Haddad à sua gestão. Auxiliares estão mobilizados para fornecer dados em tempo real sobre investimentos.

Excel 2 Kassab diz ter gasto R$ 50 milhões em manutenção de semáforos, alvo de crítica recente de Haddad.

Visita à Folha Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Isabel Costa e Rafael Elly, assessores.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
" PT e PSDB estão tão parecidos que, se pegássemos discurso do Genoino falando de corrupção no passado, pareceria o Aécio hoje."
DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES (PSOL-AP), criticando a polarização da disputa política entre petistas e tucanos, após fala do mineiro no Senado.

contraponto


Tônico capilar


No retorno das atividades da Câmara após o recesso informal de Carnaval, muitos deputados exibiam novo visual, o que acabou virando assunto na área do cafezinho. O mais assediado era Tiririca (PR-SP), que apareceu no plenário repaginado, com cabelo tingido de loiro.

Ao encontrar o colega, Chico Alencar (PSOL-RJ) brincou, usando o lema da campanha do humorista em 2010:

-Você é prova de que pior do que está pode ficar, sim!

O deputado respondeu:

-Olha, pelo menos ainda tenho cabelo para pintar. Não é o caso de muitos que estão zombando de mim.

Nenhum comentário: