quarta-feira, outubro 17, 2012

Embate marcado - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 17/10

A presidente Dilma e o vice Michel Temer estão quebrando a cabeça para resolver a equação política do Rio. Nesse estado, o PMDB tem sua maior força e quer manter-se no poder em 2014. Mas o PT está apostando na renovação, depois de oito anos de Sérgio Cabral, e na eleição municipal usou suas inserções na TV, na capital e no interior para promover o senador Lindbergh Farias.

Eleições: a política como ela é
O PT apostou suas fichas no carisma do ex-presidente Lula. Por isso, rompeu alianças com o PSB em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, e deixou de apoiar aliados melhor posicionados em outras cidades. Mas nem o carisma de Lula salvou o PT onde ele fez a opção de marchar sozinho e desprezar os aliados. Já o PSDB imaginou que o mensalão fulminaria de morte os candidatos petistas. O batizado discurso ético não segurou o crescimento do PT nem impediu a redução de votos, de prefeituras e de vereadores da oposição. O tira-teima será em São Paulo. Num canto do ringue, Fernando Haddad, ungido 
por Lula; e, no outro, José Serra, brandindo contra o mensalão.

“O PT tem que tirar lições (do mensalão). Mas não pode aceitar lição de moral de quem não tem moral para dar”
Jorge Viana Senador (PT-AC)

O Senado dormiu e quer pedir água
Senadores estão pedindo reunião com o presidente do STF, Ayres Britto. Querem prorrogar por um ano as regras dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios. O Senado tem prazo até dezembro para aprovar as novas regras.

PSDB na cabeça
O maior líder tucano, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, fala sobre a eventual candidatura ao Palácio do Planalto do governador socialista Eduardo Campos (PE) e descarta a possibilidade de apoio dos tucanos: “Seria bom uma aliança ou, no limite, um acordo de segundo turno, mas o PSDB terá candidato próprio.”

Fora da órbita
O PMDB foi avisado que não existe a menor possibilidade de o deputado Gabriel Chalita (SP), apesar do apoio a Fernando Haddad (PT) na eleição em São Paulo, substituir o ministro Aloizio Mercadante no Ministério da Educação.

PT faz o que critica nos aliados
O PT de São Luís decidiu ficar neutro no segundo turno. O candidato apoiado por PSB-PDT-PCdoB, Edivaldo Holanda (PTC), foi colocado no mesmo balaio do prefeito João Castelo (PSDB). Os petistas se curvaram à posição da governadora Roseana Sarney (PMDB). Enquanto isso, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) vai hoje ao Maranhão fazer campanha contra o tucano.

Guerra é guerra
PSB e PMDB pediram ao ex-presidente Lula para não ir a Fortaleza pedir votos para Elmano de Freitas (PT). Argumentaram que isso colocaria fogo na disputa PT x PSB. Mas Lula confirmou que vai ao comício do petista na terça-feira 23.

A cada dia sua agonia
Às vésperas do primeiro turno, quinta-feira (5), o candidato Ratinho Jr. (PSC) pediu o apoio do presidente Lula. Agora que seu adversário no segundo turno é Gustavo Fruet (PDT), ele partiu para o ataque e vai de mensalão para cima do PT.

O VICE Michel Temer relatou à presidente Dilma, ontem, que o ex-senador José Maranhão (PMDB) vai ficar neutro no segundo turno em João Pessoa.

Nenhum comentário: