terça-feira, agosto 21, 2012

Fator Steinbruch - ANCELMO GOIS

O Globo - 21/08


Enquanto Dilma lança um pacote de concessões de estradas e ferrovias, uma outra concessão antiga, de 1998, arrasta-se a passos de tartaruga.

É a ferrovia Transnordestina, com 1.700km de trilhos, concedida à CSN de Benjamin Steinbruch.

O apito do trem...
Era para ser inaugurada ainda no governo Lula.

Mas, no ritmo atual, talvez nem Dilma dê o primeiro apito no trem.

Apoio de Lula
Hugo Chávez, mesmo já tendo recebido de Lula uma mensagem gravada de apoio à sua reeleição, insiste que o brasileiro vá à Venezuela para participar de um ato de sua campanha.

Alô, Padilha!
Será divulgado hoje o manifesto "O que nos tira o sono", de pesquisadores de universidades brasileiras, contra o que chamam de "descaso do Ministério da Saúde em relação à questão da Aids".

O texto diz que, a cada hora, um portador do vírus HIV morre no Brasil. Há sete anos, este número era 10% menor.

E mais...
Ainda segundo o documento, em 2012, cerca de 37 mil pessoas vão contrair Aids. Há sete anos, este índice era 12% menor.

São José disputado
São José, o pai de Jesus, virou alvo de disputa entre dois hospitais no Rio batizados com seu nome.

A 2ª Câmara do TJ-RJ reconheceu, por unanimidade, que este direito é da Associação Congregação de Santa Catarina (Casa de Saúde São José, no Humaitá). A Casa de Saúde e Maternidade São José, em São João de Meriti, RJ, terá de mudar de nome.

"Ele é um gato"
Sábado, por volta de 19h, de jeans, camisão branco e suéter jogado no ombro, o ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão no STF, saía do Estação Ipanema quando foi reconhecido pelas pessoas.

Depois de cochichos gerais do tipo "olha lá o juiz do mensalão!" e até "ele é um gato!", foi aplaudido pelo público.

Meu, seu, nosso
A 7ª Turma do TST condenou Eurico Miranda a reconhecer como empregado particular um ex-assessor parlamentar que trabalhava em sua casa, mas era pago com dinheiro da Câmara - meu, seu, nosso.

A ação foi ajuizada pelo próprio ex-empregado, em agosto de 2006.

Segue...
O ex-empregado disse que, entre 1995 e 2002, apesar de nomeado para o gabinete de Eurico, em Brasília, nunca lá foi.

Fla campeão do mundo
Um grupo de rubro-negros de peso da área empresarial - entre os quais, Carlos Langoni e Rodolfo Landim - vai lançar dia 28, no Cine Leblon, no Rio, uma chapa de oposição encabeçada por Wallim Vasconcelos, sócio da Iposeira, que atua na área financeira.

Zico vai estar presente.

Colonos alemães
O Amparo Feminino, hospital fundado no Rio por colonos alemães, em 1912, faz cem anos amanhã.

Para celebrar, lança um livro comemorativo com a história dos primeiros imigrantes e do então bucólico bairro do Rio Comprido.

Nem todo político é sujo
Hoje, quando começa para valer a campanha eleitoral em 5.566 municípios, o Tribunal Superior Eleitoral, sob o comando da ministra Cármen Lúcia, põe no ar, no rádio e na TV, sua campanha de esclarecimento do eleitor. O mote, este ano, é "Voto limpo", para aproveitar a aprovação da Lei da Ficha Limpa. Um dos filmetes (veja todos no site da coluna) traz um mecânico que limpa as mãos sujas de graxa (imagem do alto à direita), dizendo: "Tem gente que acha que todo político é igual, que todos são sujos. Eu penso diferente. Tem muito candidato bem intencionado. É só procurar." Em setembro, a um mês da eleição, estreia a segunda fase da campanha, com mais dez filmes, para tirar as dúvidas do eleitor

Nenhum comentário: