quinta-feira, janeiro 17, 2013

Acelera, Mengo! - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 17/01


A Peugeot-Citroën vai patrocinar o Flamengo este ano. Aliás, dia 30 agora, a montadora lança o modelo 208, na fábrica de Porto Real, RJ. O principal acionista da francesa, Thierry Peugeot, virá para a festa.

Calma, gente I
Frei David dos Santos, da ONG Educafro, protocolou ontem uma representação no Ministério Público do Rio contra os clubes Paissandu e Caiçaras, a quem acusa de “discriminação racial e social”, por proibirem a entrada de babás não uniformizadas.

“A medida”, diz a representação, “mesmo que imposta por associação privada, implica discriminação odiosa, ao revelar um tratamento hierárquico irrazoável e violador do princípio da igualdade e da não discriminação”.

As mucamas...
Para Frei David, conhecido por sua luta a favor de cotas para negros nas universidades, “o traje acarreta automática identificação de empregadas domésticas e babás no ambiente do clube, no intuito de registrar para todos os frequentadores sua condição social, reproduzindo o cenário das célebres gravuras de Debret, com a representação de “sinhôs”, “sinhás”, “sinhozinhos” e suas “mucamas”, em pleno século XXI”.

Calma, gente II
Juliana Paes, grávida, caminhava com Pedro, seu filho, dia destes, à noite, pelo Jardim Oceânico, na Barra, no Rio, quando notou a aproximação de um carro com vidros escuros. Segurou o miúdo e, assustada, temendo ser um assalto ou um sequestro, pensou em correr. O carro chegou um pouco mais perto da atriz e, do banco do carona, saiu um... flash. Era um paparazzo.

OLHAI POR NÓS
Os mirantes do Rio precisam de mais carinho. No Mirante do Pedrão, no Morro Santa Marta, em Botafogo, veja acima, a situação é de abandono. Lixo se acumula por toda parte e fios cruzam o local na altura do parapeito, ao alcance de uma criança de 5 anos. No Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon (ao lado), um dos deques está interditado pela Defesa Civil. O pior é que não há sinal de que será reformado. Lá, a escultura de aço feita por Oscar Niemeyer (1907-2012) sofre com a ferrugem. Até que o parque está bem cuidado, diga-se de passagem, mas a obra do mestre-arquiteto precisa de restauro.

Dado condenado
O ator Dado Dolabella terá de pagar R$ 40 mil de indenização à camareira Esmeralda Honório. A 11ª Câmara Cível do Rio reformou, por unanimidade, a sentença que julgara improcedente o pedido desta condenação. A causa foi ganha pelos advogados Marcelo Salomão e Maria José Arruda de Almeida.

Segue...
Na decisão em primeira instância, a juíza argumentou que Dado seria inocente porque “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Mas a desembargadora Myriam Medeiros da Fonseca Costa, relatora da apelação, não entendeu assim. Esmeralda, como se sabe, acusa o Dolabella de tê-la agredido durante uma briga dele com a então namorada Luana Piovani, em uma boate, no Rio, em 2008.

Arte moderna
Helena Severo e Antonio Cicero serão os curadores de uma exposição itinerante pelo Brasil de 80 quadros da coleção do banco Santander (arte moderna). “Narrativas poéticas” irá celebrar o diálogo entre poesia e artes plásticas.

Crítica ao capitalismo
Estas esculturas espalhadas pelo Rio, uns amontoados de objetos usados, como sofás, TVs, malas etc, têm chamado atenção. São, na verdade, uma espécie de anúncio da peça “Edukators”, que estreia hoje. Inspirado no filme homônimo, o espetáculo conta a história de jovens que invadem uma mansão e fazem protestos anticapitalistas. O trabalho é do cenógrafo Thomaz Velho e envolveu adolescentes do Novo Degase.

Chuva que cai I
Segunda agora completam-se três meses que a Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, está fechada para shows. As chuvas de outubro causaram danos e nada foi reparado. Alô, prefeitura!

Chuva que cai II
A chuva da última terça causou estrago no Centro Cultural Cartola, no Morro da Mangueira, no Rio. O forro do teto caiu, e a água inundou os equipamentos do centro de digitalização. Além disso, as fantasias que estavam sendo preparadas para o “Baile das Rosas”, em homenagem ao centenário de Dona Zica (1913-2003), viúva de Cartola, foram destruídas.

Imagina na Copa
Um bonecão do Fuleco, o mascote da Copa de 14, foi colocado, terça, próximo ao Rio Joana, quase de frente para o Maracanã. Só que, com aquele temporal, o boneco... caiu no rio e foi levado pela correnteza. De um prédio, um gaiato, como se encorajasse um nadador, ficou gritando: — Vaaai, Fuleeeeeco! Vaaaiiiii...

Nenhum comentário: