domingo, agosto 26, 2012

Os planos de Marco Maia - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 26/08

O que fará o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), quando deixar o cargo no ano que vem? Ele acaba de negociar com o governo o pagamento das emendas dos deputados, inclusive para a oposição. São duas as apostas. A primeira é a de que ele se habilita para substituir a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). A segunda é a de que ele mira na liderança do governo.

Falta de segurança nos estádios
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entregará segunda-feira ao governo do Distrito Federal relatório de avaliação de risco de Brasília para a Copa das Confederações (2013). Os campos de treinamento Bezerrão, no Gama, recém-reformado;Serejão, em Taguatinga; e o Cave, no Guará, tiveram avaliação péssima no quesito segurança. Não têm sistemas de proteção adequados e, se acontecer algum problema, o impacto é avaliado como catastrófico. Aeroporto e hotéis de Brasília foram aprovados. As próximas avaliações serão sobre Belo Horizonte e Fortaleza. Em dezembro, a agência finalizará o trabalho com as análises de Rio, Salvador e Recife.

“Nós estamos no fio de navalha. Se não houver a condenação, a Justiça brasileira vai ficar sob interrogação; se houver, o Brasil vai adiante, vai à frente”
José Agripino
Presidente do DEM e senador (RN)

Espetáculo para poucos
Um dos ministros mais próximos da presidente Dilma costuma encantar os funcionários do Planalto. Ele tem como hábito fazer imitações glamourosas dos trejeitos e dos jeitos que a presidente exibe quando fala ou discursa.

Bomba desativada?

Principal liderança do PR, o senador Blairo Maggi (MT) esteve com o ex-presidente do Dnit Luiz Antônio Pagot semana passada, em Cuiabá (MT). Na conversa,
Pagot disse que não pedirá ao STF habeas corpus, que vai falar à CPI do Caso Cachoeira quarta-feira, que não irá acompanhado de advogado, e que não falará nada que não apresente junto as provas.

Guerra de assinaturas

A UNE está atrás de assinaturas para derrotar o recurso que leva a votação do PNE ao plenário. Precisa de 50% das adesões ao texto do Planalto. Ao saber, a presidente Dilma orientou: aumentar a lista para impedir que atinja o índice.

O problema é a Telebras

O número dois da Fifa, Jérôme Valcke, tem alguma razão quando reclama do governo brasileiro. A Copa das Confederações será no meio do ano que vem e, até agora, a Telebras não instalou nenhum metro de cabo ligando cada estádio às centrais distribuidoras de imagens. A estatal, que é deficitária, não tem recursos nem pessoal próprio para fazer o serviço.

Cuspindo para cima
O Instituto Teotônio Vilela (PSDB) tem feito análises do julgamento do mensalão. Sexta-feira atacou o ministro Ricardo Lewandowski "Ele será juiz do mensalão mineiro, que tem Marcos Valério, desvio de dinheiro público e tucano entre os réus”

Sinhozinho

O candidato do PT a prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, tomou conta da presidência nacional do partido dia desses. Pediu emprestada a sala do presidente, mudou a decoração, e até pintou paredes. Só depois gravou o programa.

Gincana. A CPI do Cachoeira recebeu sexta-feira os DVDs com os filmes gravados nas casas de Carlos Cachoeira e do ex-cunhado Adriano Aprígio.

Nenhum comentário: