domingo, agosto 26, 2012

Sua hora vai chegar - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 26/08

O PT prepara contra-ataque ao bombardeio que sofre na campanha com o julgamento do mensalão. Tão logo saia o veredito, petistas pressionarão o STF para julgar em 2014, também ano eleitoral, o mensalão mineiro, que tem o PSDB no olho do furacão e o mesmo Joaquim Barbosa como relator. No Supremo há avaliação de que o julgamento agora "desequilibra" o pleito nos grandes centros. "Será constrangedor se os ministros não agirem com isonomia", diz um cacique petista.

Banho-maria Apesar das especulações e da iminente aposentadoria de Cezar Peluso, Dilma Rousseff ainda não chamou os conselheiros para assuntos de Supremo para conversar. Mas os "currículos'' de interessados não param de chegar aos escaninhos do governo.

Longo prazo Quem acompanhou as primeiras indicações de Dilma aposta que ela deve esperar o fim do julgamento do mensalão para nomear o substituto de Peluso. "Ela não vai jogar a pessoa no fogo para ser sabatinada em meio a mensalão e eleições", pondera o observador.

O pai da noiva Às voltas com a revisão do mensalão, Ricardo Lewandowski passa ao largo dos preparativos para o casamento da filha, que está próximo. É o segundo filho do ministro que se casa em dois meses. A amigos, brinca que sua participação se limita a assinar cheques.

Já pensou? No auge da indignação com a greve da Polícia Federal, Dilma se queixou a um ministro e comparou: "Imagina só se uma pessoa chega aos EUA e é recebida por uma greve do FBI!".

Timing 
O governo já estuda o momento em que acabará a suspensão do Paraguai do Mercosul. A condição para a volta do país ao bloco é que seja restabelecida a normalidade democrática. Há dúvidas se para isso valem as eleições, em março, ou a posse, em novembro de 2013.

Caiu a ficha 
Com apoio interno do PMDB pendendo para Renan Calheiros (AL), o Planalto já avalia que comprar briga com o partido para instalar o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) na presidência do Senado será uma "batalha perdida".

Inimigo real
 Interlocutores do governo alegam, nos bastidores, que o PMDB não criou tantos problemas para o PT e que o foco da articulação política de Dilma será pacificar as alas da sigla.

Volta ao mundo
 Novamente na mira da CPI do Cachoeira, Agnelo Queiroz (PT-DF) comemorou o aniversário de 56 anos da primeira-dama, Ilza, em Buenos Aires, onde mora a filha. Antes, o governador e comitiva fizeram tour de 13 dias pela Ásia e Europa para visitar projetos de interesse do governo.

Onde está... Criticado pela amplitude de seu recém-lançado programa de governo, Fernando Haddad pretende reunir especialistas amanhã, na sede do Secovi, para detalhar as metas e a origem dos recursos de cada item do "Arco do Futuro".

...o dinheiro? Entre outras fontes de verba, o petista citará as operações urbanas e a perspectiva de amealhar até R$ 7 bilhões em parcerias com o governo federal.

Copyright 1 José Fernandes, marqueteiro do DEM, acusa Haddad de copiar lema da propaganda paulistana. Em maio, o comercial do partido dizia: "Depois do Real, a vida das pessoas melhorou da porta para dentro de casa. Lá fora é outra coisa".

Copyright 2
 Geraldo Alckmin avisou a aliados de Gabriel Chalita que reprova o uso de sua imagem no programa do peemedebista, seu ex-secretário, na TV.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Depois de fazer tanto doce, lá vai a Marta acordar abraçada ao 'pesadelo' Maluf na eleição, assim como fez no 2º turno em 2004."

DA CANDIDATA DO PPS À PREFEITURA PAULISTANA, SONINHA FRANCINE, sobre o engajamento da senadora na campanha de Fernando Haddad (PT).

contraponto

Brasil carinhoso


A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), desceram ao saguão do Planalto após reunião com líderes aliados. Depois das explicações sobre a pauta do encontro, um jornalista quis saber de Ideli se a relação dela com Chinaglia havia melhorado, após as desavenças que começaram quando o deputado viajou para os EUA.

-Estamos muito bem!

Diante dos olhares desconfiados, a ministra disse:

-Precisa de beijo, é?- perguntou, aos risos, mirando as câmeras e abraçando o petista.

Nenhum comentário: