segunda-feira, novembro 05, 2012

OBESIDADE INFANTIL - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 05\11

'TEM CRIANÇA QUE NUNCA VIU UMA BATATA, SÓ CONHECE FRITA'


O menino gordinho de oito anos olha para um chuchu e, questionado se sabe o nome do vegetal, diz: "Coco?". Essa é uma cena de "Muito Além do Peso", documentário sobre a obesidade infantil dirigido por Estela Renner, 39. O problema, segundo o IBGE, atinge um terço das crianças brasileiras. Ela conversou com a coluna sobre o filme, que estreia nos cinemas em 16 de novembro.

Folha - Por que esse tema?
Estela Renner - A gente estava na dúvida se faríamos sobre adoção ou sobre obesidade. Mas a obesidade está mais à mostra. Você vai à praia e vê, está em todos os lugares.

Em todos mesmo?
Sim. Fui para o meio da Amazônia, em casas de palafita, e as crianças não sabem o que é bacuri, uma fruta da região. Sabem o que é cupuaçu, mas bacuri não. Mas sabem o que é batata frita, ainda que não reconheçam uma batata.

O filme mostra crianças brasileiras e entrevistados estrangeiros. Como os escolheu?
As crianças são todas brasileiras e as famílias também. Minha dúvida era se funcionaria ouvir uma família brasileira falando e depois disso passar para uma fala do [chef inglês] Jaime Oliver. Mas, como as causas são universais, acho que funcionou.

Você foi recebida pelo Ministério da Saúde?
A gente tentou fazer contato. Não conseguimos. Existe preocupação, mas lá dentro é um complexo de engrenagens. Não adianta ter só um grupo preocupado. No filme, há um momento em que o ministro da Saúde dá o título de parceiro da saúde para o CEO do McDonald's. Isso pode?

Esse canal de diálogo pode ser aberto após a estreia?
A intenção é essa. A Marina Silva já tem uma cópia do filme, queremos mandar para a presidente Dilma. Seria incrível se tivéssemos força política, se o [Celso] Russomanno ou a Marta Suplicy fossem à pré-estreia [no dia 12, no auditório Ibirapuera]. É um problema de saúde. Não dá para falar mais que é culpa da criança nem só culpa da família. Imagina se 33% das crianças do Brasil estivessem com dengue. Como lidaríamos com o problema?

É um filme para crianças?
Estamos pleiteando censura livre. Mas é para adultos. O pai precisa ver primeiro para saber se é ou não para o seu filho. Meus três filhos viram.

As crianças do filme mudaram de hábitos alimentares depois de conversar com vocês?
Há duas semanas, falamos com os pais do menorzinho, de quatro anos, que mora perto de Manaus, e ficamos preocupados, porque ele engordou muito. Fomos até lá levar uma nutricionista. Estamos realmente preocupadas, ele corre riscos. Outra, de Brasília, fez uma aposta e parou de tomar refrigerante. Perdeu cinco quilos. Mas a maioria continua na mesma. Ou engordou um pouquinho. Já a equipe do filme mudou de hábitos: virou vegetariana ou passou a comer melhor.

"O filme mostra o ministro da Saúde dando o título de parceiro da saúde para o CEO do McDonald's. Isso pode?"

OLHA O BURACO
Uma em cada cinco vítimas de quedas atendidas no Hospital das Clínicas, em agosto, se acidentou nas calçadas de São Paulo. De 197 pacientes que deram entrada no pronto-socorro de ortopedia, 35 relataram ter caído nas ruas. Desse total, 40% dos acidentes foram causados por buracos.

NO TÉRREO
A pesquisa do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC mostra que 77% dessas vítimas eram mulheres. Mas só 8,5% usavam salto.

CHAVE...
O PSDB e José Serra não têm do que reclamar em relação a Gilberto Kassab (PSD-SP), que agora se reaproxima do PT. De acordo com apoiadores do prefeito, se não fosse ele, a campanha tucano-serrista não teria sequer recursos para ir adiante.

...DO COFRE
Kassab, com "seu prestígio como prefeito", diz um correligionário, deslocou pessoas de sua confiança para ajudar na arrecadação de dinheiro para a campanha. E até nomeou um amigo, Rubens Jordão, para ser o presidente do comitê financeiro de Serra.

COLCHÃO
E Kassab deixará R$ 55 bilhões no caixa da prefeitura para Fernando Haddad (PT-SP) tocar o ano de 2013.

50 TONS DE FÉ
A Igreja Universal destacou, em seu site, que "Nada a Perder", autobiografia de Edir Macedo, "passou as duas obras de ficção erótica mais vendidas do país".

ESPELHO, ESPELHO MEU
A jornalista e apresentadora da TV Globo Fátima Bernardes, 50, fala à revista "Boa Forma" deste mês sobre envelhecer. "Eu sou como eu era aos 20, aos 30 anos? Não. Aos 40 não sentia que tinha aquela idade. Agora, passo por 45? Ótimo!"

VACAS MAGRAS
A grife Iódice vende uma calça jeans skinny, colada ao corpo, chamada Somália. A marca diz que o nome é por conta do tecido de que a peça é feita, igual ao país africano.

CHEQUE ESPECIAL
O número de paulistanos com dívidas diminuiu em outubro, segundo dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). A queda é de 2,6% em relação ao mês anterior, passando de 51,5% para 48,9%. Em números absolutos, o total de famílias endividadas caiu de 1,846 milhão em setembro para 1,754 milhão no mês passado.

PRESTAÇÕES
A PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) aponta que o principal tipo de dívida dos paulistanos continua sendo o de cartão de crédito (73,6%), seguido por carnês (19,5%), financiamento de carro (17,6%), crédito pessoal (12,3%), cheque especial (8,8%) e financiamento de casa (7,3%).

QUESTÃO DE MÉRITO
O arquiteto Carlos Alberto Cerqueira Lemos, professor emérito da USP, recebe hoje em Brasília a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

BARBEADOR
O ator Julio Andrade, que vive Gonzaguinha em "Gonzaga - de Pai pra Filho", conta que já está "cansado" da barba que vem usando desde o começo do ano. "Fiz dois filmes, 'A Pele do Cordeiro' e 'Gonzaga', que pediam barba para meus personagens. E agora vou pro terceiro, 'Serra Pelada'. Não aguento mais."

DA TV PARA A MESA
Carla Pernambuco está reformulando o cardápio do restaurante Carlota. Incluirá nele receitas testadas no programa "Brasil no Prato", que terá terceira temporada no Canal Bem Simples (Fox).

A ÚLTIMA MODINHA
A atriz Patrícia de Sabrit levou seu filho, Max, para conferir a coleção da grife Dior para crianças. Mariana Kupfer, atriz, foi à loja com a filha, Victoria. A empresária Sandra Habib levou a neta Catarina e Ana Elise Rocha foi acompanhada pela filha Júlia. Maythe Birman também esteve na butique Dhuif, nos Jardins.

CURTO-CIRCUITO

Henrique Prata, do Hospital do Câncer de Barretos, lança hoje, às 19h, o livro "Acima de Tudo o Amor", na Fnac Pinheiros.

A atriz americana Kristen Stewart tem aparecido com um escapulário feito pela joalheira brasileira Francisca Botelho.

O Espaço Offset faz às 19h evento em prol do Facial Anomalies Center.

O livro "Pauliceia de Mil Dentes", de Maria José Silveira, será lançado às 18h30, na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho.

A chef Bel Coelho recebe amanhã o mexicano Enrique Olvera para preparar jantar no restaurante Dui.

Nenhum comentário: