terça-feira, junho 19, 2012

Contra a retranca - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 19/06

Aliados tradicionais do PT, o PSB e o PCdoB pediram uma reunião com os petistas para tratar da CPI do Caso Cachoeira. Eles não concordam com a postura dos deputados petistas na CPI que, segundo avaliam, tentam criar obstáculos à investigação. Alegam que o PT da Câmara "está na retranca" e criticam o relator, Odair Cunha (PT-MG), que estaria concentrando em demasia as informações e não democratizando os dados entre os aliados.

Governo dobra sindicalistas
O governo Dilma fez um apelo aos sindicatos que representam delegados e agentes da Polícia Federal para que não façam manifestações durante a Rio+20. Os policiais pretendiam promover panfletagens no Galeão, onde chegam as delegações estrangeiras, e no Riocentro, onde as autoridades vão se reunir, reclamando das condições salariais. Depois de conversarem com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e ouvirem que o governo fará uma proposta de reajuste, com mudanças no plano de carreiras e aprovação do adicional nas fronteiras, os sindicalistas optaram por "um voto de confiança" e abdicaram do protesto.

FORA DA CPI. O senador Humberto Costa (PT-PE), na foto, saiu da CPI do Caso Cachoeira. Ele será substituído por Jorge Viana (PT-AC). Costa, que ontem leu a primeira parte de seu relatório sobre Demóstenes Torres (GO), vai passar a se dedicar às eleições para a prefeitura de Recife. Ele relata ter o apoio do ex-prefeito João Paulo, reclama do atual prefeito, João da Costa, que não quer conversa, e diz que vai lutar pelo apoio do PSB.

Conduzido
Apesar da campanha contra petista, a presidente Dilma e o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) nomearam Emmanoel Campelo de Souza Pereira para o Conselho Nacional de Justiça. Indicado pelo PMDB, ele foi aprovado na Câmara.

No holofote
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) considera inviável a realização de uma CPI paralela para investigar o Caso Cachoeira. Sobre o depoimento de Luiz Antônio Pagot, o senador pretende realizá-lo na semana que vem, após a Rio+20.

Todos contra a política alemã
Nos contatos bilaterais que promoveu ontem, a presidente Dilma virou uma espécie de porta-voz dos dirigentes mundiais contra a política alemã de combater a crise com austeridade. A presidente Dilma, que se reúne hoje com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, vai insistir na defesa de que é preciso estimular a economia e apostar no crescimento para manter o nível do comércio internacional e aliviar a crise mundial.

Não foi surpresa
Integrantes da CPI do Caso Cachoeira não ficaram surpresos com o prazo de três sessões que o STF deu para a defesa do senador Demóstenes Torres (GO). Senadores que já foram deputados argumentam que esse é o rito da Câmara.

Crack
O Ministério da Justiça vai desembolsar R$ 37 milhões, até 2014, em programa piloto de combate ao crack em Alagoas. O dinheiro será destinado para o tratamento aos usuários e para enfrentar traficantes e organizações criminosas.

O PRESIDENTE da Anatel, João Rezende, comprou uma dor de cabeça com os servidores da autarquia. Ele anulou portaria que instituiu o horário flexível, que reduzia em uma hora a jornada de trabalho. As entidades já perderam três mandados de segurança.

O ACORDO PT-PP em São Paulo não prevê a presença do deputado Paulo Maluf no programa de TV.

A CHAPA PSB-PMDB para a prefeitura de Fortaleza está pronta. Ela terá o socialista Roberto Cláudio (presidente da Assembleia) e Gaudêncio Lucena, sócio do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), na vice.

Nenhum comentário: