quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Fim da farra - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 20/02

Preocupado com a imagem da Câmara e em busca de uma trégua pessoal, o seu novo presidente, Henrique Alves (PMDB-RN), comunicou aos líderes que vai votar, na semana que vem, projeto já aprovado no Senado que acaba com o 14º e o 15º salários. Para evitar dissabores, como uma derrota, pediu aos líderes que ganhem o baixo clero. Alguns líderes decidiram atrapalhar.

O MST cai no samba
O compositor Martinho da Vila recebeu e-mail inusitado na sexta-feira (15), elogiando a campeã do carnaval Vila Isabel e seu samba-enredo. A escola teve o patrocínio da Basf, empresa alemã, e, na sua mensagem, João Pedro Stédile, dirigente do Movimento dos Sem Terra, relata que enviou carta à direção da escola preocupado com uma eventual apologia da empresa, dos agrotóxicos e do agronegócio. Passada a folia, Stédile se rendeu ao samba e ao desfile da Vila: "Felizmente fomos salvos pela sabedoria e genialidade de Martinho da Vila, que fez um samba espetacular". (No Blog a carta e o samba, composto também por Arlindo Cruz, André Diniz, Tonico da Vila e Leonel.)

“O PT e o governo não podem passar recibo de adversários de Eduardo Campos. Ele nos ajudou nas vitórias de Lula e de Dilma”
Marcelo Déda
Governador de Sergipe e filiado ao PT

Operação 2014
A presidente Dilma orientou todos os seus ministros a procurarem os empresários de suas áreas de atuação. O objetivo é ouvir suas reivindicações para que a economia cresça e sugerir propostas de atendimento ao Planalto.

No rastro
Quem quiser saber quais os candidatos a governador, em 2014, que contam com a simpatia do ex-presidente Lula deve procurar pelas digitais do jornalista João Santana. Hoje, no Rio, vão ao ar inserções de TV do PT, com o protagonismo do senador Lindbergh Farias (PT), que foram produzidas por Santana, marqueteiro de Lula e da presidente Dilma.

Pés no freio
Irritada com alguns aliados, que começaram a demitir ministros pela imprensa, a presidente Dilma decidiu segurar as mudanças pontuais que fará. Contrariada, a presidente reclama que se trata de um constrangimento desnecessário.

Pressionados pelo Planalto
Os ministros do STF estão inclinados a adotar uma fórmula chamada "Modulação Temporal de Efeitos", pela qual a decisão do ministro Luiz Fux, de limpar a pauta de vetos, valerá apenas para o futuro. Os antigos vão permanecer na gaveta, permitindo que seja pinçado para votar o veto da Lei dos Royalties. O governador Sérgio Cabral já se prepara para o embate do mérito no STF.

Em posição de alerta
O governo Dilma está monitorando sindicatos trabalhistas envolvidos em obras para a Copa do Mundo (2014) e das Confederações (2013), como construção de estádios. Há ameaças veladas de greves, como ocorreram na Copa da África do Sul.

Dobradinha PT-PSDB
A cubana Yoani Sánchez será recebida hoje pelo presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), e falará numa das comissões da Casa. Tudo articulado pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

LIGADO ao contraventor Carlos Cachoeira, o vereador Elias Vaz (GO) foi a um dos lançamentos do Rede Sustentabilidade de Marina Silva.

Nenhum comentário: