quinta-feira, dezembro 20, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“É chegado o momento de descanso. Eu mesmo vou ficar por aqui”
Ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, que definirá a prisão dos mensaleiros


PMDB GANHA CIÊNCIA E PR FICARÁ COM TURISMO

A minirreforma ministerial do começo do ano terá duas novidades, que ainda estão sendo “costuradas” pela presidente Dilma: ela planeja entregar ao PMDB o Ministério de Ciência e Tecnologia, convidando para o cargo o deputado Gabriel Chalita (SP), indicado pelo vice-presidente Michel Temer, enquanto ao PR “pacificado” caberá a pasta do Turismo, hoje entregue ao deputado Gastão Vieira (PMDB-MA).

MINISTRO EDUARDO

Para compensar o PMDB pela perda do Turismo, Dilma pode entregar o Ministério dos Transportes ao senador Eduardo Braga (AM).

PAZ E AMOR

Dilma anda numa fase “paz e amor”. Até já aceita a ideia, pela qual sentia horror, de ver Eduardo Cunha (RJ) líder do PMDB na Câmara.

LAMPIÃO

Já em campanha, Lula 1.0 diz que não será derrotado por “vagabundo no ar condicionado falando mal de mim”. Se não faltar luz...

IDADE DA PEDRA

Um leitor do Rio pagou por caixa e Sedex o que custou uma camiseta enviada de presente. Na americana DHL, embalagem plástica é grátis.

ELEIÇÃO DE HENRIQUE ESTÁ CONSOLIDADA, NA CÂMARA

O líder do PT, José Guimarães (CE), não hesita em reconhecer: “A eleição de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) à presidência da Câmara dos Deputados está consolidada”. Com idêntica ênfase, o vice-presidente Michel Temer desestimulou a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) a disputar com Alves a eleição de 4 de fevereiro. Uma eventual candidatura da deputada sofreria derrota acachapante.

FAVORITO

O PDT fechou apoio a Henrique Alves para presidir a Câmara. Também estão com ele PT, PR, PP, PCdoB, PSDB...

META PARA 2014

Parlamentares capixabas acham que Rose de Freitas pretende se filiar ao PSD, e seria candidata ao Senado, em 2014.

TUDO ACERTADO

Com Netinho de Paula no secretariado de Fernando Haddad, o ex-ministro Orlando Silva será vereador e presidente do PCdoB-SP.

ELE JÁ NÃO DECIDE

Há quinze dias, Guido Mantega fez pose de valentão, ao ser indagado na GloboNews sobre o aumento no preço da gasolina pretendido por Graça Foster (Petrobras): “Ela quer, mas não terá”. Ela terá. E ele não participou da decisão e ainda se submeteu à humilhação de anunciá-la.

SAITO PODE CAIR

O brigadeiro João Manoel Sandim de Rezende poderá substituir Junito Saito no comando da Aeronáutica. Dilma se irritou ao ler reportagens envolvendo filhos de milicos com lobbies para aquisição de aeronaves.

A LICENÇA PRIMEIRO

O senador Renan Calheiros (PMDB) barrou a segunda tentativa de se criar 7.000 cargos no ICMBio e 400 no Ibama. Diz que irá analisar e espera liberar os projetos tão logo o Ibama aprove a licença ambiental para o Estaleiro Eisa em Coruripe (AL), que surrupia dos alagoanos.

MULTIPARTIDÁRIO

A festa de fim de ano do PMDB, realizada na casa do deputado Luiz Pitiman (DF), contou com a presença de ministros e do vice Michel Temer, além de integrantes do PT, DEM, PSDB, PSD e PCdoB.

CHEGOU PRIMEIRO

O novo líder do PT, deputado José Guimarães (CE), foi eleito com 40 dias de antecipação para o lugar de Jilmar Tatto (SP), que se licenciará para ser secretário do prefeito Fernando Haddad. Mas petistas de São Paulo já articulavam mandato-tampão, com o maior fedor de golpe.

BABAQUICE

Convidado para a noite de autógrafos do livro de um jornalista gaúcho em Brasília, o deslumbrado presidente da Câmara, Marco Maia (PT), avisou: “Quem vai não é o deputado, é o presidente!”. Sua chegada foi espalhafatosa, com 4 carrões oficiais cheios de seguranças.

DISPERSÃO

Na tentativa de poupar o presidente José Sarney (PMDB-AP) da confusão sobre a votação dos 3.060 vetos, colegas espalharam que ele tinha viajado ao Rio para evento com imortais da Academia de Letras.

REFERÊNCIA

O Banco Mundial definiu como “referência para o Brasil” o Projeto RN Sustentável, com investimentos de US$ 540 milhões no Rio Grande do Norte. A decisão notificada pela gerente do banco, Fátima Amazonas, foi tomada como “presente de Natal” pela governadora Rosalba Ciarlini.

BANCO DA ROSE

Nem Bebê nem Bebum de Rosemary. Com a influência da amiga de Lula no Banco do Brasil, o mais apropriado é “BB de Rosemary”.


PODER SEM PUDOR

TIMES DO CORAÇÃO

Nas conversas inusitadas sobre futebol, durante a inauguração do estádio Castelão, em Fortaleza, a presidente Dilma gostou do nome de um dos times mais antigos do Ceará: Calouros do Ar. E disse que o adotaria como o seu. Nesse momento da conversa com o governador Cid Gomes, chegou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também do PSB. E Dilma foi logo perguntando:

- E você, Eduardo?

O pernambucano arregalou os olhos verdes e jurou, assustado:

- Vou terminar no prazo, presidente!

Dilma sorriu e esclareceu que não perguntou sobre o estádio Arena Pernambuco, o mais atrasado de todos, mas pelo seu time do coração. Eduardo Campos revelou: Náutico.

Nenhum comentário: