domingo, agosto 19, 2012

Como escapar de uma maldição - CARTA AO LEITOR


REVISTA VEJA
Nesta edição, VEJA estreia uma nova seção, dedicada ao pré-sal. Ela acompanhará, numa cobertura intensiva, a extração dessa extraordinária riqueza brasileira e as mudanças que com ela emergirão - e que terão reflexos na economia, mas também no comportamento, na demografia, no consumo e na tecnologia do país. A criação de uma seção em VEJA ocorre sempre que alguns fenômenos transcendem sua natureza e passam a ter impacto em outras esferas. Foi assim com a seção Vida Digital. Ela surgiu como reconhecimento de que a tecnologia transbordou de sua calha original. De uma área do conhecimento que parecia fundamentalmente destinada a produzir aparelhos cada vez menores, transformou-se em um fenômeno sociocultural que mudou a maneira como nos relacionamos com o mundo.
A seção dedicada ao pré-sal começa com uma visita da reportagem de VEJA às dez cidades brasileiras que, ao longo da última década, mais foram beneficiadas pelo dinheiro dos royalties. A reportagem revela cenários que atestam que a exploração de petróleo em águas profundas da costa brasileira, em quantidade e qualidade fabulosas, já começou a mudar os contornos do país. Mas também confirma o que a história demonstrou mais de uma vez: que a riqueza do subsolo não se traduz imediatamente em distribuição de riqueza e melhoras sociais - e que a "maldição do petróleo" é um perigo sempre à espreita. Essa maldição pode resultar do fenômeno conhecido como "doença holandesa", em que a valorização cambial provocada pela descoberta de uma riqueza natural acaba por tirar o fôlego da indústria, que, cada vez mais dependente do governo, se enfraquece, prejudicando o crescimento de um país. A situação ocorreu na Holanda nas décadas de 70 e 80 depois da descoberta das reservas de gás natural. Mas a co1Tupção, o desperdício de recursos e a falta de planejamento para gastá-los também costumam atrair outra espécie de infortúnio revelada na forma de regimes políticos sustentados pelo assistencialismo e assolados pela miséria, como no caso da Venezuela.

O Brasil reúne todas as condições para transformar a riqueza do seu subsolo em capacitação tecnológica, aumento do nível educacional e geração de empregos de altíssima especialização.

A nova seção é uma contribuição de VEJA para que o Pré-sal escape das velhas maldições - e ajude a trazer à tona a verdadeira riqueza de um país: aquela que modifica para melhor a vida de sua população.

Nenhum comentário: