sábado, outubro 06, 2012

Previsões do Planalto - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 06/10

Relatório diário sobre as eleições, produzido para a presidente Dilma, dizia ontem que em Belo Horizonte vai dar Márcio Lacerda no primeiro turno. Pelo mapa, também saem eleitos amanhã: Eduardo Paes, no Rio; José Fortunati, em Porto Alegre; Tereza Surita, em Boa Vista; Paulo Garcia, em Goiânia; Rui Palmeira, em Maceió; Carlos Eduardo, em Natal; e Carlos Amastha, em Palmas.

Voto a voto em São Paulo
No relatório do Planalto, trabalha-se com a hipótese de que José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) lutarão a cada voto pelo direito de enfrentar, no segundo turno, o candidato do PRB, Celso Russomanno. Contrariando as pesquisas, avalia que a segunda vaga em Recife não está decidida e que Humberto Costa (PT) ainda pode desbancar Daniel Coelho (PSDB). No caso de Manaus, prevê que o tucano Arthur Virgilio chegará na frente de Vanessa Grazziotin (PCdoB). Dois prefeitos de capitais estão sendo acompanhados com lupa: Amazonino Mendes (PDT), de Manaus, pelo apoio ao PSDB; e, João Henrique (PP), de Salvador, pelo apoio ao DEM.

“Imagina se o PT não tivesse o (ex-presidente) Lula. Com este julgamento no STF (do mensalão) sendo transmitido ao vivo pela TV!”
Cândido Vaccarezza Deputado federal (PT-SP)

De olho nas urnas
A presidente Dilma convocou a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para fazer com ela avaliação dos resultados das eleições no começo da manhã de segunda-feira. É o único compromisso de Dilma no pós-eleição.

Hipnotizados!!
Numa das eleições mais radicalizadas do Brasil, as claques dos candidatos Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Arthur Virgílio (PSDB), no período que antecedeu o debate de quinta-feira à noite, suspenderam os gritos de guerra e as provocações para assistir, no telão em frente ao prédio da Rede Amazônica, ao capítulo da novela “Avenida Brasil”. 

No escurinho do cinema...
A ministra Marta Suplicy (Cultura) convenceu a presidente Dilma a retomar as sessões de cinema no Palácio da Alvorada. A primeira sessão será em outubro, e o filme escolhido é “O palhaço”, de Selton Mello, indicado do Brasil para o Oscar.

Diretas no Poder Judiciário
A campanha das diretas já da Associação dos Magistrados Brasileiros chegou a dez estados, apesar da resistência dos desembargadores que se revezam nas presidências de tribunais. A AMB quer que os juízes tenham o direito de disputar a administração nas cortes de Justiça. A entidade faz lobby no Congresso para aprovar emenda à Constituição que altera o processo eleitoral.

Abrindo a caixa-preta
O Dnit lançará nos próximos dias o Boletim Eletrônico de Medição (BEM), que vai apontar o ritmo exato de avanços e desembolsos das obras do PAC sob o comando da autarquia. Começará com os 107 maiores empreendimentos.

A CPI na encruzilhada
O comando da CPI do Cachoeira está na expectativa de receber a quebra do sigilo bancário de 12 empresas ligadas à organização para avaliar se pede a prorrogação da CPI. Seu término está previsto para 4 de novembro.

SOBRE o apagão parcial, a presidente Dilma pede para registrar: “O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) não está na marca do pênalti”. Então, tá!

Nenhum comentário: