quinta-feira, dezembro 20, 2012

CHEIAS DE ARTE - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 20/12

Mais uma megaexposição chega ao Brasil: "ELLES@ - Mulheres Artistas na Coleção do Centro Georges Pompidou", de Paris, reunirá 125 obras produzidas só por mulheres entre 1909 e 2007. Entrará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, em abril.

CHEIAS DE ARTE 2
A mostra terá trabalhos de Louise Bourgeois, Frida Kahlo, Valérie Belin e Suzanne Valadon, além das brasileiras Lygia Clark e Lygia Pape. O orçamento aprovado pelo Ministério da Cultura, dentro da Lei Rouanet, é um dos mais altos para uma mostra de arte dessa proporção: R$ 11,2 milhões. O projeto também prevê uma passagem pelo CCBB de Brasília.

FÉRIAS
Dilma Rousseff é convidada de honra -mas não virá à posse de Fernando Haddad na prefeitura, no dia 1º. Já Lula confirmou presença.

ELE MANDA
Dilma estará na Bahia celebrando o novo ano com a filha, Paula, e o neto, Gabriel, 2. "Aí ninguém concorre", afirma interlocutor da presidente.

RSVP
A equipe de Haddad já fez uma lista de 1.200 convidados para a posse. Como ele ainda não tem equipe de cerimonial, quem está acompanhando tudo, até aprovando o texto dos convites, é a primeira-dama, Ana Estela.

TUDO EM REDE
O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) inicia em 2013 um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Franchising. A entidade pretende ampliar o espaço das franquias entre os pequenos negócios, hoje comuns em empresas de porte médio. Segundo Luiz Barretto, presidente do Sebrae, o setor é um dos menos arriscados para novos empreendedores. "A taxa de 'mortalidade' na área de franquias é de apenas 5%", diz.

IMPORTADA
A trilha do longa brasileiro "Tainá - A Origem", que estreia em fevereiro, foi gravada por 52 músicos da Orquestra de Praga.

DE UMA VEZ
Réus do núcleo financeiro do mensalão estudavam ontem se oferecer para já começar a cumprir suas penas de prisão. Seria um fim na aflição da espera de uma deliberação do STF (Supremo Tribunal Federal). Como a corte entrou em recesso, a decisão será do presidente Joaquim Barbosa. Ele pode tanto determinar a prisão nos próximos dias quanto aguardar o fim do julgamento dos recursos que serão apresentados pelos advogados para tentar amenizar algumas punições, em meados de 2013.

CONTORNO
A maioria dos ministros do STF é contrária à prisão imediata. E pelo menos quatro revelaram a interlocutores estranhamento com o fato de Roberto Gurgel, procurador-geral da República, ter preferido esperar que saíssem de férias para apresentar o pedido de prisão.

MÃOS DADAS
Caso Barbosa determine a prisão imediata, os advogados poderiam apresentar habeas corpus que seria julgado pelo relator, Ricardo Lewandowski, vice-presidente do STF. Se isso ocorrer, no entanto, ele deve aguardar a volta das férias do Supremo para levar a questão ao plenário da corte.

NA AMÉRICA
O cineasta Walter Salles está nos Estados Unidos participando de uma série de debates sobre seu longa "Na Estrada", que estreia naquele país amanhã. Ele passará por Los Angeles, Seattle e Nova York.

ARTEIROS

O livro "AtraQue", sobre a obra de Rodolpho Parigi, foi lançado anteontem na galeria Nara Roesler. A cantora Luisa Lovefoxxx, a empresária Chris Bicalho, o guitarrista Gustavo Riviera, o florista Vic Meirelles, a joalheira Francisca Botelho, o galerista Daniel Roesler e a estilista Natália Marques estavam lá.

OBRA ABERTA

O livro "Planos de Fuga - Uma Exposição em Obras", com fotos do artista Mauro Restiffe, foi lançado anteontem no Centro Cultural Banco do Brasil. O curador Rodrigo Moura circulou pelo centro cultural.

CURTO-CIRCUITO

A Orquestra Jovem do Estado encerra o ano com concerto na Sala São Paulo, às 21h. O pianista Arnaldo Cohen participa.

O Trio Ternura, com Thiago Martins, faz show hoje no Royal Club. 18 anos.

A Casa 92 promove sua festa do fim do mundo. 18.

A Secretaria das Subprefeituras de SP inaugura hoje, às 14h30, galeria de fotos de titulares da pasta.

O hospital Dr. Moysés Deutsch - M'Boi Mirim ganhou selo de "acreditado pleno" da Organização Nacional de Acreditação.

Flávio Rocha, da Riachuelo, é o novo presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

Nenhum comentário: