quinta-feira, janeiro 17, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 17/01


Efetivação de trabalho temporário cai em 2012
O volume de efetivações posteriores aos contratos de trabalho temporário caiu no ano passado, de acordo com dados da Asserttem (associação do setor) e do sindicato Sindeprestem.

Cerca de 275 mil trabalhadores foram convocados para atividades por tempo determinado nas datas de maior pico como Natal, Dia das Mães, Páscoa é férias. Desses, apenas pouco mais de 34,5 mil foram efetivados.

No ano anterior, entre aproximadamente 260 mil temporários, mais de 44,6 mil permaneceram no emprego, conforme o levantamento.

A época de maior mudança foi a Páscoa, que ilustra as diferenças entre os cenários econômicos, segundo a entidade. Na data, apenas 7.000 trabalhadores tiveram efetivação, ante 17,5 mil em 2011.

Os contratos por tempo definido são considerados uma porta de entrada para jovens no mercado de trabalho, de acordo com Jismália de Oliveira Alves, presidente da associação.

"As oportunidades de empregabilidade aumentam quando se tem uma experiência. É uma ferramenta de qualificação. E tem sido um desafio encontrar mão de obra qualificada", diz.

No Natal de 2011, o setor teve de flexibilizar as exigências para conseguir preencher todas as vagas devido à falta de mão de obra com perfil adequado.

O problema se normalizou no final do ano passado, segundo Alves.

HOSPEDAGEM CARIOCA
A maior parte dos hotéis que serão construídos no Rio até 2015 ficará localizada na Barra da Tijuca, segundo pesquisa do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).

Em três anos, a cidade terá 24.643 quartos, cerca de 30% a mais do que o existente atualmente.

A maior oferta adicional está no segmento de médio padrão (3.111), seguido pelo alto padrão (1.455) e pelo econômico (1.120).

Hoje, a demanda por hospedagem na cidade do Rio de Janeiro é de 14.823 unidades. A previsão para 2015 é de que este número aumente para 17.762 -alta de 19,8%-, de acordo com o Fohb.

A taxa de ocupação tende a diminuir de 78% para 72% nos próximos três anos, ainda segundo a entidade.

NÚMEROS
18.957 é o atual número de apartamentos na cidade do Rio de Janeiro

24.643 serão as unidades dentro de três anos

14.823 são os apartamentos demandados atualmente no Rio

17.762 será o número de unidades demandados em 2015

VOLTA ÀS AULAS
As matrículas nas escolas particulares no Estado de São Paulo devem crescer 4% em 2013. A informação é do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, que representa 12 mil escolas e mais de dois milhões de alunos no Estado.

Segundo o presidente do sindicato, Benjamin Ribeiro, as matrículas vêm crescendo, em média, 4% ao ano desde 2005 e o setor já incorporou mais de 500 mil alunos nos últimos anos.

"O maior sonho dessa nova classe média é colocar os filhos e filhas em uma escola particular, os pais só não colocam as crianças em escola privada se realmente não tiverem dinheiro para tal", aponta Ribeiro.

Segundo Amábile Pacios, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, houve aumento de 7% nas matrículas nacionalmente.

"Grande parte desse crescimento foi sustentado pelas classes C e D", afirma.

Novidade... 
O uso de instrumentos de defesa comercial pelo Brasil é tema do livro "Brazil in World Trade - Contingent Protection Measures", do ex-presidente do Cade Fernando Furlan e de Dan Wei.

...na prateleira 
A parceria entre Brasil e China e acordos de livre comércio do Mercosul com outros blocos também são abordados no livro recém-lançado pela Kluwer Law.

SEGURO ESTRATÉGICO
Maior rentabilidade das companhias de seguro em mercados emergentes é o que esperam 68 analistas de investimentos de seguros, de 16 países, ouvidos para pesquisa feita pela Accenture.

Estratégias de fusão e aquisições de seguradoras norte-americanas, europeias e japonesas no Brasil, Rússia, Índia, China, México ou Coreia do Sul podem elevar o "rating" dessas empresas em três anos, segundo os analistas de propriedade e acidentes.

Os especialistas avaliaram também que as seguradoras teriam de fechar 2012 com um retorno médio antes do imposto sobre o patrimônio líquido (ROE) de 14,9%. Em 2011, havia sido de 13,7%.

A estratégia de preços (95%) e a qualidade de serviço (94%) foram citadas pelos analistas como sendo os principais orientadores de valor para a indústria para os próximos três anos.

CLIENTE INSATISFEITO
Pouco mais da metade (53%) dos consumidores em todo o mundo deixam de comprar em uma determinada loja quando são mal atendidos, segundo pesquisa da Oracle com 3.577 pessoas.

O levantamento também mostra que 55% dos entrevistados recomendam a amigos que evitem a loja. Outros 37% compartilham suas insatisfações em redes sociais.

Capacete A Honda produzirá hoje a moto de número 18 milhões no país. A operação da fábrica em Manaus teve início há 36 anos. Atualmente sai da linha de montagem da unidade uma motocicleta a cada oito segundos.

Carnavalesco O consórcio OCP/Mago, que agencia e comercializa cotas de patrocínio para o Carnaval de Salvador, informa que captou aproximadamente

R$ 18 milhões em investimentos privados até esta semana.

Nenhum comentário: