quinta-feira, dezembro 20, 2012

Tabelinha - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 20/12


A decisão de Roberto Gurgel de pedir ontem a prisão imediata dos 25 condenados no mensalão contrariou ministros do STF. Eles lembram que, dois dias antes, o procurador-geral da República rejeitou apelo de Celso de Mello para que o plenário deliberasse sobre o tema antes do recesso. "É sintomático, para dizer o mínimo", afirma Marco Aurélio Mello. A avaliação na corte é que Gurgel postergou o pedido para obter decisão monocrática favorável do presidente Joaquim Barbosa.

Placar Pela contabilidade interna, se tivessem sido analisadas pelo colegiado, as prisões seriam negadas por pelo menos 6 dos 9 ministros.

Tema único Ainda que decida apenas amanhã, Joaquim Barbosa será bombardeado com perguntas sobre o caso na entrevista que já havia convocado para hoje. O presidente-relator pretendia fazer balanço do julgamento.

Risco Ministros argumentam que seria prudente esperar a proclamação do resultado para arbitrar sobre as prisões. Se algum condenado a regime fechado tiver a pena revista para o semi-aberto na análise dos embargos, poderá pedir reparação do Estado por suposta prisão indevida.

O bicho... O vídeo em que Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) conclama a militância do PT a reagir aos "ataques sem limites" contra Lula preocupa petistas por ter sido gravado no Palácio do Planalto.

... vai pegar Sem mencionar o Rosegate nem o novo depoimento de Marcos Valério, o ministro foi filmado em sua mesa, em frente ao retrato oficial de Dilma Rousseff, o que pode ensejar contestação judicial por campanha antecipada, além de trazer a crise para o colo do governo.

Papai... Antes e depois do discurso de 42 minutos que fez ontem na posse da nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula exibia bom humor. Encerrado o evento, saboreou churrasco com os líderes sindicais da entidade e da CUT.

... Noel O ex-presidente tirou fotos com a equipe de limpeza e do bufê. Aos que se aproximavam com o telefone celular para registrar sua presença, avisava: "Aproveitem, vou deixar a barba crescer".

Fera ferida Paulo Vieira estuda trocar de advogado pela segunda vez em uma semana. Para interlocutores, o ex-diretor da ANA tem "rompantes'' e contraria a defesa ao insistir na delação premiada ao Ministério Público. Ele negocia com Leônidas Scholz, próximo do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos.

Saldo A Justiça Federal desbloqueou parcialmente as contas da Facic, faculdade controlada pela família de Vieira em Cruzeiro (SP).

Inimigos... O PSDB decidiu ontem apoiar José Américo (PT) à presidência da Câmara paulistana. Tucanos indicaram Claudinho Souza para a primeira secretaria e Andrea Matarazzo para a Comissão de Política Urbana.

...íntimos A oficialização do acordo PT-PSDB é uma resposta à articulação de Roberto Trípoli (PV), que ensaia candidatura "avulsa" ao comando do Legislativo.

Anticlímax Ao diplomar o vereador Marco Aurélio Cunha (PSD), o juiz Marco Antonio Vargas quis se contrapor à euforia dos torcedores do Corinthians após o título mundial: "Saudações tricolores", disse o magistrado ao ex-cartola do Morumbi.

Pluviômetro Preocupa o QG de Fernando Haddad a limpeza de 200 pontos de alagamentos em São Paulo. O petista monitora a migração dos funcionários da Limpurb para a nova autarquia responsável pelo serviço.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Gurgel desrespeita o STF ao buscar decisão monocrática sobre as prisões. Celso de Mello disse que o plenário estava apto a deliberar."

DO ADVOGADO ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, sobre o procurador pedir a Joaquim Barbosa prisões dos condenados no mensalão em pleno recesso.

contraponto

Elixir da felicidade

Ao deixar, anteontem, a Secretaria da Casa Civil de São Paulo, Sidney Beraldo advertiu o sucessor, Edson Aparecido, que acabara de ser empossado no Palácio dos Bandeirantes, sobre o acúmulo de tarefas da pasta:

-O Emanuel Fernandes, ex-secretário de Planejamento, me dizia após aquelas longas reuniões que era impossível ser feliz e chefe da Casa Civil ao mesmo tempo.

Ao discursar, em seguida, Geraldo Alckmin tentou tranquilizar o novo articulador político de seu governo:

-Espero sinceramente que o Edson não dê ouvidos ao Emanuel. Ele é um brincalhão.

Nenhum comentário: