sábado, outubro 06, 2012

Caiu a ficha? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 06/10


Ante a série de decisões monocráticas de ministros do TSE liberando candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa nos tribunais regionais, a Procuradoria Geral Eleitoral prepara pacote de recursos ao pleno da corte. A ideia é reformar as decisões no transcorrer do segundo turno. Os casos mais simbólicos são os de Renato Amary (PMDB), de Sorocaba (SP), e Rosinha Garotinho (PR), de Campos (RJ), liberados pelos relatores José Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello, respectivamente.

#2010feelings Em conversa ontem, Dilma Rousseff e Lula previram um segundo turno entre José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) em São Paulo. "Aí vai ser guerra armada", avalia um ministro.

GPS O PT convocou para terça-feira uma reunião com os candidatos que passarem adiante na disputa para discutir com Lula as cidades que o ex-presidente vai visitar.

Suspense Celso Russomanno reservou o auditório do Club Homs, na avenida Paulista, para ato amanhã à noite. Indo ou não ao segundo turno, o candidato do PRB deve reunir correligionários para agradecimento público.

Talk-show Com a proibição da propaganda na TV, o PT fará hoje uma mobilização de aliados de Fernando Haddad na internet. O "Conexão 13" será transmitido ao vivo pelo site da campanha e terá participação de deputados, vereadores e dirigentes.

Lá e cá Em resposta aos petistas que acusam o governo paulista de promover campanha publicitária casada do metrô com as eleições, tucanos mapearam 15 campanhas federais veiculadas em setembro -4 no MEC, ocupado até janeiro por Haddad.

Sem selinho Depois do beijo que recebeu de eleitora durante caminhada no centro, Serra foi abordado anteontem por três apoiadoras em evento na Vila Sabrina. "Queremos beijá-lo, mas não na boca", disse uma delas.

Ponto final Dilma Rousseff não alimentará a troca de farpas com Aécio Neves, potencial candidato tucano à Presidência em 2014. A avaliação no Planalto é a de que a presidente "já deu seu recado" no comício de Patrus Ananias na segunda-feira.

Ressaca 1 Depois de desbancarem oposicionistas nas eleições de 2010, senadores governistas que disputam prefeituras de capitais amargam resultados insatisfatórios. Dos 4 postulantes, 3 devem ser derrotados amanhã.

Ressaca 2 Humberto Costa (PT) tem 16% em Recife e Inácio Arruda (PC do B) tem 3% em Fortaleza, segundo o Datafolha. Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí, está em terceiro lugar em Teresina, com 15,6%, segundo o instituto DataCerto. A única que deve ir ao segundo turno é Vanessa Grazziotin (PC do B), em Manaus.

Última... Diante da expectativa de que o placar pela condenação de José Dirceu e José Genoino por corrupção ativa será elástico, os advogados de ambos ainda acreditam que o STF pode absolvê-los da acusação de formação de quadrilha no mensalão.

... que morre Os defensores acham que Rosa Weber e Cármen Lúcia vão repetir que não houve formação de quadrilha, e sim co-autoria. Como Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli devem ser pró-absolvição, bastaria um voto para haver empate, cuja definição seria arbitrada depois.

Retórica Interlocutores de Lewandowski dizem que, quando admitiu a possibilidade de rever o voto em alguns itens, o revisor estava apenas querendo se mostrar aberto a teses diferentes da sua, mas que não há nenhum caso concreto em que ele esteja reavaliando as decisões.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Pelo raciocínio do senador, Pelé, Carlos Drummond e Fernando Sabino não seriam mineiros. Todos eles saíram do Estado."

DO DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO (PT-MG), sobre Aécio Neves ter questionado o domicílio eleitoral da "mineira" Dilma Rousseff, que vota em Porto Alegre (RS).

contraponto


Suprema campanha
Em comício realizado anteontem à noite em Jundiaí com as participações do governador Geraldo Alckmin e do candidato tucano Luiz Fernando Machado, o prefeito Miguel Haddad (PSDB) citou Joaquim Barbosa.

-Queria pedir palmas para o ministro, que vem conduzindo com isenção o julgamento do mensalão.

Surpreso com os efusivos aplausos ao relator do processo no STF, um dos participantes do evento emendou, às gargalhadas:

-Não é por nada, mas acho que o candidato deveria ser esse Joaquim aí! Ainda dá pra trocar?

Nenhum comentário: