terça-feira, julho 31, 2012

PMDB tira o time de campo - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 31/07

Indicado pelo ministro Edison Lobão (Minas e Energia) para a diretoria Internacional da Petrobras, o nome de José Carlos Amigo não foi aceito pela presidente da empresa, Maria das Graças Foster. Surpreendida, a direção do PMDB decidiu não comprar briga com a presidente Dilma. Para o partido, o mais importante é assegurar, sem turbulências, as presidências da Câmara e do Senado.

Mensalão: a blindagem do Planalto
A presidente Dilma conseguiu, às vésperas do julgamento do mensalão pelo STF, desvincular o governo dessa pauta. Desde sempre a sua orientação foi a de que o Executivo deveria ficar longe dessa agenda. Seu objetivo, evitar que seu governo atraísse raios e paixões que o julgamento desperta. A presidente não toca no assunto. E os ministros petistas que integram o núcleo político do governo (José Eduardo Cardozo, Gilberto Carvalho, Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann) também mantiveram um obsequioso silêncio. A exemplo do PT e de seus candidatos nas eleições municipais, o Planalto também teme ser atingido pelos respingos negativos do julgamento.

"TEMOS ELEMENTOS PARA ACREDITAR QUE A SENHORA ANDRESSA ESTÁ NA CONDUÇÃO DOS NEGÓCIOS DE CACHOEIRA” RANDOLFE RODRIGUES Senador (PSOL-RR) e integrante da CPI do Cachoeira 

A guerra de versões
O PSDB fará cobertura própria, em sua página na internet, do julgamento do mensalão no STF. Um dos objetivos é fazer do ex-presidente Lula réu virtual. Os tucanos querem desidratar o prestígio de Lula tendo em vista a sucessão de 2014.

Musa vira bruxa
A atuação de Andressa Mendonça, mulher de Carlos Cachoeira, ao tentar chantagear o juiz Alderico dos Santos, piorou a situação dela junto aos integrantes da CPI. Agora, há a convicção de que ela é conivente com Cachoeira. Na CPI, dia 7 de agosto, após as perguntas, o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), fará uma lista de acusações.

O Mercosul e a democracia
A Venezuela tem muito a ganhar com o Mercosul. O bloco econômico pode abrir canais de interlocução com países rompidos com o presidente Hugo Chávez, como Estados Unidos e Israel. Outro item relevante, segundo o governo brasileiro, é que o Protocolo de Ushuaia vai contribuir para que o vizinho preserve e aperfeiçoe as instituições democráticas.

Pingo nos is
A despeito de o PSB ter rompido com o PT nas eleições em Fortaleza (CE) e Recife (PE), os petistas minimizam o drama. O presidente do PT, Rui Falcão, diz: "Não foi um rompimento nacional. O PSB está no nosso projeto nacional."

Escondendo o ouro
As Assembleias Legislativas não estão cumprindo a lei de divulgar rendimentos de funcionários e parlamentares. Os deputados federais dizem que isso ocorre porque os estaduais recebem muito dinheiro "por fora", a título de ajuda de custo.

Os candidatos surfando no skate
Depois de quase levar um tombo, o tucano José Serra (SP) tirou onda com o prefeito Eduardo Paes no Twitter: "O prefeito do RJ, Eduardo Paes, caiu do skate. Bem que eu avisei que esse é um artefato para menores de 20 anos... rs."

O SENADOR Pedro Simon (PMDB-RS) relata que recebeu por dois meses salário de ex-governador. Depois, mandou suspender os pagamentos.

Nenhum comentário: