quinta-feira, fevereiro 21, 2013

EM NOME DO FILHO - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 21/02

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, deve ter aliado de peso em sua proposta de acabar com o "filhotismo" na Justiça. O novo presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, apoia a ideia.

SURPRESA
Barbosa puxou o assunto quando recebeu Coêlho em audiência, há alguns dias. Disse que o "filhotismo", em que parentes, cônjuges e filhos de magistrados advogam nos tribunais em que eles julgam, era "uma vergonha" para o país. O apoio de Coêlho surpreendeu os presentes. Ele toma posse na OAB no dia 12 de março.

LADO A LADO
Barbosa revelou à coluna, em entrevista em 2012, que defenderia a proibição de que familiares advogassem no tribunal em que parentes são juízes. Embora a medida afete centenas de magistrados e seus parentes, ela pode ter o apoio de advogados que não têm a mesma situação privilegiada e que se queixam de concorrência desleal.

FOGO AMIGO
A proximidade do ministro Aloizio Mercadante, da Educação, da presidente Dilma Rousseff faz com que ele seja mal falado por pelo menos cinco ministros paulistas. O mínimo que dizem, em conversas já presenciadas pela coluna, é que Mercadante é "desagregador".

TODO OUVIDOS
Um dos ministros afirma que Mercadante não apenas está próximo como até virou confidente de Dilma.

FORA, MARIN
A petição postada no site Avaaz.org pedindo José Maria Marin "fora da CBF" já tinha 5.000 assinaturas na manhã de ontem. Ela foi criada por Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, morto pela ditadura. Marin fez discurso contra a TV Cultura, dirigida em 1975 por Herzog, dias antes de o jornalista ser preso.

DEU NO JORNAL
E o Instituto Vladimir Herzog discute com os governos federal e estadual a criação de um Museu da Imprensa em SP. Uma equipe viaja para Washington para conhecer o Newseum e conversar com o consultor Ralph Appelbaum, que ajudou a criar museus como o do Holocausto, nos EUA, e o da Língua Portuguesa, em São Paulo.

MAS QUE CALOR
Funcionários do Ministério da Cultura (MinC) que trabalham no Palácio Gustavo Capanema, no Rio, protocolaram carta na pasta anteontem pedindo medidas para amenizar o calor.

MAS QUE CALOR 2
Eles sugerem que, quando os termômetros marcarem 33°C, todos "deverão ser imediatamente dispensados do serviço", já que dentro do prédio o calor é ainda maior. Em outro edifício, que abriga a Biblioteca Nacional, uma funcionária passou mal na segunda. O MinC diz que analisará os pedidos e que os prédios serão reformados, com investimento total de R$ 136,5 milhões.

FAÇA-SE LUZ
A USP ganhará enfim novo sistema de iluminação. O Tribunal de Contas do Estado julgou ontem o processo do edital para 7.000 pontos de luz no campus (hoje são 3.200). A concorrência, de R$ 62 milhões, já havia sido suspensa três vezes por suspeitas de irregularidade.

#VEMARIEL
A peça "A Viagem do Capitão Tornado", só com atores que têm síndrome de Down, terá na plateia Ariel Goldenberg, também portador de Down e ator do longa "Colegas". Ele, que quer a vinda de Sean Penn para ver seu filme, virou alvo da campanha #vemariel, na qual os colegas pedem sua presença na pré-estreia, no sábado.

GATA NA NEVE
Rosie Huntington-Whiteley posou para a campanha de inverno da Animale em Los Angeles, num cenário com neve falsa, para recriar o clima da aurora boreal. A grife queria trazer a modelo ao Brasil, mas ela está ocupada gravando o filme "Fury Road: Mad Max". "A imagem dela é o contraponto perfeito entre o suave e sensual", diz Luis Fiod, que assina a direção criativa.

MULHERES RICAS
Pablo Morais e Bruna Tiedt desfilaram para a Daslu, que lançou anteontem sua nova coleção de inverno. Martha Queiroz, diretora de criação da marca, Patricia Cavalcanti, diretora de marketing, e Patricia Brandão foram à loja do shopping Cidade Jardim.

RAIZ FORTE
A estilista japonesa Junko Koshino foi homenageada na casa de Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels. Shintano Yabe foi ao jantar.

CURTO-CIRCUITO
Iracity Cardoso é a nova diretora do Balé de SP. Bruno Facio regerá o Coral.

Erika dos Mares Guia lança preview de inverno, às 10h, nos Jardins.

O filósofo Gilles Lipovetski fala sobre mercado de luxo hoje, na Câmara de Comércio França-Brasil.

Andrew Bird toca no sábado no festival Popload Gig, no Cine Joia. 18 anos.

Nenhum comentário: