domingo, agosto 19, 2012

Os planos de Dirceu - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 19/08

Petistas estão chocados com a atitude do ex-tudo José Dirceu. Às vésperas de ser julgado, amigos falam de seus planos grandiloquentes, entre eles o de presidir o PT. Os mais fiéis querem que ele transfira seu título para Brasília e, depois de anistiado, concorra ao governo ou ao Senado. Sustentam que, se José Roberto Arruda conseguiu, Dirceu pode dar a volta por cima.

O mensalão, as eleições e o PT
Os petistas estão monitorando em todo o país os reflexos do julgamento do mensalão em suas candidaturas às prefeituras de capitais e grandes centros urbanos. Os primeiros retornos revelam que há perdas nos setores médios e altos da sociedade, mas essas sondagens indicam que o julgamento pelo STF, agora em 2012, não terá o mesmo impacto negativo do escândalo do mensalão, em 2005. Há uma frase, segundo os petistas, que resume a leitura que está sendo feita desse conjunto de pesquisas: “Vai ter algum impacto negativo (dependendo do lugar e do candidato), mas não vai ressuscitar o ódio ao PT.”

“São Paulo é um espetáculo! Já teve o improvável Pitta! Já teve o improvável Fleury! Não se pode subestimar o Russomanno!”
Miro Teixeira
Deputado federal (PDT-RJ)

Guerra de guerrilha
Os tucanos ameaçam o PMDB com as convocações de Iris Rezende e Maguito Vilela, ambos de Goiás, na CPI do Cachoeira. Os peemedebistas agora estão dando o troco, ventilando a convocação do governador Simão Jatene (PA), por causa de contratos com a Delta.

Cerca-lourenço
A presidente Dilma decidiu se aproximar dos movimentos sociais. A primeira conversa será com a UNE. Na quarta-feira ela recebe seu presidente, Daniel Iliescu. O líder estudantil vem defender a aprovação no Plano Nacional de Educação, em debate no Congresso, de item que destina 10% do PIB para a educação. O governo Dilma é contra.

O abre-alas do PSB
A exemplo do ex-presidente Lula (PT) e do senador Aécio Neves (PSDB-MG), o governador Eduardo Campos (PE) também vai percorrer o país pedindo votos para candidatos do PSB nas prefeituras das principais cidades. Um de seus objetivos é fortalecer o partido em São Paulo.

Acidente de trabalho
Ao retornar da programação de Alagoas com a presidente Dilma, na sexta-feira, a ministra Helena Chagas (Comunicação) deslocou o cotovelo do braço esquerdo ao tropeçar e cair no chão na pista da Base Aérea, em Brasília. O general José Elito (Segurança Institucional) ajudou-a na mesma hora e, no muque, colocou o cotovelo no lugar. A ministra vai ficar pelo menos uma semana com o braço engessado.

O mensalão paraguaio
O Brasil não ficou surpreso com o Paraguai querendo dinheiro para aprovar a Venezuela no Mercosul. É assim que reconhece a China de Taiwan, que construiu o prédio do seu Congresso.

Ficha limpa
Com a exposição na CPI do Cachoeira, o senador Pedro Taques (PDT-MT) passou a ser requisitado por candidatos de todo o Mato Grosso. Para evitar surpresas, pediu à assessoria que cheque as fichas antes de ele fazer manifestações de apoio.

O ADVOGADO ANTONIO Carlos de Almeida Castro, do publicitário Duda Mendonça e de sua sócia Zilmar Fernandes, cobrou R$ 5 milhões pela defesa no julgamento do mensalão.

Nenhum comentário: