terça-feira, maio 15, 2012

Para a torcida - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 15/05


Quem acompanha os desdobramentos da briga entre a Procuradoria-Geral da República e Polícia Federal afirma que a subprocuradora Cláudia Sampaio, sob críticas dentro do próprio Ministério Público, reagiu às críticas do delegado Raul Alexandre para obter apoio interno na instituição. Cláudia, a quem a PF atribui a responsabilidade por paralisar as investigações decorrentes da Operação Vegas, é acusada por membros dos dois órgãos de atrasar outras apurações, como a Boi Barrica (rebatizada de Faktor), que investigou negócios do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Chumbo... A nota respondendo a Cláudia Sampaio foi só a primeira de uma série de estocadas que as entidades ligadas à PF prepara para o primeiro-casal da Procuradoria-Geral da República.

... grosso Hoje a ADPF (Associação dos Delegados da Polícia Federal) vai divulgar nota ainda mais dura, em que atesta a "idoneidade dos delegados responsáveis pelas operações Vegas e Monte Carlo" e diz que a sociedade espera respeito mútuo entre as duas instituições.

Ônus Em fase de reavaliação de sua estratégia ao criar a CPI do Cachoeira, a base aliada agora teme o desgaste de ter de limitar as investigações, enquanto a oposição fará o discurso de que tem de apurar todos os elos do esquema, doa a quem doer.

Sinais Às voltas com a tarefa de se equilibrar entre interesses do Planalto, de seu partido e dos membros da CPI, o relator Odair Cunha (PT-MG) se dedica à leitura da biografia de Dilma Rousseff, "A Vida Quer É Coragem", de Ricardo Amaral.

Efeito contrário Quanto mais o senador Gim Argello (PTB-DF) alardeia sua suposta proximidade com Dilma para tentar ampliar o arco de influência do bloco PTB-PR-PSC, mais distante sua narrativa se torna da realidade.

Radar O governo identificou operação de militares programada para amanhã nas redes sociais contra a composição da Comissão da Verdade. O objetivo é provocar integrantes escolhidos por Dilma, que já foram orientados a não reagir.

Vacina Em resposta aos abusos nas cobranças de diárias durante a Rio+20, a Embratur fará pesquisa diária em hotéis nas cidades brasileiras que sediam eventos internacionais. Relatórios trimestrais vão comparar tarifas do país e do exterior.

Prejuízo... Condicionada ao veredicto do TSE acerca do tempo de TV do PSD, a antecipação da fusão da sigla de Gilberto Kassab com o PSB preocupa petistas e tucanos. De imediato, o acordo desidrataria a coalizão de Fernando Haddad (PT), que cobiça o apoio da legenda de Eduardo Campos (PE) na eleição paulistana.

...socializado Num segundo momento, Geraldo Alckmin teme perder o respaldo do PSB, que instalou no secretariado, para seu projeto de reeleição em 2014.

Roda viva Ex-presidente da Fundação Padre Anchieta durante o governo de José Serra, o jornalista Paulo Markun integrará a equipe de produção de conteúdo da campanha de Gabriel Chalita (PMDB) à prefeitura.

Visitas à Folha Nelson Marquezelli (PTB-SP), deputado federal e procurador-geral da Câmara, visitou ontem a Folha.

José Luis Oliveira Lima, advogado criminalista, visitou ontem a Folha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Ao adotar o Ficha Limpa a presidente faz uma homenagem ao governo Anastasia. Se quiser fazer outra, pode cortar encargos sobre energia e baratear a conta de luz em até 20%."
DO SENADOR AÉCIO NEVES (PSDB-MG) sobre a decisão da presidente Dilma Rousseff de editar decreto adotando a Lei da Ficha Limpa para a contratação de cargos de confiança no governo federal, como fez o governo de Minas Gerais.

Contraponto

Ideia fixa

Em ato durante o qual o seu PSD anunciou o apoio formal à candidatura de José Serra, sábado passado, o vice-governador Guilherme Afif chamou o tucano de "superprefeito" e, mais tarde, de "presidente".
Preocupado em afastar os rumores de que deixaria a prefeitura, caso eleito, para concorrer ao Planalto pela terceira vez em 2014, Serra contemporizou:
-Nós já temos três ex-candidatos a presidente da República aqui. Eu, o Afif e o Alckmin. Presidir agora só se for a nação paulistana!

Nenhum comentário: