quinta-feira, outubro 11, 2012

Ele tem a força - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 11/10

Os analistas se dividem, mas para os petistas não há dúvida: Lula é um grande eleitor. A despeito do mensalão, afirmam que a presença de Lula levou Fernando Haddad (PT) para o segundo turno numa situação de equilíbrio com o ex-governador José Serra. Desde ontem, os petistas cobram que Lula vá a todo canto. Ele diz que vai a selecionar alguns lugares, mas que seu foco é São Paulo.

O eleitor preferiu a esquerda
Consultor político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto de Queiroz, ao se debruçar sobre os números das eleições, constatou que os partidos de esquerda ampliaram sua votação em relação às eleições de 2008. Diz que essa postura dos eleitores favoreceu o PT, que foi o mais votado, o PSB, o PDT, o PCdoB e o PSOL. Numa outra faixa política, outro partido que teve mais votos foi o PV. Na outra ponta, conclui que os partidos conservadores, entre os quais inclui o PMDB, o PSDB, o DEM, o PP, o PTB, o PR e o PPS, reduziram sua votação. A exceção foi o novo PSD, cujo desempenho comparativo virá em 2016.

“O STF não está julgando a história, mas os fatos” 
Celso de Mello
Ministro do STF, no voto em que condenou o ex-ministro José Dirceu

Nem pensar
A deputada Rebecca Garcia (PP) foi chamada ao Planalto, onde recebeu pedido para apoiar Vanessa Grazziotin (PCdoB) em Manaus. Rebecca disse não, alegando estar rompida com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).

Maldição das urnas
O ministro Fernando Bezerra (Integração) não conseguiu emplacar seu filho, Fernando, em Petrolina. As pesquisas sinalizavam que Fernando seria eleito, mas acabou derrotado pelo PMDB. Ele teria sido vítima da maldição que assombra o deputado Gonzaga Patriota, que nunca conseguiu eleger-se. Seu filho Gennedy era o vice da chapa.

Sem chance
Além de velho aliado do tucano Arthur Virgílio, o ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB) não apoiará Vanessa Grazziotin (PCdoB), no segundo turno, por ter sido ignorado pelo ex-presidente Lula quando este esteve em Manaus.

Um candidato avulso
Mesmo sem contar com o aval de seu partido, o deputado Julio Delgado (PSB-MG) quer se lançar candidato a presidente da Câmara para derrotar o candidato do acordo PT-PMDB. Por isso, sua candidatura tem dificuldades para decolar. Para aplacar as resistências, ele garante: “Se entrar na disputa de presidente da Câmara, não será para negociar lugar na mesa”. Entenderam? É isso aí.

Reciprocidade
O PT nacional entrou no jogo para que o PSOL, que fez 18% dos votos, dê apoio ao petista Rodrigo Neves no segundo turno em Niterói. Em troca, o PT acena entrar na campanha de Edmilson Rodrigues (PSOL) em Belém (PA).

Barriga de aluguel?
Petistas acusam o PSB de ser barriga de aluguel. Citam: Mauro Mendes (Cuiabá) é do time de Blairo Maggi (PR); Jonas Donizette (Campinas) está fechado com Geraldo Alckmin, e Lerin (Uberaba) está na conta de Aécio Neves (MG).

O PROJETO QUE MUDA a regra de acesso ao Fundo Partidário e à TV pelos novos partidos tem a simpatia do Planalto, mas nasceu na Câmara.

Nenhum comentário: